Fazem alguns anos, fui convidado para uma reunião no Rio de Janeiro, com o Sr. Erling Lorentzen. A saber, ele é um grande empresário norueguês radicado no Brasil desde 1953. Atuava nos ramos de navegação e industrial (foi um dos fundadores da Aracruz Celulose).
Casado com a princesa Ragnhild, filha mais velha do rei Olav V da Noruega, o Sr. Lorentzen se apaixonou pela região da Pedra Azul, em Domingos Martins, Espirito Santo. Lá começou o projeto Fjordland, na fazenda Noruega, que ele projetou para ser um pedacinho da Noruega no Brasil.
Pedra Azul
Em 2003, a empresa Pedra Azul Ecologia e Turismo importou os primeiros cavalos Norwegian Fjord Horse. Aliás, foi pioneira na introdução da raça no Brasil. Portanto, o objetivo era o de oferecer passeios a cavalo em seu futuro projeto turístico Fjordland.
Fui contratado para organizar esses passeios. Os cavalos em si já seriam uma grande atração. São dóceis, fortes e bonitos. Passei alguns dias conhecendo a região e a estrutura da fazenda. O local fica bem próximo da Pedra Azul e faz divisa com o Parque Estadual da Pedra Azul.
A cidade de Domingos Martins tem na Pedra Azul o mais famoso cartão postal da região. Ademais, vale ressaltar a forte herança de colonos alemães e italianos na cidade.
A Pedra Azul é um enorme maciço rochoso com paredões verticais de granito, cujo pico está a 1822 metros. Parte de sua fama vem do fato que o granito muda de cor conforme a hora do dia. Pode ficar roxo no amanhecer, dourado ao entardecer e azul nos dias em que a neblina da serra projeta sombra nos paredões.
As trilhas da cavalgada em Domingos Martins
Me hospedei numa das charmosas pousadas da região. Logo após uma semana de trabalho, deixei organizado algumas opções de cavalgada em Domingos Martins. Trilhas com passagem pelas áreas de florestas nativas e reflorestadas.
O lugar tem uma grande diversidade biológica, com árvores de várias espécies, piscinas naturais, um bosque de liquidâmbar. Além disso, há uma área da fazenda com uma plantação do café orgânico Heimen.
Assim, os passeios foram organizados de modo a atender todos os perfis de turistas que visitam a região. Na programação, há a opção de conhecer todo processo de plantio e beneficiamento desse café arábica 100% orgânico, desde a planta até a xícara.
Importante destacar que a empresa, desde aquela época, se preocupou com os aspectos da segurança e do bem-estar dos cavalos.
Hoje, a ABTE – Associação Brasileira de Turismo Equestre está desenvolvendo um Programa de Certificação de Cavalgadas com o objetivo de levar esses conceitos a todos os empreendedores de cavalgadas do país.
Norwegian Fjord Horse
O Fjord é um dos cavalos mais antigos do mundo e grande pureza racial. Acredita-se que eles migraram da Mongólia para a Noruega, descendendo dos cavalos de Przewalski. Há evidências arqueológicas de que os Vickings já usavam esses cavalos e sua seleção racial é de quase 2000 anos.
Por Paulo Junqueira Arantes
Cavaleiro profissional e Diretor da agência Cavalgadas Brasil
www.cavalgadasbrasil.com.br
Veja outras notícias da editoria Turismo Equestre no portal Cavalus