Cavalgadas Brasil

Roteiro de Charme na Mantiqueira

Paulo Junqueira aborda na coluna dessa semana sobre um Roteiro de Charme na Mantiqueira

Fazem muitos anos, em 2009 fui organizar um roteiro de cavalgada na belíssima região da Mantiqueira, entre São Francisco Xavier e Campos do Jordão. Acima de tudo, as paisagens da Serra da Mantiqueira são de sonho, com montanhas coroadas de araucárias e neblina.

A princípio, convidei o amigo Sergio Lima Beck, reconhecido hipólogo, para me acompanhar e ajudar na instrução da equipe. A viagem de São Paulo até lá já mostrou o que nos esperava: as estradas da região são cheias de curvas e estreitas, mas a paisagem compensa.

Assim, começamos a entrar no ‘clima’ de beleza. No caminho passamos por Monteiro Lobato, pequena cidade típica do interior paulista. E, poucos quilômetros depois, chegamos ao rancho da Cristina, em São Francisco Xavier. 

As pequenas cidades da região oferecem muitas opções de excelente hospedagem e gastronomia. De fato, o rancho dela, base de nossa cavalgada, é um deles. A Cristina conseguiu associar muito bem toques de charme com profissionalismo, os chalés apesar de simples, esbanjam charme em todos os pequenos detalhes.

Roteiro de Charme na Mantiqueira  Paulo Junqueira aborda na coluna dessa semana sobre um Roteiro de Charme na Mantiqueira
Sergio Beck e um ‘personagem’

Viagem a cavalo

O roteiro que planejamos, saiu do estado de São Paulo, entrou em Minas Gerais (Gonçalves e Monte Verde-Camanducaia) e retornou. Logo após saboroso café na varanda do chalé, fui preparar meu cavalo. Eu escolhi o Jau, um castanho cruzado de marchador (marcha batida) tranquilo e bom para quem estava querendo fotografar como eu.

Definitivamente, cavalgar na Serra da Mantiqueira no outono é um privilégio. Podemos observar os Manacás da serra floridos colorindo as matas e deixando a paisagem ainda mais bonita. Saímos pela estrada até alcançar uma bifurcação para a Serra do Bugre e aí começamos uma longa subida (de 750 até 1.500 metros no lugar estratégico escolhido para almoçar).

Roteiro de Charme na Mantiqueira  Paulo Junqueira aborda na coluna dessa semana sobre um Roteiro de Charme na Mantiqueira

Exuberante Mata Atlântica

Depois de sete horas de viagem, chegamos a fazenda do Vila Viva, com 40 alqueires, boa parte de mata preservada e um belo açude. Essa aconchegante e reservada pousada em meio às montanhas. É um do sonho do casal Sônia e Michel, um lugar para viver em contato íntimo com a natureza. A noite ficamos tomando vinho na sala da lareira com o visual da montanha iluminado pela lua cheia.

Sensação de estar dentro de um cartão postal

Assim, na manhã seguinte, após o café da manhã na beira do fogão a lenha, escutando o fogo crepitar, saímos cortando a montanha pela mata fechada na trilha de Santa Cruz, até chegar a Monte Verde. No caminho, tivemos sorte de encontrar o muriqui, macaco símbolo da região.

Juntamente com o Sergio, a Cristina e nosso guia, nos dias seguintes continuamos cruzando as belezas da região da Serra da Mantiqueira e sua exuberante Mata Atlântica, passando por bromélias gigantes. A sensação era de estar dentro de um cartão postal.

Roteiro de Charme na Mantiqueira  Paulo Junqueira aborda na coluna dessa semana sobre um Roteiro de Charme na Mantiqueira

Personagens e família de ciganos

Como é comum em viagens a cavalo pelo interior do Brasil, nessa região conhecemos muitos ‘personagens’ interessantes. Curioso foi encontrar uma família de ciganos jovens, viajando a cavalo. Paramos para conversar e conhecer sua historia.

Depois dessa viagem, voltei mais algumas vezes para cavalgar nessa belíssima região.

 Por Paulo Junqueira Arantes
Cavaleiro profissional e Diretor da agência Cavalgadas Brasil
www.cavalgadasbrasil.com.br

Veja outras notícias da editoria Turismo Equestre no portal Cavalus