Concrete Cowboy – Alma de Cowboy

Um adolescente rebelde vai morar com o pai durante o verão e descobre um lar em uma comunidade unida de cowboys negros da Filadéilfia

Concrete Cowboy – ou Alma de Cowboy, seu título em português – é um filme de 2020 sobre um menino de 15 anos de Detroit.

Cole (Caleb McLaughlin – conhecido por interpretar Lucas Sinclair na série de televisão Stranger Things) vai morar com o pai, Harp (Idris Elba) na Filadélfia logo depois de se meter em confusão.

Dessa forma, ao passar o verão com seu pai que não tem muito contato, Cole, um problemático adolescente, se vê dividido entre uma vida de crimes e a vibrante subcultura dos cowboys urbanos da Filadélfia.

O menino descobre, antes de mais nada, que seu pai é um dos cowboys de rua, e passa a trabalhar nos estábulos a fim de ganhar o respeito dele e de seus colegas.

Aliás, a inspiração do filme são os verdadeiros cowboys da rua Fletcher, que você nunca soube que existiram. Essa história de mais de 100 anos, contada no livro Ghetto Cowboy, de G. Neri.

Alma de Cowboy: um adolescente rebelde vai morar com o pai durante o verão e descobre um lar em uma comunidade unida de cowboys negros

Um grupo de pessoas dedica a vida a cuidar da criação de cavalos em uma condição não totalmente aprovada pela lei, mas que funciona há anos devido ao carinho pelo qual exerce tal função.

Em um dos momentos mais poderosos de Alma de Cowboy, mãe e filho viajam de ônibus pela periferia da Filadélfia, na Pensilvânia. Do lado de fora, um grupo de cowboys passa galopando em seus cavalos.

A cena soa levemente anacrônica (erro cronológico) e impressionante, especialmente por ser rodada em câmera lenta. Além do visual impressionante, o que aumenta o impacto do filme é saber que é tudo verdade.

Alma de Cowboy tem direção de Ricky Staub e no elendo ainda Jharrel Jerome, Byron Bowers, Lorraine Toussaint e Clifford ‘Method Man’ Smith. Disponível na Netflix.

Assista ao trailer:

Fonte: Wikipedia, Omelete

Veja mais da editoria Cinema no portal Cavalus