Uma aventura no lombo de um Garrano, uma das raças de cavalo mais antigas do mundo

Montando em Garranos (do período Paleolítico), conhecendo as raras belezas do Parque Nacional Peneda Geres, considerado pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera, localizado ao norte de Portugal, na divisa com a Espanha.

Essa cavalgada foi como uma volta ao passado em meio a animais selvagens, lugares inóspitos e aldeias que até hoje mantem a mesma cultura de seus antepassados. O Parque é reduto de animais como o cavalo Garrano e o lobo Ibérico, que coabitam a mesma serra há milhares de anos, num ambiente único de rara beleza.

Parque Nacional Peneda Geres

Durante a cavalgada, percorremos zonas do Parque, pequenas aldeias com destaque para Castro Laboreiro, que é um dos povoados mais antigos de Portugal. Os celtas e os romanos passaram por lá, edificando pontes e vias romanas com os seus marcos miliários. Mas o motivo principal dessa viagem foi conhecer e cavalgar num Garrano, raça protegida devido ao risco de extinção.

Parque Nacional Peneda Geres

Tive oportunidade de cavalgar num garanhão e entrar na área do Parque aonde mantivemos contato com algumas manadas de Garranos em liberdade. Uma experiência única, ainda mais estando montado num garanhão que já esteve livre naquelas montanhas.

Parque Nacional Peneda Geres

O Garrano tem sua origem no cavalo ibérico pré-histórico, ele não é muito exigente na alimentação e muito resistente a doenças e tem cascos duros. Além disso, é capaz de carregar mais peso e andar por caminhos mais íngremes e cheios de obstáculos naturais. Por essas características e pelo fato de ser pequeno, ocupando menos espaço nas caravelas, muitos Garranos vieram para o Brasil.

Parque Nacional Peneda Geres

Além dos três andamentos clássicos (passo, trote, galope), o Garrano tem uma predisposição natural para um quatro andamento – a andadura. Já descrita pelos antigos, é um andamento rápido caracterizado pela associação dos membros laterais que se levantam e pousam no mesmo momento. Como as oscilações verticais são curtas e suaves, é cômodo para o cavaleiro.

Parque Nacional Peneda Geres

Os Garranos trazidos pelos portugueses contribuíram com esta característica para a formação das raças brasileiras que exibem os mesmos andamentos cômodos dos seus antepassados. As manadas de Garranos que vivem no Parque Nacional Peneda Geres têm no lobo Ibérico seu principal predador. Para se defender, normalmente, adotam um sistema defensivo em círculo com as crias no interior, repudiando o ataque a coice.

Por Paulo Junqueira Arantes
Cavaleiro profissional e Diretor da agência Cavalgadas Brasil
www.cavalgadasbrasil.com.br

Escreva um comentário