Cavalos: os erros mais comuns em pista de areia

A pista é um dos lugares que mais os cavalos ficam em determinados períodos da vida. Como não errar na hora de saber o que é melhor para o bem-estar deles?

Existem vários erros comuns que você pode evitar ao fazer uma pista para cavalos. Acima de tudo, construir uma pista é um grande investimento. Então, para faze-lo de maneira correta você deve ter o máximo de informações em seu planejamento.

1- Localização

Em primeiro lugar, o primeiro passo para o planejamento ideal é escolher o local mais adequado. Ninguém ficará surpreso ao saber que drenagem é um dos maiores problemas na construção de uma pista. O quanto você irá gastar de energia, sobretudo, vai depender das propriedades naturais do solo. Se é pedregoso, arenoso. Se existe uma espessa camada de argila. A natureza do terreno irá determinar o quanto de esforço será necessário para levar a água fora e longe de sua arena.

Ao localizar a pista em um ponto alto do terreno, você já tem meio caminho andado para um bom escoamento das águas. Parece uma coisa óbvia, mas é surpreendente quantos proprietários de cavalos deixam de economizar muito dinheiro ao construir as pistas onde preferem que seja. Ao invés de deixar a topografia escolher o local ideal. É sempre melhor trabalhar com a natureza e não contra ela. É possível construir um pista em cotas mais baixas do terreno. Você só terá que desembolsar maior quantidade de dinheiro para isso.

2- Sistema de drenagem inadequado

O próximo passo é garantir que seu sistema de escoamento de águas pluviais irá aguentar as demandas do perímetro. Você deve ter pelo menos um dreno funcionando em toda a arena. Do mesmo modo que um em torno de seu perímetro. Estes drenos perimetrais são importantes. A pista normalmente acomoda a maior quantidade de tráfego. Se o solo é argiloso, é provável que você precise instalar drenos transversais adicionais. Assim como aumentar o diâmetro dos drenos externos para garantir um sistema adequado.

A pista é um dos lugares que mais os cavalos ficam em determinados períodos da vida. Como não errar na hora de saber o que é melhor para eles?

3- Materiais de má qualidade

Construir uma pista não é como uma receita de bolo. Com toda a certeza não dá para você pode buscar na internet e copiá-la. É preciso estar sempre ciente da qualidade dos materiais que está comprando. Alguns lugares são abençoados com abundância de boas pedras naturais. Enquanto outros nem tanto. O ideal é procurar um fornecedor confiável que te ofereça garantia.

4- Tamanho é importante

Ao escolher as dimensões sua arena, lembre-se que o tamanho importa. Principalmente quando se trata de valor de revenda. Você pode não pretender vender a sua propriedade num futuro próximo. Mas todo imóvel vai para o mercado, eventualmente.

O tamanho adequado da pista irá depender das modalidades praticadas, salto, adestramento, três tambores, laço, team roping, entre outros.. Mas deve-se sempre levar em conta a versatilidade da pista para mais de uma função.

5- Construir no período errado

Deve-se executar a pista de areia durante o período de maior seca do ano. A saber, a argila precisa ser cuidadosamente gerenciada. Especialmente durante trabalhos de terraplenagem, tais como ‘corte e aterro’. Por isso não pode haver barro. Em períodos de chuva, como janeiro a março, coisas que não queremos podem acontecer. A pista pode subir e mover a camada de brita e bidim. Assim, levando à contaminação da superfície e uma drenagem fraca. Se isso ocorrer, serão necessário trabalhos de reparação.

Colaboração: Arquitetura Equestre
Crédito das fotos: Reprodução/Facebook

Veja mais notícias da editoria Curiosidades no portal Cavalus

Deixe um comentário