O vestuário extravagante, com padrões ornamentados, chamam a atenção. Mas a incrível habilidade como cavaleiras é o que dá o tom às mulheres que competem na Escaramuza. Antes de mais nada, são consideradas pelos mexicanos as vaqueiras mais arrojadas do planeta. O esporte combina beleza, história e equitação em uma exibição deslumbrante de arte e atletismo.
Sobretudo, a Charrería é o esporte nacional do México. Um evento semelhante a um rodeio, onde charros (cavaleiros mexicanos) competem a cavalo em eventos a fim de mostrar suas habilidades de equitação. Eventualmente famosa com o desenvolvimento das grandes cidades, a Charrería encontra suas raízes no interior do México. Em contrapartida, é um movimento ainda dominado pelos homens.
Contudo, assim como vaqueiras em todo o mundo, as mexicanas são igualmente habilidosas como amazonas. Por isso que encontraram seus próprios caminhos com a tradicional Escaramuza.
Prova
A Escaramuza é uma prova em que equipes de mulheres realizam exibições equestres de precisão. Oito vaqueira montam de lado e ficam lado a lado, realizando percursos difíceis em sincronicidade. A competição consiste em 12 movimentos, julgados pela velocidade, sincronização e execução exata. As escaramuzas mostram sua habilidade com a equitação e destreza. Bem como com o treinamento dos cavalos, truques complexos e execução impecável.
Por mais detalhada que seja a competição em si, o traje barroco igualmente chama a atenção. Desde o momento em que os oito cavalos pisam os cascos na arena todos os olhos nas arquibancadas estão vidrados e alertas. Antes de ais nada, como em todo esporte, o uniforme encontra raiz na história.
Os vestidos Adelita são baseados nos usados durante a revolução mexicana. E cada equipe tem o seu estilo. Todavia, as cores preferidas são sempre as tradicionais e os bordados sempre feitos à mão. Por fim, os sombreros usados por cada escaramuza são igualmente extravagantes e cada um é exclusivo para o vestido.
Por Equipe Cavalus
Fonte: Merilee Raynor/Cowgirl Magazine
Crédito das fotos: Vogue.com
Veja mais notícias da editoria Curiosidades no portal Cavalus