A cidade de San Bartolome de Pinares, na Espanha, reviveu na noite do dia 16 a tradicional Las Luminarias, uma cerimônia que teve início no século XVIII, quando uma epidemia dizimou a população equina da região.
A cerimônia consiste em ascender fogueiras ao longo da rua principal da cidade, onde cavalos em velocidade atravessam as chamas para assim, evitar epidemias.
Os animais passam pelas chamas sem perder velocidade, um seguido do outro, pisoteando os galhos incandescentes. Seus cascos fazem as faíscas das chamas voarem, hipnotizando o público que se encanta com a atmosfera medieval da cerimônia.
Segundo a tradição, ao passam pelas chamas a fumaça promovida pela queima dos galhos verdes vai promovendo a proteção e purificação dos animais, visto que, quando a tradição começou os cavalos que adoeciam e morriam com as infecções eram queimados.
As chamadas “Chamas Purificadoras” são promovidas na véspera do Dia de San Antón Abad, o santo padroeiro dos animais. Por toda a Espanha são realizadas missas para abençoar os animais nesta data.
Em outras cidades do país também se acendem fogueiras, mas em datas diferentes e sem os cavalos, também com o intuito de relembrar as epidemias e a peste.
Apesar de muito criticada pelos defensores dos animais, os organizadores garantem que a cerimônia não faz mal aos cavalos.
Por: Camila Pedroso
Fonte: Correio Braziliense
Fotos: PIERRE-PHILIPPE MARCOU / AFP
Mais notícias no portal Cavalus