8 dicas para aspirantes a treinadores

Ao longo do tempo, depois de receber muitas perguntas sobre o tema ‘aspirantes a treinadores’, Zane Davis resolveu escrever suas impressões sobre o assunto

O assunto ‘aspirantes a treinadores’ parece chamar atenção dos repórteres. Por isso, Zane Davis, treinador de Working Cow Horse, resolveu abordá-lo. Por um tempo, em entrevistas, ele conta que sempre recebia uma pergunta desse naipe. Em 2016, o profissional fez uma série de posts em seu Facebook, traduzidos pela Plusoneandahalf que a gente adaptou nesse artigo.

Antes de mais nada, Zane Davis tornou-se treinador profissional de Working Cow Horse só depois dos 30 anos. Ademais, muito dessa decisão dele teve influência do brasileiro Eduardo Ribeiro, que o ajudou a aprimorar a parte da Rédeas. Já passou um tempo no Brasil em missão religiosa e fala português fluentemente.

Apesar de ter começado ‘tarde’, ele teve uma ascensão rápida, sendo o 12° cavaleiro ganhar US$ 1 milhão pela NRCHA em dez anos de carreira. Além disso, Davis cresceu no meio do cavalo e participou de rodeios profissionais durante o ensino médio e a faculdade. Aliás, há previsão de um curso dele pela ANCH no Brasil assim que a pandemia permitir. Confira os conceitos!

LEIA TAMBÉM

1-Tenha uma alta tolerância à pobreza

“Sim, você será pobre por um tempo. Talvez por muito tempo, dependendo de quão bom profissional você for. Se você pensa que vai ficar rico treinando cavalos, está errado. Ou se você for bom, você vai conseguir sobreviver. Se você for excepcional, você vai viver bem. No entanto, nunca vai ficar rico treinando cavalos.

Por quê? Porque você só consegue montar certo número de cavalos por dia. Sim, você pode delegar uma parte do trabalho para ajudantes e assistentes, mas se você quiser que seus cavalos de prova atinjam o potencial que eles podem você mesmo precisa fazer a maior parte do trabalho.

Além disso, os custos indiretos para o treinamento de cavalos de performance são muito altos. Custa caro fazer direito. Existem outras maneiras de ganhar dinheiro com o seu negócio além do treinamento. Mas não planeje o próprio negócio de treinamento pensando que ele vai te dar uma aposentadoria precoce e feliz, porque não vai. Para resumir, não se torne um treinador tendo o enriquecimento como seu objetivo principal ou você ficará desanimado e frustrado”.

2-Escolha um prospecto vencedor

“Por prospecto quero dizer uma esposa, ou companheiro, vencedor. Inegavelmente, algo que os aspirantes a treinadores precisam encontrar nas qualidades de seu cônjuge é estabilidade mental. Em suma, é preciso ter a cabeça no lugar. A vida será difícil às vezes. Por exemplo, o companheiro terá de lidar com a pobreza periódica, mencionada no conselho um. Assim como irá enfrentar uma série de outras questões, como a solidão quando seus cônjuges estiverem na estrada.

Irão se deparar ainda com o cansaço de fazer todo o trabalho enquanto os companheiros treinadores estão fora. Tem ainda a frustração quando se tenta consolá-los depois que perde. Sua dor é a dor dela, assim como sua perda é a perda dela. E sua depressão é a depressão dela. E elas suportam tudo isso. Não sou conselheiro matrimonial, nem posso dizer quem é a pessoa certa pra você. A verdade é que tive sorte”.

3-Desenvolva uma incrível ética de trabalho e seja brutalmente honesto com você mesmo

“O que você precisa saber é que pare ser um treinador bem-sucedido, precisará trabalhar duro. Se não sabe o que isso significa, então precisa passar algum tempo com um treinador de sucesso que sabe. Veja se você consegue acompanhar. O que encontrará pode te surpreender. Montar cavalo o dia inteiro parece ser uma boa vida, não é? Bem, a vida boa nem sempre é boa.

Não sei dizer quantos treinadores aspirantes, depois de observar os melhores programas de treinamento, admitiram que não tinham ideia de que seria tão trabalhoso. Será que você está pronto para esse tipo de comprometimento? Seja como for, e não há forma suave de dizer isso, você é bom o suficiente? Você é realmente um bom treinador? E apresenta bem? Sabe que existe uma diferença e é melhor você ser bom nas duas coisas para ter sucesso.

Outra pergunta: você consegue entrar na pista sabendo que os proprietários vão tirar o único cavalo bom que você tem se não ganhar? E se esse cavalo for embora, você não terá dinheiro para pagar o aluguel das baias no próximo mês? Portanto, se você não puder pagar o aluguel das baias, terá que mandar embora os outros três cavalos que ainda tem em treinamento e procurar um emprego de verdade? De fato, consegue lidar com toda essa pressão e não engasgar?

Não quero desencorajar ninguém. Treinamento e provas são uma pequena parte do que acontece no mundo dos cavalos. Há outras coisas que você pode fazer. No entanto, se você sabe que pode trabalhar e se for sincero consigo mesmo sobre suas habilidades de treinar e sua capacidade de lidar com a pressão, então você não tem limites”.

4-Cale a boca e seja mais humilde

“A humildade para jovens treinadores de cavalos, eventualmente significa que se houver um problema com seu programa de treinamento, o problema provavelmente será você. Por isso, seja humilde o suficiente para reconhecer isso e depois fazer algo construtivo a respeito. Vou dar um exemplo da minha experiência.

Logo após meu primeiro ano como profissional de Working Cow Horse, entrei na lista dos 20 principais treinadores da NRCHA. Estava no final dela, mas estava. Fiquei orgulhoso, pelo menos por um tempo. Todavia, eu não tinha o direito de estar na lista, porque não tinha ideia do que fazia na pista. Tive sorte no ano anterior e um cavalo excepcional. Ao mesmo tempo em que grande parte do dinheiro ganhei divisões Limitada e Intermediária.

De tal forma que no ano seguinte, sendo um dos 20 melhores do ano anterior, só puder competir na Aberta. Ou seja, corri contra os ‘grandes’ o ano todo e ‘apanhei’ feio. Mal ganhei um centavo e acabou sendo a melhor coisa que já aconteceu na minha carreira. Tive que ser humilde e reconhecer que eu era o problema. Portanto, fui trabalhar nas minhas fraquezas e haviam muitas.

No ano seguinte, ainda na lista, tive muito sucesso. Ainda tento, anos depois. Avaliar humildemente meu programa e admitir para mim mesmo o pouco que sei, foi primordial. Então, treinadores aspirantes, aprendam com meus erros. Encontrem seus pontos fracos. Conserte-os.”

Ao longo do tempo, depois de receber muitas perguntas sobre o tema ‘aspirantes a treinadores’, Zane Davis resolveu escrever sobre o assunto

5-Evite: ‘Meus cavalos não são bons o suficiente’; ‘O julgamento é péssimo’

“Embora possa ser verdade, e todos nós passamos por isso, não importa o nosso nível, há algo que você precisa saber: choramingar é uma tática de treinamento inútil! Se o cavalo não tem habilidade, faça a coisa certa e mande ele embora. Entretanto, se tem habilidade média, tente torná-lo um bom cavalo. Por outro lado, se o cavalo tem boa habilidade, tente torná-lo um cavalo realmente bom. Se tem grande habilidade, ajude-o a encontrar seu potencial e tente não estragar tudo.

A maior parte dos meus ganhos foram em cavalos médios e bons. Posso contar em alguns dedos quantos ótimos cavalos já tive. Qualquer um pode treinar um cavalo ótimo. É preciso um treinador de verdade para ganhar com todos os outros. Ajude cada um a atingir seu potencial máximo e esteja pronto quando o ótimo surgir.

Em contrapartida, às vezes o julgamento é péssimo mesmo. Alguns juízes, sem culpa, não são bons em julgar. Alguns não têm a coragem para fazer a coisa certa. Por outro lado, alguns têm os seus favoritos. Mas a maioria está tentando fazer o melhor que pode. Ocasionalmente, somos vítimas das decisões ruins.  Eu, eventualmente, criei um sistema que me mantém agindo de forma mais profissional.

Em primeiro lugar, assisto ao vídeo com olhos honestos. Muitas vezes, descubro que a corrida não foi tão boa quanto eu pensava. Outras vezes, foi boa como eu pensava, mas pelo menos consigo ver o ponto de vista do juiz. Parei, entretanto, de ficar nervoso e reclamar dos juízes antes de ver o vídeo e me acalmar. Em segundo lugar, é preciso aceitar que você perderá algumas que deveria ter vencido e ganhará algumas que deveria ter perdido. Apenas faça o seu melhor todos os dias”.

6-Cuide bem dos cavalos dos clientes

“Acredito que a maioria dos treinadores cuida. Os poucos que não, por preguiça ou ignorância, usarei como exemplo. É nosso trabalho pegar o sonho dos proprietários e torná-lo realidade. Agora, como você acha que eles se sentem quando aparecem nas suas baias e o sonho deles está no meio da sujeira? Os proprietários vão perdoar você por muitas derrotas se cuidar da saúde física dos cavalos deles!

Todos nós perdemos. Às vezes, a culpa é nossa e, muitas vezes, é só um detalhe. No entanto, se você puder manter o cavalo com boa aparência, os proprietários tendem a ignorar algumas de suas performances ruins. O que você precisa fazer então? Na verdade, é bem barato e simples. Elaborei uma lista de dez tarefas mínimas.

1.Mantenha a entrada do seu local limpa. 2. A baia do cavalo precisa estar nivelada, limpa e segura. 3. Água limpa e fresca. 4. Certifique-se que o cavalo foi vermifugado. 5. Medique qualquer ferida, dermatites, etc. 6. Tenha um bom volumoso. 7. Faça algo sobre o excesso de moscas. 8. Cercas seguras. 9. Cuide da sua pista. 10. Limpe o interior do seu trailer.

Por fim, você precisa saber também que imprevistos acontecem. Os cavalos perdem peso, ficam doentes, ficam doloridos, sofrem acidentes etc. Se alguma dessas coisas acontecer ou parecerem que vão acontecer, informe o proprietário com antecedência, se possível. Dessa forma, se o proprietário aparecer na sua casa e ver o cavalo magro e aleijado, não será um choque. Eles precisam saber que você está ciente de que há um problema e que está cuidando disso”.

7-Não, você não pode bancar isso

“Lembro-me da minha primeira prova na NRCHA. Era um novato com mais de 30 anos com muita confiança (ou talvez ‘ignorância’ seja uma palavra melhor) e nenhuma experiência. Lembro de ver todos aqueles caminhões e trailers sofisticados estacionando. Os cavalos foram descarregados e amarrados com selas artesanais e freios de prata. Todo mundo tinha boas botas, esporas, capas, etc. Bem, quase todo mundo tinha.

Minha camionete velha quebrou a caminho da prova e morreu no estacionamento quando chegamos. Eu não tinha nada chique. Na verdade, eu nem sabia o que precisava. Fiquei intimidado e envergonhado. Também queria coisas boas! Esse sentimento de inadequação pode acontecer com qualquer treinador aspirante, tenho certeza. Não deixe que isso tire o que você tem de bom. Aqui está a verdade: a maioria dos treinadores com todas as coisas chiques está com dívidas até o pescoço!

Não estou tentando ser consultor financeiro. Isso está fora do meu escopo. Vou manter isso simples para você. Gaste seu dinheiro com o bem-estar dos seus cavalos e a sua educação, e não com ‘coisas’. Vai chegar a hora de ter as coisas boas mais tarde, se você for bem sucedido em seus negócios. Se você se permitir um monte de dívidas e gastar todo o seu dinheiro extra com ‘coisas boas’, isso afetará seu treinamento, sua apresentação e, provavelmente, sua honestidade com seus clientes. Você vai fracassar antes de começar tudo em nome da boa aparência”.

8-Curta seu trabalho

“O que? Depois de tudo que eu disse como você pode curtir alguma coisa, certo? Me desculpe. Eu não queria te assustar. Essas foram apenas verdades para facilitar seu trabalho. Pessoalmente, gosto de ir trabalhar todos os dias. Por natureza sou muito intenso. Você nunca saberá se estou me divertindo enquanto trabalho, mas estou. Eu gosto de cavalos. Gosto de ver o progresso deles. Acordaria e faria isso de graça todos os dias se não tivesse três filhos que acham que precisam comer.

Foi difícil às vezes, mas fui muito abençoado por causa do que faço. Levou dez anos para que eu chegasse ao ponto de relaxar, mas saímos de férias todos os anos nos últimos anos. Há esperança para você. Minha camionete ainda pode quebrar de vez em quando, mas agora pelo menos é uma camionete nova (quitada)!”

Tradução: Karoline Rodrigues/Plusoneandahalf
Adaptação: Luciana Omena
Crédito das fotos: Divulgação/Zane Davis

Veja outras notícias no portal Cavalus

Deixe um comentário