Como resguardar o seu negócio

Mesmo que as notícias que vemos diariamente não sejam tão animadoras e sinalizem um futuro próximo de muitos desafios para o pequeno e médio criador de gado, é importante que consigamos reconhecer as oportunidades quando elas chegam em nossa porteira.

Sabendo que cada cabeça de gado é muito importante para o dinheiro que ganhamos, e que é necessário expandir as nossas formas de gerar receitas através das nossas ações, este artigo vem apresentar as tendências de mercado para que você, pequeno ou médio criador de gado, possa também descobrir como fazer o seu negócio lucrar mais.

Presente no Brasil há apenas 18 anos, a raça de gado Senepol já se tornou uma das queridinhas para todos aqueles que conseguiram reconhecer o seu potencial. Somente entre os anos de 2011 a 2017, houve um aumento de 630% no número de criadores de gado desta raça, de acordo com os dados da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol.

Que aponta, ainda, mais de 600 pecuaristas que criam um rebanho superior a 90 mil. O fato é que estes 600 pecuaristas têm à sua disposição um gado resistente, com altas taxas de adaptabilidade, excelente qualidade genética e capaz de produzir carne macia e bastante apreciada, comparável até mesmo ao Angus, além do leite em bastante quantidade.

São também características desta raça: alta taxa de fertilidade, resistência a condições climáticas adversas e doenças, alta conversão alimentar e, como se não bastasse, são animais bastante dóceis.

Por essas e outras razões, ela vem conquistando o seu espaço no mercado brasileiro, e provando seu valor através da geração de alta rentabilidade financeira, o que influencia diretamente nos ganhos de um pequeno ou médio criador de gado.

Uma novidade que tem chamado atenção e gerado bastante receita para o pequeno e médio criador de gado são as franquias, uma realidade cada vez mais presente no campo, se destacando no nicho do agronegócio.

Para aqueles que têm perfil de investidor e sabem reconhecer uma boa oportunidade, é importante considerar esse nicho e se informar mais sobre como as franquias podem ser rentáveis a pequenos e médios criadores de gado já a curto prazo.

Funcionando basicamente aos mesmos modelos das urbanas, as franquias que atuam no agronegócio já contam com o know-how necessário para apresentar as melhores oportunidades aos pecuaristas, além de lhes fornecer produtos de alta qualidade e tecnologia de ponta para tocar o seu negócio.

Dentre as novas oportunidades que vêm despontando no horizonte de pequenos e médios criadores de gado, muito relevantes também são os investimentos em venda de genética bovina e, em especial, a da raça Senepol, devido ao espaço de destaque que ela tem recebido no cenário nacional atualmente.

É neste sentido que uma boa dica para melhorar o negócio dos pecuaristas nestes próximos anos é ir se informando sobre o nicho de franquias e acompanhando o crescimento da raça Senepol no país, levando em conta a perspectiva de que, futuramente, aqueles que se informarem mais e tomarem iniciativas em relação a estas oportunidades hoje, serão os primeiros a terem os retornos acerca destes investimentos.

Por Dr. Caius Godoy
Advogado especialista em Agronegócios na AgroBox Advocacia em Agronegócios caius.godoy@agroboxadv.com.br}
Foto: Senepol Uruguay

Escreva um comentário