Geral

Bauru, a nova casa do CT Fio

Publicado

⠀em

O quarto cavaleiro mais pontuado na ABQM conquistou seu próprio espaço e hoje conta com 60 animais em treinamento, tendo o foco nos jovens e amadores

A história de Abelino Rodrigues de Araújo Filho, mais conhecido como Fio, com os cavalos é de família. Começou em Porecatu, interior do Paraná, com seu pai Abelino, que foi encarregado de fazenda, gerenciando 20 propriedades rurais do Grupo Atalla, no Paraná. Trabalhou com Jayme Navarro, marido daquela que viria a ser uma das maiores criadoras de cavalos Quarto de Milha no Brasil, Sandra Leonor Navarro.

Integrante do Hall da Fama ABQM, D. Sandra é personagem de destaque na história deste talentoso treinador. O Think A Mite Ranch foi uma grande escola para Fio, que adquiriu muito conhecimento, Foi lá que montou seu primeiro cavalo de Três Tambores, Contra Ataca KRB, que D. Sandra adquiriu da King Ranch.

“Comecei a trabalhar com a D. Sandra e o S. Jayme em 1989, logo que eles formaram o Think a Mite Ranch (TMR). Eu treinava os animais e o meu irmão era gerente e treinador de Apartação, hoje o mais pontuado da modalidade, conta Fio”. Ele lembra que ganhou a primeira competição no lombo do Contra Ataca KRB (Think a Mite x Tanga SKR).

“O mais engraçado é que completei o percurso e depois fui passear pelo parque de exposições de Maringá. Quando voltei para perto da pista, ouvi o locutor anunciar os vencedores, do quinto até o primeiro, e foi só aí que me dei conta de que havia vencido”. Dois anos depois, se formou técnico agrícola e continuou lidando com os cavalos do TMR.

Para aperfeiçoar a habilidade, fazia cursos com os grandes cavaleiros da época, como Francisco ‘Mimi’ Bezerra e Jairo Júnior. “Continuei no TMR até 1993, quando saí para trabalhar na Usina Central do Paraná, lidando com a lavoura de cana de açúcar”. De volta ao criatório de D. Sandra Navarro, Fio deu asas à sua verdadeira vocação, consolidando a carreira de treinador.

“Naquele tempo, tive bastante sucesso na sela de Dandy Lady DP (San Gay Jay x Dama da Barra)”. Os anos de 1994, 1995 e 1996 foram de muito trabalho e aprendizado. Ao participar de um curso com a norte-americana Joyce Loomis, no Rancho Quarto de Milha, em Presidente Prudente/SP, começou apurar sua técnica

CT FIO
Fio e Joyce Loomis

“O bacana é que a D. Sandra contratou a Joyce para assessorá-la na criação, então a renomada treinadora passou a vir ao Brasil a cada seis meses, ajudando-nos em todos os detalhes do TMR. O curso com a Joyce Loomis foi em 1996, por incentivo da D. Sandra, que já via o grande futuro dos Três Tambores. Isso faz 22 anos”.

O treinador ainda ressalta que aprendeu muito com Joyce, mas o principal foi entender o cavalo, o comportamento dele para tirar o melhor do animal, mas de forma que ele não sinta. “Entender de um cavalo, a parte fisiológica dele, que ele é um ser de carne e osso, que também tem seus dias de descanso, e seus dias de trabalho”.

Fio também pontua que Joyce Loomis o ensinou que “tem hora que o cavalo não está bem, como a gente não está bem. Trabalhar a cabeça do cavalo, isso eu aprendi muito lá fora, porque também ela não ficava só com o cavalo dentro da pista, ela fazia parte exterior. Brincava com o gado a cavalo, soltava no piquete, não ficava só na cocheira. E isso eu nunca deixei de fazer e trouxe de lá. E até a parte de treinamento, ter um cronograma progressivo para que o animal goste do está fazendo”.

E apurando ainda mais seu conhecimento, Fio fez curso de Rédeas com Eduardo Ribeiro, tudo com incentivo de D. Sandra. “E foi muito bom porque a base de um cavalo é a doma, então mesmo que a gente não fosse continuar na Rédeas, começamos a conseguir trabalhar boca de cavalo melhor e trabalhar o corpo de cavalo melhor também, e isso traz uma facilidade para treiná-lo. Porque se você deixa o cavalo bem domadinho, bem treinado, em qualquer modalidade, ele vai se desenvolver mais fácil”.

Foram tendo resultados, cavalos campeões até com linhagem de Conformação, os melhores cavalos de Laço. E aproveitando a alta da modalidade Laço em Dupla, Abelino Filho dedicou-se a ela, sagrando-se campeão Nacional em 1998, na sela de Sana Freckles TMR. Um ano depois, ele venceu o Potro do Futuro, com Powder Boy TMR, foi tricampeão do Congresso 2000/2001/2002) e tricampeão Nacional 1999/2000/2002, com garanhão Sandstorm Pep (Peppy San Badger x Doctors Sandy Doll).

Fio ainda ganhou o Potro do Futuro em outras duas oportunidades no Laço, com Sandstorm Keys TMR, em 2002, e com Lucy’s Freckles TMR, em 2003. “Sou grato aos parceiros daquele tempo, que dividiram o pódio comigo, os laçadores Washington Luís da Silva (Juquinha), Deusdete Patriota e Marcelo Pinto”.

CT FIO
Com Sally Shady, campeões Congresso Brasileiro 2004

Naquele tempo, o cavaleiro ainda teve muitas vitórias nos Três Tambores, com Chaparrita Pep CA (Sandstorm Pep x Queen da RC). As vitórias se tornaram frequentes na vida do treinador e, em agosto de 2003, ele recebeu o convite para trabalhar no Haras Michelle, também no Paraná.

“Conversei com a D. Sandra e ela perguntou se era isso mesmo, disse que sim, que iria onde ela falou que seria o futuro. O Tambor estava começando a andar na época, tive o sucesso de treinar grandes animais no Haras Michelle, como Vaia Dash. Em 2004, eu vim para o Congresso, ganhei com a Sally Shady e a Chalimar ganhou o melhor tempo com a Vaia Dash”.

Nessa época era em Ribeirão Preto o evento. E Fio teve muitas conquistas, foi terceiro no Potro do Futuro, com Baby Girl Zina 3L. Ganhou também o Ability, uma importante prova na época, na Fazenda São Jerônimo, em Americana/SP, tanto na Baliza como no Tambor, novamente na sela de Sally Shady.

O ano de 2005 também foi de muitas vitórias. Ele montou diversos craques, como ST Creekita, Fascinação Moon PI e Creekita Times. E nessas idas aos eventos em São Paulo percebeu que era um estado que investia muito e dava muitas oportunidades. Ficou dois anos no Haras Michelle e em 2005, decidiu alçar vôos mais altos, impulsionado por alguns amigos e clientes, como Hussain da Silva Fares.

Assim, optou por se mudar para a região berço do Quarto de Milha no Brasil, Bauru/SP, onde arrendou o Haras Carnaíba e deu início ao CT Fio. “Eu via que a linhagem estava toda aqui em Bauru. Muita prova de Tambor no recinto em Bauru, do Núcleo, da ANBT, Ability promovido pelo Mauro Dias junto com Regis Fratti e Paulo Farha. A história estava acontecendo em Bauru”, relembra Fio.

Com 60 dias que estava instalado já tinha 60 cavalos em treinamento. Em 2006 ganhou o Potro do Futuro de Tambor em Bauru, e ainda foi terceiro e quarto. Montava animais como: Patsy King EK, Tammy Shine Cody, Valsa Tiki Doc e The Ultimate. Abelino registrou definitivamente o seu lugar entre os maiores treinadores de Tambor no Brasil.

Perspicaz e atento às mudanças do mercado, Fio observou a chegada de novos investidores ao esporte, oriundos das grandes cidades. E com o apoio do criador Paulo Farha, ele se mudou para o Rancho do Tropeiro, de propriedade de Regis Fratti, instalando o seu CT em Juquitiba/SP.

CT FIO
Campeão de Laço em Dupla com Sandstorm Pep do TMR

“Levei 60 cavalos pra lá. E os resultados vieram a galope. Entre 2007 e 2013 eu continuei no topo das principais provas. Montei inúmeros cavalos talentosos, como Bingo Chex Melodys, Night Mistic Tivo, Mark In Sand TMR e Indira Shady FF”. Entre 2006 e 2008, Fio foi o cavaleiro mais pontuado da ABQM, um marco na carreira do competidor.

Visando a facilitar a logística das provas, Fio decidiu mudar seu CT para Tietê, nas proximidades do Haras Raphaela. Assim, ele chegou ao Ziran Ranch, de Valter Dias. “Em uma prova da ABTB, em 2013, eu vi no telão uma apresentação do projeto de haras que o Valtão estava montando. Entrei em contato com ele e fui conhecer o local onde ele instalaria a vila hípica. Mudamos e tivemos bons momentos”, detalha o treinador.

De Volta a Bauru

Mas na cabeça do treinador, mesmo estando em um bom lugar, focou que a partir dali iria buscar um lugar próprio para ele. E a cidade escolhida foi Bauru, pois é o lugar da grande potencia nacional do criatório de cavalos de Tambor.

“Pensando desde lá de trás que Bauru é o centro de São Paulo, onde é mais fácil de locomover para todas as provas. Os maiores criadores estão aqui, falando em animais: a reprodutora mais pontuada é daqui, a égua mais pontuada na ABQM é de Bauru, a recordista mundial os Três Tambores é daqui, os melhores garanhões da história são daqui. Os cavaleiros mais pontuados: Vaguinho, Décio, Sidnei Jr”.

Para fio, Bauru é uma potência muito grande no cenário nacional. “Acredito que deve ter no mínimo 40 ou 50% do rebanho de cavalo de Tambor em Bauru. A criação aqui é muito bem estudada, direcionada, existe já uma doutrina ou um segmento direto para poder fazer aquela linhagem para a modalidade. E estando perto, temos a oportunidade de montar animais mais apurados.

Outro fator que Abelino Fio ressalta sobre Bauru, é a qualidade do solo macio, que ajuda no condicionamento dos animais. “O terreno aqui é uma areia natural, é macio, o cavalo não bate seco no chão, e ele consegue tracionar o tempo todo. A terra de Bauru não deixa o cavalo escorregar, impulsiona sempre o corpo para frente, é difícil dar lesão”.

Após um tempo na procura pelo lugar ideal, em 2016 achou seu novo lar, na beira na Rodovia Marechal Rondon, próximo aos grandes criatórios de Bauru. Com uma estrutura arborizada e funcional. E para que tudo fluísse com sucesso ele conta que formou uma boa equipe, que tem Luciano, Gabriel, Alex, Thiago e Bruno.

tres tambores
Em 2016, Fio (esquerda) no Mundial da NBHA em Perry, Georgia (Estados Unidos)

“Buscamos e achamos o lugar certo para nós em Bauru e nosso foco principal no centro de treinamento é fazer um cavalo para o amador, o jovem, que eles consigam montar e ter o mesmo êxito que a gente está tendo com os cavalos na aberta. Tudo por etapas, no seu tempo, porque é assim o amador e o jovem formam conjunto. Para que isso dê certo, voltamos a domar bem um cavalo, sem pular fases de treinamento, fazer um trabalho sólido e duradouro”.

Fio é um dos poucos que também compete Seis Balizas e ele fala da importância dessa modalidade, do treinamento do cavalo e dos competidores. “A Baliza ela faz com que você trabalhe mais o cavalo, a boca, flexione mais ele. Além de dar equilíbrio ao competidor e segurança na reta quando tiver fazendo Tambor. Ela é muito importante, não podemos deixar acabar. O tempo de treinamento é maior, os cruzamentos estão ficando muito fechados em velocidade hoje e Baliza requer muito mais habilidade”.

Para o treinador é um conjunto de fatores que faz você se dar bem em pista, mas o que fala mais alto no Tambor é uma coisa muito democrática, chamada fotocélula. “Não tem como você alterar aquele resultado, não é nota, não é uma pessoa que está te julgando. O que vale é quem realmente passar mais rápido na fotocélula. E para isso precisamos de bons animais e de um treinamento que dê condições ao animal”.

Por Verônica Formigoni
ESPECIAL Bauru – Revista Tambor & Baliza – Ed. 83
Fotos: Cedidas

Geral

Dia Mundial da Medicina Veterinária celebra a profissão que tanto ajuda no bem-estar animal

Veterinários estão ligados diretamente ao bem-estar animal e contribuem fortemente para o fortalecimento do mercado de equinos no Brasil

Publicado

⠀em

Dia Mundial da Medicina Veterinária celebra a profissão que tanto ajuda no bem-estar animal

Neste sábado (27), é comemorado o Dia Mundial da Medicina Veterinária, que celebra a profissão e seus profissionais que trabalham para cuidar da saúde dos animais. A data é sempre comemorada no último sábado do mês de abril.

Dia Mundial da Medicina Veterinária

Tudo começou com John Gamgee, professor da faculdade de Edimburgo (Reino Unido), que reuniu professores e profissionais de Medicina Veterinária de toda a Europa nos dias 14 a 18 de julho de 1863 na Alemanha. Nesse evento, com 103 profissionais, foi criada a World Veterinary Association (WVA).

Desde então essa associação representa mundialmente os médicos veterinários, promovendo eventos, pesquisas e atividades para o desenvolvimento e valorização da profissão. Como uma forma de homenagear os médicos veterinários, em 2000, foi criado o Dia Mundial da Medicina Veterinária.

A Medicina Veterinária é uma profissão fundamental para a sociedade, pois atua em diversas áreas, como a produção animal, a clínica e cirurgia veterinária, a saúde pública, o meio ambiente, entre outras. Ela é responsável por garantir a qualidade dos alimentos de origem animal, a prevenção e tratamento de doenças que afetam os animais e a saúde humana, e por contribuir para a preservação da fauna e flora.

Neste ano, o tema levantado pela WVA é “Médicos veterinários são profissionais de saúde essenciais”. As competências dos médicos veterinários devem ser consideradas “como parte essencial e integrante da saúde em geral” – ressalta a WVA, observando que a aplicação da ciência veterinária contribui não só para a saúde e o bem-estar animal, mas também para o bem-estar físico, mental e social dos seres humanos.

Fonte: Hospital Veterinário UFPR e AviSite
Fotos: Reprodução/Freepik

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Associações se reúnem com o IBEqui para discutir nova Normativa do MAPA sobre Coleta, Processamento e Transporte de Sêmen

Várias entidades externaram preocupação sobre a normativa, que segue em consulta pública e que antes de entrar em vigor, passará por um ‘Estudo de Impacto Regulatório’

Publicado

⠀em

Associações se reúnem com o IBEqui para discutir nova Normativa do MAPA sobre Coleta, Processamento e Transporte de Sêmen

Durante essa semana, membros da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga – ABCCRM participaram da reunião comandada pelo IBEqui para discutir a proposta de nova Normativa do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) sobre Processamento, Comercialização, Controle e Transporte de Sêmen de equídeos.

O encontro, realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), teve como objetivo principal a formalização de um ofício ao Ministério da Agricultura com os apontamentos de ‘Inexequibilidade da proposta’, que pode gerar diversos prejuízos ao segmento equestre nacional.

Além dos representantes da ABCCRM, estiveram presentes membros de outras entidades, como Marco Alvarenga, presidente da Associação Brasileira de Veterinários de Equídeos (Abravq) e outras associações de raça. Como representante do MAPA, Guilherme Campos, representando o MAPA, que definiu que o primeiro passo será formalizar um ofício ao Ministério da Agricultura.

Em janeiro deste ano, a Diretoria da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador – ABCCMM comunicou os seus associados sobre consulta pública realizada pelo MAPA sobre a normativa.

Em comunicado, a entidade destacou que “tais medidas estão fora da realidade vivenciada pela Equideocultura brasileira e acarretarão, aos criadores, grandes desafios, por exemplo, a inviabilização do acesso democrático aos bancos genéticos disponíveis, visto, inclusive, a grande extensão territorial do país”. A associação ainda ressaltou a reocupação com este processo e seus consequentes prejuízos para o setor.

Normativa

Caso tal normativa seja implementada, todas as comunicações de cobrição realizadas por inseminação artificial (com utilização de sêmen congelado, fresco ou refrigerado) em que o proprietário do doador de sêmen não for o mesmo da matriz inseminada, deverão estar acompanhadas da nota fiscal emitida por uma central de coleta credenciada pelo Ministério da Agricultura.

Por Heloisa Alves/Portal Cavalus (Com informações da Revista Horse)
Fotos: Reprodução/Instagram

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Provas equestres: GP América Futurity é destaque na agenda dessa semana

Na reta final do mês, eventos e provas equestres seguem movimentando o país

Publicado

⠀em

Provas equestres: GP América Futurity é destaque na agenda dessa semana

Abril está na sua reta final, mesmo assim, os eventos e provas equestres seguem agitando o cenário do mundo do cavalo. Nesta semana, um dos destaques da agenda de provas equestres é o GP América Futurity que acontece no Jockey Club de Sorocaba no sábado (27).

Confira a agenda dessa semana de provas equestres:

22 a 27/04

Exposição Estadual de Minas Gerais

Parque de Exposições de Itabira – Itabira – MG

23 a 28/04

CSI-W 2* / CSN 4*

Sociedade Hípica Paranaense – Curitiba – PR

24 a 28/04

Credenciadora Aberta

Paleteada

Freio Jovem

Freio do Proprietário

Parque de Exposições Lacerda Werneck – Guarapuava – PR

7ª Exposição Especializada do N. C.C.M M. de Muriaé e Região

Parque de Exposições Lael Varella – Muriaé – MG

Circuito ANQM de Vaquejada

Parque Theodorico Bezerra em Tangará – RN

25/04

Concentração de Machos

Morfologia Passaporte

Rio Grande – RS

25 a 27/04

2ª Etapa da II Copa Rural

Parque de Exposições – Londrina – PR

2ª Etapa NACR 2024

Fazenda Barrinha – E. Santo do Pinhal – SP

25 a 28/04

2ª Etapa do Camp. Tocantinense 2024

CT Márcio Camargo – Gurupi – TO

11ª Exposição Especializada do Cavalo Mangalarga Marchador em Irecê – BA

Parque de Exposições de Irecê – BA

4ª Prova Arena Partners

Arena Partners – Lucas do Rio Verde – MT

26/04

Revisão Coletiva

Estância São Jorge – Campo Largo – PR

Revisão Coletiva

Hotelaria Rebenque Velho – RS

Concentração de Machos

MISSIONEIRO DE C.C.C. – Santo Ângelo – RS

Concentração de Machos

Hotelaria Rebenque Velho – RS

2ª Etapa ANWP 2024

Fazenda Barrinha – E. Santo do Pinhal – SP

26 e 27/04

4ª Etapa Copa Eternal 2023/2024

Haras Eternal Peppydun – Capim Branco – MG

Ribeirão Rodeo Music 2024

Parque de Exposições – Ribeirão Preto – SP

2ª Etapa Campeonato Carajás 2024

Faz. Nova Triângulo – Sapucaia – PA

25ª Exposição Internúcleos do Cavalo Árabe

Expo Bragança – Bragança Paulista – SP

Laço Criador

Crioulaço

JATAI/GO – Brasília – DF

26 a 28/04

FACILPA – Rodeio Lençóis Paulista 2024

Parque de Exposições – Lençóis Paulista – SP

28/04

Exposição Morfológica

Hotelaria Rebenque Velho – RS

Revisão Coletiva

Vila Oliva – Caxias Do Sul – RS

Exposição Morfológica

MISSIONEIRO DE C.C.C. – Santo Ângelo – RS

Elfar Fest Copa de Marcha

Haras Elfar – Lavras – MG

3ª Copa Nucave Carandaí

Parque de Exposição Carandaí – Carandaí – MG

XII Copa de Marcha Lagoa Formosa

Parque de Exposição – Lagoa Formosa – MG

I Etapa Campeonato Brasileiro de Equitação de Trabalho

Universidade do Cavalo – Sorocaba – SP

I Etapa Ranch Sorting – Núcleo Muriaé

Parque Exposições de Muriaé – MG

3ª Etapa do 6º Campeonato RSBR

Haras Luana – Rio Claro – SP

GP América Futurity e GP Presidente da ABQM

Jockey Club de Sorocaba – SP

I Prova Victory Ranch

Victory Ranch – Janiru – SP

Rodeio de Taboadão 2024

Recinto de Rodeio – Aparecida do Taboado – MS

6ª Festa do Cavalo da APAE

Parque de Exposições – Itapira – SP

2ª Etapa da I Copa Equilibirum

Parque de Exposições – Ipameri – GO

I Treinão de 3T Terras Altas

Parque de Exposições – Passa Quatro – MG

27 e 28/04

5ª Etapa Lets Go Cup 2023/2024

Parque de Exposições – Toledo – PR

Paleteada

Parque de Exposições Ananias Vasconcellos – Rosário Do Sul – RS

Freio do Proprietário

Freio Jovem

Rio Grande – RS

Laço Criador

Crioulaço

Rancho Fundo – Sorriso – MT

28/04

Paleteada

Vila Oliva – Caxias Do Sul – RS

Revisão Coletiva

CT HARDT – Barra Velha – SC

Por Heloísa Alves/Portal Cavalus
Foto: Divulgação/Jockey Club de Sorocaba

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Lançamento da Festa do Peão de Barretos tem homenagem aos embaixadores e anúncio de show extra de César Menotti & Fabiano

Evento na noite de quinta, 18, no Villa Country, teve show dos embaixadores Cesar Menotti e Fabiano e convidados

Publicado

⠀em

Lançamento da Festa do Peão de Barretos tem homenagem aos embaixadores e anúncio de show extra de César Menotti & Fabiano

Não faltaram sertanejos, celebridades, emoção e homenagens no lançamento oficial da 69ª Festa do Peão de Barretos no Villa Country, na noite da quinta-feira (18). A dupla embaixadora do evento neste ano, Cesar Menotti & Fabiano recebeu os convidados, Hugo Pena & Gabriel, Paula Mattos, Bruninho & Davi, Bruno Rosa, Munhoz & Mariano, Fiduma & Jeca, Lucas Reis & Thácio, Gabi Martins e João Pedro & Cristiano.

O palco da casa noturna paulistana também recebeu uma apresentação das novidades da Festa do Peão de Barretos deste ano, que incluiu o anúncio de um show extra da dupla embaixadora desta edição. O projeto Os Menotti 20 Anos – Especial Embaixadores vai acontecer no dia 21 de agosto, quarta-feira, no Estádio de Rodeios. Com isso, Cesar Menotti e Fabiano dobram a participação no evento barretense: o primeiro show deles será no dia, 17/08, sábado.

“É com muita alegria que anunciamos em primeira mão mais um show dos nossos embaixadores. E um show totalmente inédito, especial para Barretos!”, declarou Pedro Muzeti, diretor cultural da Festa.

Além da novidade, a dupla embaixadora também recebeu uma homenagem emocionante. O presidente de Os Independentes, Hussein Gemha Júnior, e o diretor, Pedro Muzeti, fizeram a entrega da “terra de emoções” de Barretos, simbolizando a arena do evento, espaço em que artistas, competidores e público sonham em estar.

“A terra da arena de Barretos é considerada sagrada por muitos. Competidores, artistas, pessoas que amam este universo. É lugar de sonho, de realização. E compartilhamos com nossos embaixadores todo esse significado.”, disse Hussein.

Muito emocionado, César agradeceu o presente e o título. “Que homenagem mais linda. Esta terra está lá há 69 anos, muitos sonhos foram realizados lá”. O irmão Fabiano também destacou o momento especial. “Este é o melhor troféu que podíamos ganhar”, declarou.

69ª Festa do Peão de Barretos

Marcada para o período de 15 a 25 de agosto, a 69ª Festa do Peão de Barretos já anunciou grandes shows em sua programação. No total, a grade ultrapassará 100 shows nos cinco palcos espalhados pelo Parque do Peão.

Entre os nomes já confirmados na Festa do Peão de Barretos estão o norte-americano Cody Johnson, Chitãozinho & Xororó, César Menotti & Fabiano (embaixadores da edição), Luan Santana, Zezé Di Camargo & Luciano, Zé Neto & Cristiano, Jorge & Mateus, Maiara & Maraísa, Daniel, Matogrosso & Matias, Simone Mendes, Edson & Hudson, Ana Castela, Luan Pereira, Lauana Prado, Victor & Léo, Munhoz & Mariano.

A programação completa está disponível no site independentes.com.br. Os ingressos são vendidos exclusivamente pelo site barretos.totalacesso.com.

Por Assessoria de Imprensa
Foto de chamada: Divulgação/Assessoria de Imprensa

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

ExpoLondrina 2024: provas equestres arrecadam R$ 1 milhão de reais para o Hospital do Câncer de Londrina

ExpoLondrina foi realizada de 05 até 14 de abril no Parque Ney Braga, em Londrina (PR), reunindo shows e provas equestres

Publicado

⠀em

Expolondrina 2024: provas equestres arrecadam R$ 1 milhão de reais para o Hospital do Câncer de Londrina

A ExpoLondrina reforçou o seu compromisso social em diversas frentes em 2024 e encerrou a edição com chave de ouro no último domingo (14): a doação de mais de R$ 1 milhão de reais para o Hospital do Câncer de Londrina (HCL). O donativo, que já é tradição, praticamente dobrou em comparação com o ano de 2023, e soma mais de R$ 2,5 milhões em sete anos.

Provas ExpoLondrina

A ação é resultado da realização da Prova de Laço, Prova de Três Tambores, Prova de Ranch Sorting, Leilão de Cavalos e o empenho de grandes parceiros da Sociedade Rural do Paraná: Ilson Romanelli, Marcos Penha Garcia, Douglas Bussadori, Guilherme Rossi, Roberta Zanin, Sérgio Garla Filho, Tiago Romanelli, Guilherme Bogo, Danton Dequech, João Vitor Fadel, Natália Romanelli, Juliette Tsuruda, Wilson Oliveira, Wandeilson Pinto, Hideu Matsumoto e Tiago Amaral.

“Esta ação faz parte do DNA da ExpoLondrina e a cada ano tem tomado proporções maiores. No ano passado, nós pudemos doar 500 mil e neste ano estamos doando R$ 1 milhão de reais. Agradeço a Deus e à contribuição de cada um envolvido nesta grande e importante ação do bem”, destacou a líder da Comissão Feminina da Sociedade Rural do Paraná, Elaine Parra El-Kadre.

Diverti e ICDH

A Diverti, empresa responsável pela produção que envolve shows e rodeio da ExpoLondrina, em parceria com o ICDH, também entregou ao Hospital do Câncer de Londrina também um cheque no valor de R$ 7.300 reais, valor arrecadado com as ações de palco com o Camarote Brahma, e doou ainda cerca de 2 mil ingressos de shows aos funcionários do Hospital.

Nos sete dias em que houveram shows na ExpoLondrina, o ICDH realizou o Ingresso Solidário, uma ação em que convidados da Diverti são incentivados a doar alimentos na compra de ingressos do Camarote Brahma. Toda a arrecadação de alimentos não perecíveis, que somou 4 toneladas, está sendo repassada ao HCL e também ao Projeto Autimizar, um projeto especializado no cuidado de crianças do espectro autista.

A Diverti e o ICDH fizeram a doação também de R$ 22.340 reais para o Nuselon Londrina, instituição de acolhimento de crianças e adolescentes em situação de risco pessoal ou social, através do convite solidário realizado.

Os cheques foram entregues no palco da Arena de Shows do Parque Ney Braga, antes da apresentação da cantora Ana Castela.

Sobre o ICDH

O ICDH é uma associação sem fins lucrativos que congrega forças de diversas empresas, entidades e pessoas com objetivo de promover o desenvolvimento humano em diferentes âmbitos, com a finalidade de realizar, apoiar, incentivar e patrocinar atividades relacionadas direta ou indiretamente com a educação, formação profissional, cultura, música, informação, esporte, meio ambiente e com o desenvolvimento de tecnologias sociais. O ICDH conta com apoio e parceria de empresas como: Diverti, Grão de Gente, Instituto Sabrina Sato, Ambev, entre outras.

Por Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação/Ricardo Chicarelli

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Ex-bbb Matteus Amaral ganha dois cavalos de Jayme Monjardim

Diretor da Globo resolveu presentear o estudante de engenharia agrônoma para que ele possa começar a sua criação de animais

Publicado

⠀em

Ex-bbb Matteus Amaral ganha dois cavalos de Jayme Monjardim

Após conquistar o segundo lugar na final do BBB 24, Matteus Amaral foi presenteado com dois cavalos pelo diretor Jayme Monjardim. Em uma publicação nas redes sociais, Jayme disse que a ideia é que o estudante de engenharia agrônoma possa começar a sua criação de animais. Além da atuação artística, o diretor é proprietário de um criadouro de animais.

“Acho que você merece muito isso, Matteus, porque você colocou o cavalo crioulo no teu coração. Isso de alguma maneira contaminou todo o Rio Grande do Sul. Então, em nome do Rio Grande do Sul, está aqui o início da sua criação”, declarou no vídeo.

Conhecido pela direção de grandes novelas na TV Globo, a exemplo de O Clone, o diretor afirmou que acompanhou a trajetória do brother no programa. Jayme ainda elogiou Matteus Amaral pelas atitudes dentro do confinamento.

“Que esse presente que estou lhe dando sirva para você começar sua linda criação de cavalo crioulo, essas duas potras, são com todo meu carinho a você por ter acompanhado esses meses seu coração puro e sua origem gaúcha, Estado que tenho como meu também. Viva sua passagem pelo BBB!”, escreveu.

Matteus Amaral

Matteus Amaral recebeu duas potras crioulas. Considerada rústica, os cavalos da raça Crioulo podem custar entre R$ 4.000 e R$ 15 mil, conforme a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Crioulo (ABCCC). Contudo, o valor pode ser superado a depender do elevado padrão genético. Isso aconteceu em 2014, quando um animal da espécie chegou a ser vendido por R$ 16,25 milhões.

Fonte: Terra
Foto: Reprodução/Instagram

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Cerca de R$ 13 milhões são movimentados no Espírito Santo através dos cavalos

São mais de 11 mil criadores de cavalos e cerca de 66 mil animais cadastrados, setor segue em crescimento no estado e no país

Publicado

⠀em

Cerca de R$ 13 milhões são movimentados no Espírito Santo através dos cavalos

O mercado equestre segue em ascensão no Brasil e, parte disso se dá ao movimento que associações de raças e modalidades veem fazendo para o fomento do cavalo. De acordo com os dados da “Revisão do Estudo do Complexo do Agronegócio do Cavalo”, do Ministério da Agricultura e Agropecuária (MAPA), de 2022, o faturamento desse mercado no Brasil é de R$ 16 bilhões anualmente.

Mercado de Cavalos no Espírito Santo

No Espírito Santo, R$ 13 milhões são movimentados por ano com o agronegócio de cavalos. São 11.333 criadores de cavalos e cerca de 66.212 equídeos cadastrados junto ao Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf). Segundo levantamento da entidade, Ecoporanga é o município que se destaca com o maior número de criadores (1.451 produtores), totalizando 7.659 animais.

O criador e integrante da diretoria da Associação Capixaba dos Criadores de Mangalarga Marchador do Espírito Santo, Daniel Costa, conta que nos últimos oito anos o setor tem sido bem aquecido em âmbito estadual e nacional.

Segundo ele, o momento está sendo de eventos de marcha de cavalos, exposições e copas que acabam estimulando o comércio para o tipo de perfil de quem quer comprar cavalos e ter condições para disputas. Mesmo diante do bom mercado atual, Costa comenta que existe um limitador no Estado: a mão de obra especializada, que influencia diretamente na criação dos cavalos.

Ele diz que o Senar disponibiliza os cursos de Equideocultura: Doma Racional e Rédea à comunidade rural, que são elogiados pelo criador. “Todos meus funcionários que cuidam diretamente da criação dos cavalos são capacitados nesses cursos. Para quem está iniciando e tem vontade de desenvolver essa área, é fundamental e imprescindível estar atualizado”, conta.

A paixão por cavalos também move profissionais, como é o caso da médica veterinária Carolina Benincá. Ela cuida de vários animais da raça manga-larga marchador de todo o Estado. Segundo ela, são equinos que exigem uma rotina regrada, por, na maioria das vezes, são competidores.

Filhos de pais veterinários, Luiz Fernando Lafayette, de 18 anos, cria 9 cavalos da raça Mangalarga Marchador no sítio da família em Alfredo Chaves, no Sul do Estado. Não bastasse isso, nas provas de marcha ele mesmo monta nos animais. “É uma raça dócil. Cresci com cavalos em casa e o amo. Quero ser veterinário por causa dessa minha paixão”.

Fonte: Tribuna Online
Fotos: Reprodução/Pexels

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Mangalarga Marchador é um dos destaques na agenda da terceira semana do mês

Eventos equestres de diversas associações seguem sendo realizados por diversos estados brasileiros

Publicado

⠀em

Mangalarga Marchador é um dos destaques na agenda da terceira semana do mês

Abril está praticamente na metade, mas os eventos e provas equestres seguem sendo realizados em todo Brasil. E para os apaixonados pelo universo dos cavalos, o Portal Cavalus preparou a agenda com as principais provas e eventos deste meio, com destaque para o Mangalarga Marchador, Cavalo Crioulo e provas gerenciadas pelo SGP Sistema.

Agenda terceira semana de abril:

15/04

Concentração de Macho

Bocal de Ouro

Parque de Exposições Assis Brasil – Esteio – RS

15 a 21/04

6ª Etapa do Campeonato Nordestino na Expogenética Alagoas 2024

Parque de Exposições José da Silva Nogueira – Maceió – AL

17 a 20/04

8ª Exposição Especializada Mangalarga Marchador Salinas

Parque Exposição Adail Melo – Salinas – MG

Exposição Especializada de Cordeiro

Parque de Exposições de Cordeiro – Cordeiro – RJ

17 a 21/04

Expo Sul

Haras Vô Luiz – Balneário Piçarras – SC

18/04

Crioulaço

Laço Criador

CTG Nene Lima – Capão Bonito Do Sul – RS

Paleteada – Rancho Queimado

Jaguaruna – Rancho Queimado – SC

18 e 19/04

3º Rodeio Fest Rancho RM

Rancho RM – Urutaí – GO

18 a 20/04

1ª Prova Rancho 4 Amigos

Rancho 4 Amigos – Primavera do Leste – MT

18 a 21/04

Morfologia Passaporte

Parque de Exposições Assis Brasil – Esteio – RS

Exposição Especializada de Itajubá

Parque de Exposições de Itajubá – MG

19/04

Clínica de Enduro Equestre

Cabana São Rafael – Balsa Nova – PR

19 e 20/04

Exposição Morfológica

Parque de Exposições de Itapetininga – SP

4ª Expo Interestadual Mangalarga Centro Norte e Nordeste

Fazenda Cavalo de Raça em Anápolis – Goiás

1° Etapa da Copa Scrap Ranch 2024

Scrap Ranch – Jaguariúna – SP

3° Bolão CT Nelson Junior

CT Nelson – São Mateus – ES

7ª Etapa do Campeonato PE 2023/2024

Parque de Exposições – Carpina – PE

19 a 21/04

51ª Expo Agro Itapetininga

Recinto Acácio de Moraes Terra – Itapetininga – SP

Etapa 2023/24 – Caminhos do Marchador – Haras Vale da Alegria

Haras Dois Compadres – Teresina – PI

4ª Etapa do XXIV Ranking da SHPR

7ª Etapa IV Ranking Rocha Top

Sociedade Hípica Paranaense

3ª Etapa Vaquejada ALQM

Parque de Vaquejada Ulisses Miranda – Palmeiras dos Índios – AL

35ª Vaquejada Parque José Ezelino

Parque José Ezelino – Santa Luzia – PB

1ª Prova de 3T do Rancho São Lucas

Racho São Lucas – Benfica – PA

20/04

I Etapa – Campeonato Paranaense de Enduro Equestre 2024

Cabanha São Rafael, Balsa Nova – Palmeira – PR

Copa de Marcha Inconfidentes

Parque de Exposição de Casa Grande – MG

1ª Copa de Marcha CTE MD e Haras DRB

CTE MD e Haras DRB – Paraopeba – MG

3ª Copa de Marcha Mangalarga Marchador de Araxá

Parque de Exposições de Araxá – MG

8º Circuito Caminho Novo de Copas de Marcha – Etapa Descoberto

Parque de Exposições de Descoberto – MG

Cavalgada – Lançamento Exp. Curvelo 2024

Saída Posto Inimutaba – Curvelo – MG

51ª ExpoAgro

Parque de Exposições – Itapetininga – SP

I Prova CT Edson Silva

Parque de Exposições – Pequeri – MG

Rodeio de Mirassol 2024

Recinto de Rodeio – Mirassol – SP

Prova ExpoMonte 2024

Parque de Exposições – Monte Alegre de Minas – MG

2ª Etapa do CSTT 2024

Estância Maju – Santa Fé – PR

Prova de Três Tambores Araxá

Sociedade Hípica – Araxá – MG

Prova 39ª Expofigueira

Parque de Exposições – Figueira – PR

I Prova CT Farol

CT Farol – Camboriú – SC

21/04

1ª Expo Porto Rico

Parque de Exposições – Porto Rico – PR

Prova Três Tambores Boracéia

Recinto Barretinho – Boracéia – SP

1ª Copa de Marcha Especializada de Maracás

Parque Municipal de Maracás – BA

Crioulaço

Laço Criador

Parque Expoagro – Itapetininga – SP

Por Heloísa Alves/Portal Cavalus
Fotos: Divulgação/Fazenda da Roseta

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Festa do Peão de Barretos confirma Chitãozinho & Xororó como atração do evento

Promovendo encontro entre nações, os clássicos sertanejos se unem ao som do country norte-americano

Publicado

⠀em

Festa do Peão de Barretos confirma Chitãozinho & Xororó como atração do evento

Ícones da música sertaneja, Chitãozinho e Xororó estão confirmados na programação da Festa do Peão de Barretos (15 a 25 de agosto). A dupla se apresenta no dia 24 de agosto, sábado, com sua turnê de 50 anos de carreira, reunindo os maiores clássicos.

Na mesma noite, o ídolo Cody Johnson também se apresenta no Estádio de Rodeios, marcando o primeiro show do norte-americano no Brasil e promovendo um encontro de apaixonados pelo tradicional sertanejo raiz e pela música country.

Ainda no mesmo dia, a Festa terá show de Fiduma & Jeca, Jads & Jadson e Bruno Rosa.

Atrações Festa do Peão

Em 15 de agosto, primeiro dia do Barretão, os shows já anunciados são de Luan Pereira e de Lauana Prado. Dia 16, sexta, estão confirmadas as apresentações de Maiara & Maraísa, Simone Mendes e Bruno & Marrone.

A programação segue no dia 17 de agosto, com César Menotti & Fabiano (embaixadores do rodeio deste ano), Jorge & Mateus e Ana Castela. No dia 18, domingo, está confirmado o show de Edson & Hudson.

Já no dia 22, tem Matogrosso & Mathias, Daniel, Victor & Léo e Pedro Paulo & Alex. E no dia 23, tem Zezé Di Camargo & Luciano, Luan Santana, Zé Neto & Cristiano, Munhoz & Mariano e Hugo Pena & Gabriel.

Ingressos

Os acessos para a 69ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, que acontece de 15 a 25 de agosto, estão à venda exclusivamente por meio do site oficial https://barretos.totalacesso.com/.

Estão disponíveis lotes para os nove setores que integram o evento, são eles: Parque/Rodeio/Show, Área Vip, Pista Prime, Pista Gold e Stage Prime; Camarotes Arena Premium, Brahma, Open Super Bull e Dagente. Também já é possível adquirir pacotes para a área de Camping, que funciona dentro do Parque do Peão.

Por Assessoria de Imprensa
Foto de chamada: Divulgação/João Pedro Martins

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Julgamento na Expolondrina abre etapa do Campeonato Nacional de Mini Horse

ExpoLondrina começou no último dia 05 e segue até o dia 14 de abril no Parque Ney Braga, em Londrina (PR), reunindo shows e provas equestres

Publicado

⠀em

Julgamento na Expolondrina abre etapa Nacional do Campeonato Nacional de Mini Horse

Começou na última sexta-feira (05), a 62ª Expolondrina, que será realizada até o dia 14 de abril no Parque Ney Braga, em Londrina (PR). Como virou tradição há mais de dez anos, a ExpoLondrina marca a abertura do Campeonato Nacional de Mini Horse.

Um total de 36 cavalos participou do julgamento que avalia as características morfológicas dos animais em 20 categorias de machos e fêmeas jovens (até 36 meses de idade) e adultos (acima de 36 meses) na pista central do Parque Ney Braga no sábado (6) e domingo (7).

Julgamento Mini Horse

A competição, promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Mini Horse, acumula pontos no ranking nacional para os animais melhores avaliados em cada etapa – são de oito a dez no ano. A graça dos pequenos cavalos costuma despertar a atenção dos visitantes da Expo, especialmente as crianças. São elas, afinal, o público-alvo na comercialização dos Mini Horses no país, mercado que envolve mais de 8 mil animais registrados na associação nacional.

“Esse evento é muito importante porque a gente consegue reunir equinos de pequeno porte para que as pessoas possam entender também que os cavalos têm diversas aptidões, e além disso fomenta famílias e crianças saberem também que o cavalo pode ser um pet”, destaca a diretora de atividades equestres da Sociedade Rural do Paraná, Roberta Garbelini Gomes.

São diversas aptidões avaliadas no julgamento. Conforme explica o criador e juiz da etapa de Londrina, Paulo de Andrade Carvalho Neto, o princípio é que os animais obedeçam a um padrão racial estabelecido pela associação dos criadores. “Avaliamos se o animal tem uma boa saída de pescoço, que é o ângulo de 45 graus, que tamanho e angulação da garupa sejam proporcionais, que tenha uma garupa um pouco mais reta, por exemplo, além de uma cernelha bem destacada, que é a região entre o final do pescoço e começo do dorso”, detalha.

Outros critérios avaliados no julgamento são passagem de dorso, lombo e garupa, além de um trote ou marcha que permita um bom andamento do mini horse. “Nas fêmeas procuramos uma cabeça mais delicada, mas também bem desenhada, e no macho uma cabeça um pouco mais expressiva, mas não pesada, bem lapidada. Nos dois gêneros, também é considerada uma ganacha [bochecha] bem definida, sendo que no macho um pouco mais ampla e que traga um pouco mais de masculinidade para o animal”, pontua o julgador.

Ainda segundo Carvalho Neto, são desclassificados para o julgamento os cavalos com uma enfermidade de dentição conhecida como prognatismo, que é a mandíbula avantajada em relação à pré-maxila do animal. “No bragnatismo, que é o processo inverso, culminando no encurtamento da mandíbula, aceitamos até meio dente”, explica.

Gerente de eventos da Associação Brasileira de Criadores de Mini Horse, José Bastos Cruz Sobrinho, o Zezé, afirma que a etapa de julgamento é importante para agregar valor de mercado ao animal ao estimular seu processo evolutivo, além de ter um caráter “educativo”. “O julgamento é educativo, se for visto de forma bem neutra pelo criador vai orientá-lo para saber se está no caminho certo, se o animal está adequado para estar na evolução da genética do seu criatório ”, considera.

Destinado ao público infanto-juvenil, mercado tem boa liquidez

Criador e gerente de eventos da Associação Brasileira de Mini Horse, José Bastos Cruz Sobrinho explica que o mini horse é uma raça de pônei que tem as mesmas características morfológicas e reprodutivas dos cavalos de porte. “O mini horse é um equino igualzinho a qualquer outra raça, não muda absolutamente nada, inclusive a parte reprodutiva”.

Ele pontua que um dos padrões raciais determinados por entidades reguladoras da equinocultura está relacionado à altura dos animais. “Todo equino com menos de 1,38m é considerado do agrupamento do pônei. Existem várias raças de pônei, e o mini horse é a menor raça de pônei criada no Brasil”. Na fase adulta, os animais têm altura média de 89 a 98 centímetros.

Por ser considerado um cavalo de estimação, o mini horse tem o comércio destinado majoritariamente ao público infanto-juvenil. “É um mercado muito forte destinado geralmente ao público mais jovem e crianças. Temos tido um mercado com boa liquidez na criação dos animais. Os Mini Horses são muito rústicos, dificilmente ficam doentes, são fáceis de serem criados e manejados, com a vantagem de que ocupam menos espaço e comem menos”, afirma o criador.

Só que a graça da aparência dos minis cavalos costuma levar as pessoas a considerá-los mansos, uma falsa impressão, conforme alerta o membro da associação dos criadores. “A gente sempre orienta as pessoas, porque como ele é pequenininho, acham que é manso por natureza. O animal tem que ter todos os cuidados de um cavalo normal”, aconselha.

São cerca de 8 mil minis pôneis registrados na Associação Brasileira de Criadores de Mini Horse, que também faz o controle de registro genealógico dos animais. A maioria dos criatórios está no estado de São Paulo. A alimentação deles é similar a dos cavalos de grande porte, à base de farelo de soja, farelo de trigo e milho. A diferença é que o equino tradicional consome cinco vezes mais de ração por dia.

Os resultados do julgamento de Mini Horses podem ser conferidos através do site da Expolondrina.

Por Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação/Expolondrina

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo
WordPress Ads
WordPress Ads