Buck: o vaqueiro californiano

O documentário Buck apresenta a história do vaqueiro Buck Brannaman, inspiração para o filme O encantador de cavalos, dirigido por Robert Redford

Buck descende de uma linha de horsemanship, trabalhou com Ray Hunt e foi movido por Tom Dorrance e Bill Dorrance, sendo pioneiros no movimento moderno de equitação natural, que difere da equitação clássica quando ao modo de treinamento de cavalos.

O fundamento básico do horsemanship é em nenhum momento usar a violência, a brutalidade, sempre ser gentil. Para Buck Brannaman, “cavalos maltratados são como crianças maltratadas. Eles não confiam em ninguém e esperam o pior.

Mas paciência, liderança, compaixão e firmeza podem ajudá-los a superar seu passado”. Assim, dor e medo não resultam em um relacionamento saudável, de confiança entre cavalo e as pessoas.

História

Buck nasceu em 1962, cresceu em meio a brutalidade e violência do pai, ele e seu irmão começaram desde pequenos no mundo do cavalo, com apresentações e truques com o laço. Logo foi desenvolvendo um aprendizado sobre os cavalos, aprimorado por Hunt e os irmãos Dorrante, que é a capacidade de descobrir o “por que um cavalo faz o que ele faz”. 

Assim, consegue entender o comportamento animal como um resultado de vários fatores e não, apenas, como um fator isolado do contexto social e histórico.

Buck: o vaqueiro californiano O documentário Buck apresenta a história do vaqueiro Buck Brannaman, inspiração para o filme O encantador de cavalos, dirigido por Robert Redford
Foto: Reprodução/Facebook

Entender os cavalos, de certa forma, contribuiu para entender a violência sofrida em sua infância. E pelo cavalo vem ensinando as pessoas mudarem a sua forma de agir, seja pelas clínicas, seja pelos seus livros.

Método

O método desenvolvido pelos horsemanship, por acaso ou não, é um método muito difundido na psicologia, conhecido como condicionamento operante, na qual utiliza de reforçadores (positivos, negativos ou punitivos) para se conseguir algum comportamento. Ora se refere a pressão e alívio.

Na equitação tradicional usa-se a violência e o medo para se conseguir algum comportamento do animal, uso de chicotes, amarras, correntes, paus, entre outros são utilizados para conseguir algum resultado.

Para a psicologia o reforço positivo aumenta a probabilidade de ocorrência, o reforço negativo diminui a probabilidade. Entretanto, no tradicional, fazem o contrário, violência para fazer, e mais violência para não fazer certo movimento.

Pressão e alívio tem sido um método com grande êxito, sendo utilizando pelos principais cavaleiros no Brasil. Principalmente na percepção de buscar entender as razões do animal estar ou não realizando o que se deseja, abre um olhar as características do animal (morfologia), as suas histórias (traumas), possíveis patologias etc.

Buck: o vaqueiro californiano O documentário Buck apresenta a história do vaqueiro Buck Brannaman, inspiração para o filme O encantador de cavalos, dirigido por Robert Redford

Documentário

No documentário ‘Buck’ podemos entender um pouco desse método, explorando as clínicas de doma e treinamento dos cavalos realizadas por Buck Brannaman.

Bem como , compreender o surgimento do método na vida de Buck, através de depoimentos pessoais sobre sua história de vida e os caminhos percorridos depois de 30 anos de aprimoramento do método.

O documentário legendado pode ser encontrado no youtube.

Colaboração: Luciano Ferreira Rodrigues Filho
Cavaleiro e Pesquisador | 
Campeira Dom Herculano | lu_fr@yahoo.com.br
Crédito da foto de chamada: www.brannaman.com

Leia também:
Paisanos: o retrato do trabalhador do campo

Deixe um comentário