O documentário Buck apresenta a história do vaqueiro Buck Brannaman, inspiração para o filme O encantador de cavalos, dirigido por Robert Redford
Buck descende de uma linha de horsemanship, trabalhou com Ray Hunt e foi movido por Tom Dorrance e Bill Dorrance, sendo pioneiros no movimento moderno de equitação natural, que difere da equitação clássica quando ao modo de treinamento de cavalos.
O fundamento básico do horsemanship é em nenhum momento usar a violência, a brutalidade, sempre ser gentil. Para Buck Brannaman, “cavalos maltratados são como crianças maltratadas. Eles não confiam em ninguém e esperam o pior.
Mas paciência, liderança, compaixão e firmeza podem ajudá-los a superar seu passado”. Assim, dor e medo não resultam em um relacionamento saudável, de confiança entre cavalo e as pessoas.
História
Buck nasceu em 1962, cresceu em meio a brutalidade e violência do pai, ele e seu irmão começaram desde pequenos no mundo do cavalo, com apresentações e truques com o laço. Logo foi desenvolvendo um aprendizado sobre os cavalos, aprimorado por Hunt e os irmãos Dorrante, que é a capacidade de descobrir o “por que um cavalo faz o que ele faz”.
Assim, consegue entender o comportamento animal como um resultado de vários fatores e não, apenas, como um fator isolado do contexto social e histórico.
Entender os cavalos, de certa forma, contribuiu para entender a violência sofrida em sua infância. E pelo cavalo vem ensinando as pessoas mudarem a sua forma de agir, seja pelas clínicas, seja pelos seus livros.
Método
O método desenvolvido pelos horsemanship, por acaso ou não, é um método muito difundido na psicologia, conhecido como condicionamento operante, na qual utiliza de reforçadores (positivos, negativos ou punitivos) para se conseguir algum comportamento. Ora se refere a pressão e alívio.
Na equitação tradicional usa-se a violência e o medo para se conseguir algum comportamento do animal, uso de chicotes, amarras, correntes, paus, entre outros são utilizados para conseguir algum resultado.
Para a psicologia o reforço positivo aumenta a probabilidade de ocorrência, o reforço negativo diminui a probabilidade. Entretanto, no tradicional, fazem o contrário, violência para fazer, e mais violência para não fazer certo movimento.
Pressão e alívio tem sido um método com grande êxito, sendo utilizando pelos principais cavaleiros no Brasil. Principalmente na percepção de buscar entender as razões do animal estar ou não realizando o que se deseja, abre um olhar as características do animal (morfologia), as suas histórias (traumas), possíveis patologias etc.
Documentário
No documentário ‘Buck’ podemos entender um pouco desse método, explorando as clínicas de doma e treinamento dos cavalos realizadas por Buck Brannaman.
Bem como , compreender o surgimento do método na vida de Buck, através de depoimentos pessoais sobre sua história de vida e os caminhos percorridos depois de 30 anos de aprimoramento do método.
O documentário legendado pode ser encontrado no youtube.
Colaboração: Luciano Ferreira Rodrigues Filho
Cavaleiro e Pesquisador | Campeira Dom Herculano | lu_fr@yahoo.com.br
Crédito da foto de chamada: www.brannaman.com
Leia também:
Paisanos: o retrato do trabalhador do campo