Camargue Horse é uma raça selvagem que vive na França

Sua origem remonta há milhares de anos. Os exemplares são todos tordilhos, belos e rústicos

O Camargue Horse é uma raça antiga de cavalos indígenas da área de Camargue, sul da França. Suas origens, entretanto, permanecem relativamente desconhecidas. Embora geralmente seja considerada uma das raças mais antigas de cavalos do mundo.

Durante séculos, inegavelmente há milhares de anos, esses pequenos cavalos viveram selvagens no ambiente hostil dos pântanos de Camargue. E ainda nas zonas úmidas do delta do Ródano, um dos principais rios de Europa. Local que fica próximo a Gard e Bouches-du-Rhône.

Antes de tudo, o Camargue Horse desenvolveu resistência e agilidade, características pelas quais são conhecidos hoje. Tradicionalmente, vivem em condições semi-selvagens nas terras pantanosas da região.

O cavalo de Camargue é a montaria tradicional dos gardians, pastores de gado da região de Provence. Assim sendo, os ‘cowboys’ de Camargue têm um trabalho semelhante aos vaqueiros norte-americanos ou os charros mexicanos. Na França, com o Camarguês, eles tocam gado usados em touradas.

Características

A pelagem do Camarguês é predominantemente tordilho. Os indivíduos adultos podem ter pêlo preto embaixo do branco. Nascem mais escuros e vão ficando mais claros à medida que crescem.

São cavalos pequenos, geralmente de 1,35m a 1,50m, pesando cerca de 350 a 500 kg. Apesar da estatura, são fortes. Considerados robustos e inteligentes, possuem pescoço curto, tórax profundo, corpo compacto, membros bem articulados, fortes e crina e cauda cheias.

A cabeça tem muitas semelhanças com o cavalo Barbe, do norte da África. As orelhas são pequenas, curtas e bem separadas. O cavalo de Camargue tem um dorso de comprimento médio, bem apoiado, e uma garupa completa levemente inclinada.

Possui pernas longas, bem proporcionadas, fortes e resistentes. Seus cascos são duros e resistentes, com solas grandes e largas, adequadas ao seu habitat pantanoso original.

O ‘gardian’

História

Alguns pesquisadores acreditam que o Camargue descende do antigo cavalo Solutré, caçado durante o período do Paleolítico Superior. Eventualmente, evidências arqueológicas foram encontradas na atual região da Borgonha, na França.

Sua genealogia está intimamente ligada aos cavalos ibéricos, especialmente os da parte norte da península. O Camargue Horse foi usado ​​em grande escala durante a construção do canal de Suez na década de 1860.

Somente no final dos anos 70 é que o Governo Francês decidiu criar um Stud Book para preservar a raça. Conforme já dito, é usado para manejo de gado. Ao mesmo tempo que serve para provas de Adestramento e de longa distância.

O filme White Mane, de 1953, retrata um cavalo branco líder de uma manada de cavalos selvagens que vagueia livre pelos pântanos de Camargue. O longa foi ganhador de vários prêmios.

Camargue Horse é uma raça selvagem que vive na França

Fonte e Fotos: Wikipedia

Deixe um comentário