Adriano Dias dos Santos fez sua primeira apresentação no Nacional ABQM e foi uma realização para o Paratleta
Os cavalos não são uma novidade na vida de Adriano Dias dos Santos, que desde criança já montava em alguns animais no sítio onde seu pai trabalhava. O rapaz tem paralisia cerebral, hemiplégico a esquerda e, devido a isso, é aluno da APAE.
Já adulto, os cavalos voltaram para sua vida, e dessa vez para ficar. “Há quatro anos iniciei no Projeto de Equitação Terapêutica da APAE de Sapopema/PR, e tive a oportunidade de treinar os Três Tambores com ajuda dos profissionais da equipe do SUS e da APAE, em parceira com o CT Guto Macedo”, comenta Adriano.
Ele conta que no projeto realiza tratamento com a psicóloga Giselle Ferreira, o fisioterapeuta Marcelo Amaral, o terapeuta ocupacional Ricardo Sartori e equitação com Guto e Aguinaldo.
E por treinar no CT os Três Tambores e o evento da ABQM ter a categoria Paratleta, Adriano e seu treinador Guto foram para São Paulo para fazer a avaliação com a Dra. Gabrielle Brigite e participar de uma competição oficializada.
Todo esse processo teve um grande apoio de todos os envolvidos no projeto e alguns padrinhos que ajudaram financeiramente para que fosse possível a realização desse sonho do Adriano.
No pódio do Nacional ABQMEm julho, Adriano fez sua primeira apresentação em um Campeonato Nacional da ABQM, e foi muito bem. Em sua estreia, fez um 36s566 na categoria Paratleta- Handcap 2, ao conduzir o animal Suellen Lad SZ (Alamitos King SLN x Suellen gama SJ).
“Me senti realizado com a conquista. Foi muito gratificante o apoio que toda a equipe proporcionou. Espero novamente participar das próximas competições da ABQM e cada vez mais crescer como competidor”, disse Adriano.
O Projeto
Há cinco anos, Guto Macedo presidiu a APAE de Sapopema e conseguiu tirar um projeto do papel. Uniui o seu CT com o trabalho desenvolvido por profissionais daquela instituição, que hoje faz 64 atendimentos mensais com mais de 20 jovens.
“O projeto de Equitação Terapêutica só é possível devido ao esforço e trabalho em conjunto dos profissionais do SUS e da APAE, da prefeitura municipal e da diretoria da APAE que dá o apoio necessário para que esse projeto tenha continuidade”, ressaltou Guto.
O treinador garante que é uma satisfação acompanhar o desenvolvimento e ver a alegria dos alunos da APAE. “O Adriano é um menino especial, pois mesmo com suas dificuldades, a sua força de vontade em vencer na vida, supera todos os obstáculos físicos e mentais que ele apresenta”, disse o treinador.
Por Juliana Antonangelo e Veronica Formigoni
Fotos: ABQM