E o número de inscrições de Laço no Congresso cresceu, segundo o Departamento de Esportes

Vai de hoje, 23, até domingo, dia 28 de abril, a segunda etapa do 29º Congresso Brasileiro de Conformação & Trabalho da raça Quarto de Milha. O evento está acontecendo em Presidente Prudente/SP, no Rancho Quarto de Milha. Mais 2,2 mil conjuntos de todo o país estão a postos para voltar para casa com mais fivelas.

Desse número citado acima, são de 308 competidores e 630 animais. De acordo com o Departamento de Esportes da Associação, o número de inscrições para as seis modalidades do evento é um recorde. Mesmo comemorando essa marca, especialmente no Laço, o número de competidores e cavalos é menor que no ano passado. Ou seja, menos competidores se inscreveram, mas os que fizeram, aumentaram suas chances.

Competidores de todo o país entraram em pista desde hoje de manhã para disputas no Breakaway Roping, Laço Individual, Laço Individual Técnico, Laço em Dupla, Laço Cabeça e Laço Pé. “O total de inscrições nessas modalidades superou o número de inscritos em 2018, quando o evento recebeu 2115 conjuntos nessas provas. Destaque para o Laço Pé, que registrou crescimento de 25% no número de inscritos, seguido pelo Laço Cabeça que aumentou as participações em 19%”, afirmou Henrique Campana, gerente de Esportes da ABQM.

Se juntarmos as duas etapas – Avaré/SP de 9 a 14 de abril -, chegamos a 7640 inscrições no total. O número é 17% maior no comparativo com o ano passado, que recebeu 6406 inscrições. Se forem considerados os números das modalidades de Apartação, Cinco Tambores, Conformação, Maneabilidade e Velocidade, Performance Halter, Ranch Sorting, Rédeas, Seis Balizas, Team Penning, Três Tambores, Western Pleasure e Working Cow Horse, esta edição recebeu 1124 competidores e 1984 cavalos.

Chamada de Arena Vetnil, a pista principal do icônico Rancho Quarto de Milha, que já abriu provas da ABQM no passado, recebeu hoje Laço Individual Técnico nas categorias Aberta Júnior, Aberta Sênior, Aberta Castrado, Cavalo Iniciante, Pro Light, Amador, Amador Light Amador Master A e Amador Master B.

O destaque do dia vai para Kenny Afonso da Cunha, detentor das três maiores notas da modalidade até o momento. Com Billy Is It marcou 226 pontos em uma passada praticamente perfeito para ficar com o título da Aberta Senior. Categoria que teve como segundo lugar o conjunto Francisco Carlos Turra Júnior e Dully Blue, com 219,5 pontos.

Kenny Cunha. Foto: Arquivo Pessoal

Na Aberta Castrado, Kenny ficou com os dois primeiros lugares. Marcou 221,5 pontos ao apresentar Woody Dunit Jazz; e 219,5 pontos com Little Hit Whiz. Respectivamente, o segundo e o terceiro maiores notas do dia. E que no caso inclui também a performance de Francisco Turra citada acima.

Mário Dias Moreira Francisco com Scooter Green MDP foi o campeão da Aberta Junior – categoria com maior número de concorrentes – ao marcar 218 pontos. O reservado campeão dessa categoria, que ficou com os títulos AQHA e Aberta Junior Castrado, foi Marcos Gonçalves de Sousa Júnior, com Crazy Sapucaia. Marcos Eduardo de Oliveira Peres foi o campeão da Aberta Sênior Castrado com Shine The Moon HLA, nota 219.

Ainda falando das provas já encerradas, Marcos Mendonça Andrade Nicolielo levou VPJ Pop A Top ao primeiro lugar da Pro Light, com 218 pontos. E pela Amador, o título ficou para Carlos Eduardo Pedrosa Auricchio com She Dunit Easy, também 218 pontos. No momento corre a Amador Light e quem lidera é Diogo Gonçalves Barcelos com Dully Blue, nota 221. Todas as informações e resultados completos: www.abqm.com.br/congressobrasileiro.

Por Equipe Cavalus
Colaboração e Fotos: ABQM

 

 

Escreva um comentário