Geral

Exercícios lúdicos para pequenos cavaleiros

Paula Camargo, da Hípica Cenaem, trata nesse artigo de um assunto super bacana e que não ouvimos falar muito por ai

A equitação é uma prática que faz bem à saúde, trabalha postura, disciplina e permite o contato com a natureza. Dessa forma, o instrutor deve ser preparado para transmitir corretamente a técnica para formação de bons cavaleiros.

Antes de tudo, ensinar crianças é um grande desafio! A simples aplicação de exercícios técnicos pode causar desinteresse. Portanto, são necessárias didática diferenciada e aplicação de exercícios lúdicos.

O intuito é que essa prática atinja os objetivos técnicos, utilizando uma linguagem correspondente a faixa etária do aluno.

Na Hípica Cenaem, além de montar, todos os alunos aprendem o manejo, a forma correta de entrar na cocheira, pegar o animal, escovar, limpar os cascos, selar, lavar e todos os cuidados.

Além disso, aprendem também o uso de cada equipamento, interpretar as atitudes dos cavalos e a forma que devemos interagir com eles. Para crianças, tudo isso deve ser transmitido de maneira divertida, leve e gradativa.

Exercícios lúdicos para pequenos cavaleiros

Importante entender para quem você está ensinando

Crianças que ainda não completaram sete anos devem realizar aulas avulsas esporádicas, com menor duração. De tal forma que essas aulas devem mesclar manejo e montaria, ensinando noções de respeito e cuidados com os animais.

São poucas as crianças nessa faixa etária que tem maturidade para encarar a equitação como atividade esportiva, de forma séria e rotineira.

A partir dos sete anos de idade já é possível desenvolver o aprendizado com uma rotina de aulas. Mas sempre é necessário avaliar a maturidade e interesse do aluno, respeitando suas individualidades.

O intuito de cada aula deve ser atingir uma pequena evolução em relação ao nível atual do aluno. Propor desafios possíveis, elogiar os pontos positivos e focar os exercícios na evolução das dificuldades é uma boa estratégia.

São muitos os exercícios que a Equipe da Hípica Cenaem desenvolveu para o aprendizado de crianças. Em seguida, compartilharemos um exemplo de exercício para cada finalidade, que apresentam ótimos resultados.

Exercícios lúdicos para pequenos cavaleiros
Os alunos aprendem o manejo, a forma correta de entrar na cocheira, pegar o animal, escovar, limpar os cascos, selar, lavar e todos os cuidados

Correção de posição

‘Princesas na passarela’ – Nessa brincadeira, as meninas usam coroas e precisam ‘desfilar’ sem deixá-la cair. Estimulando que montem com postura correta.

Exercícios de Equilíbrio

‘Cabeça, ombro, joelho e pé’ – Já nessa, o aluno na guia faz os movimentos da música com as duas mãos. Assim sendo, desenvolve o equilíbrio de forma divertida.

Exercícios de Coordenação

‘Siga o mestre’ – O instrutor realiza sequências que apresentem alguma dificuldade para o aluno imitar. Em resumo, a finalidade é fazer os mesmos movimentos de braços e pernas, troca de mãos nas rédeas e mudanças de direção. O aluno também pode ser o ‘mestre’ e criar algumas sequências.

Exercícios lúdicos para pequenos cavaleiros
Siga o Mestre

Exercícios de controle e direção

‘Pega-pega no trote’ – Como o aluno não pode galopar, aprende a controlar o animal ao trote e trabalha direção.

Exercícios mistos

‘Caça ao tesouro’ – A cada pista o aluno precisa realizar um exercício diferente. Inclusive, aqueles que não gostam muito, passando assim por esse aprendizado sem desgaste.

A experiência adquirida nos 22 anos de Hípica Cenaem permitiu a criação e aplicação de um método com uma sequência clara e objetiva. Sendo esse o melhor caminho para formação da equitação.

É importante a conscientização da necessidade de ensinar sólidas técnicas quando o objetivo é o esporte. Os instrutores devem ter responsabilidade e paciência para formar bons cavaleiros antes de torná-los competidores de qualquer modalidade eqüestre.

Em suma, é um grande desafio trabalhar com o sonho das pessoas! Não é só ensinar a montar, a gente ensina a tratar os cavalos com amor e respeito. Orientamos eles e acompanhamos cada conquista, cada sorriso. Cada olhinho brilhante é o que motiva toda a equipe da Hípica Cenaem a dar o melhor todos os dias com a certeza que estamos no caminho certo!

Leia também:
Treinamento de equilíbrio e agilidade

Colaboração: Paula Camargo
Fotos: Cedidas