Geral
Existem duas formas de treinar um cavalo, mas apenas uma de agir corretamente
Claudia Ono fala em sua coluna da semana que só há uma forma de agir corretamente e ela começa no respeito

Todos os animais, isso nos inclui, podem ser ensinados e treinados de duas maneiras básicas: com pressão excessiva ou com alívio da pressão. Assim, existem duas formas de treinar um cavalo, mas apenas uma forma de agir corretamente. De tal sorte que vou dar um exemplo do que seria cada um e quais as consequências de ambos.
LEIA TAMBÉM
- Três Tambores: falta de confiança é o maior bloqueio para sua prova
- Medo da velocidade não é psicológico, não. É falta de técnica
1- Pressão excessiva e castigos
Os cavalos podem ser treinados e doutrinados a temer tanto uma situação que optam por se submeter a qualquer coisa para não passar por isso.
Podemos congelar as reações dos cavalos, assim como fazer com que temam a nossa presença e a represália. E nem será preciso bater ou ferir.
Isso desde a doma. Portanto, imagine um potro, um filhote, sendo domado. Ele teme tudo, pois nada daquilo estava nos planos dele.
Podemos amarrar esse potro a um poste, colocar a sela e deixar que ele estire até não aguentar mais. Porque uma hora ele vai desistir e parar.
Pronto, ele já entendeu que não pode demonstrar medo. Ou seja, entendeu que somos uma ameaça mais forte do que seu poder de fuga.
Depois disso vamos montar esse potro. Ele vai pular e nós não vamos cair. Se por acaso cairmos, vamos chicotear e montar novamente. Ao propósito, de cima dele vamos aplicar muitas chicotadas e esporadas.
Seu cavalo vai desistir novamente e assim seguimos aplicando tanta pressão quanto for preciso para fazer esse potro desistir de se expressar
Nos Três Tambores, quando ele errar e passar do ponto, vamos dobrar seu pescoço e puxar muitas vezes as rédeas batendo a embocadura no seu maxilar. Não corta, mas causa dor.
Enquanto isso acertamos algumas muitas esporadas em suas costelas e paletas. Pronto, esse cavalo já sabe que se sair um fio da risca colocaremos muita dor como castigo.
Por outro lado, em outro momento, achamos que ele está de sacanagem trabalhando mal. Dessa forma, o colocamos ao redor de um tambor fazendo girar durante muito tempo. Castigo aplicado no meio do percurso. Ele perde a segurança.
Saímos para passear na estrada com esse cavalo e ele se assusta com um saco plástico na estrada. Então, damos reiadas e esporadas até ele chegar perto do saco. Sem dúvida, ele chega tenso e tremendo. Mais algumas esporadas. Pronto, ele chegou e parou. Viu que o saco não é perigoso? Não, ele viu que a peça de cima é a mais perigosa que há.
Depois de um ou dois anos esse cavalo se torna ansioso, tem medo de entrar na pista, não quer partir. Mais pressão e ele entra e parte. Até um dia em que ele não poderá mais. Não terá mais energia emocional para trabalhar.
Esse cavalo só pensa em correr, ele não trota mais. É um cavalo que passa reto pelo tambor. Nega o giro. Por fim, será descartado porque não tem solução, é um cavalo ruim.

2- Alívio da pressão
Aquele mesmo potro do começo desse artigo. Agimos como alguém de seu grupo e ele passa a confiar. De fato, trabalhamos do chão em um redondel ou guia mostrando os primeiros movimentos.
Ele se assusta com novos objetos. Então, colocamos esses objetos espalhados pelo redondel. Sobretudo, ele trabalha na guia e se habitua a essas novidades. Como resultado, ele mesmo chega perto dos objetos para cheirar e observar e logo vê que não oferecem perigo.
Um desses objetos é a sela. Desse modo, mostramos que ele não corre riscos e colocamos a sela. O cavalo não se sente pressionado, sabe que não corre riscos. Por isso não pula.
Montamos em etapas. Em primeiro lugar, o cavalo se acostuma com a sela em movimento. Em seguida, com um pouco do nosso peso em um estribo. Por consequência, trabalhamos aos poucos, sem sustos.
Os cavalos são extremamente inteligentes e logo aprendem o que queremos. Em outras palavras, também aprendem em quem confiar.
Seguimos nosso exercício de aprendizado. Cavalos temem antes de qualquer coisa. São programados a temer e fugir para um local seguro.
A pista pode ser um local de segurança e a sua presença também. Levamos nosso cavalo para o percurso e ele ainda não sabe nada. Ensinamos a ele.
Assim, mostramos o que fazer e ele acerta ou erra. Repetimos mostrando como fazer. Então, ele acerta e damos a ele o descanso.
Pronto, seu cavalo aprendeu que fazendo daquela forma ganha o maior dos prêmios que um cavalo almeja: o descanso, o alívio
Saímos para dar uma volta pela estrada. Eventualmente, o cavalo se assusta com a sacola plástica. Relaxo na sela. Não olho para ele nem para a sacola.
Dessa forma ficamos parados por alguns segundos. A sacola lá. Incentivo ele a dar um passo. Titubeia, mas dá um passo. Relaxo. Incentivo mais um passo, ele dá dois.
Cheira a sacola. Já viu que não é nada demais. Sente-se seguro e sabe que sacolas não são nada demais.
Depois de um ou dois anos este cavalo será a minha dupla. Somos um baita conjunto. Ele cada dia mais seguro. Eu cada dia mais confiante na capacidade dele.
É um cavalo que se expressa o tempo todo. Sabe agir no nosso grupo e sabe que está seguro dentro dele.
Esse cavalo será cada dia melhor. Trabalhar é interessante e uma chance de agir comigo, seu grupo.
Entra na pista, olha o tambor. Sabe que vai correr, orelhas em pé atentas ao próximo passo. Partimos e ele melhora a cada passada. Vamos juntos por mais uma década pelo menos.
A empatia e a inteligência sempre trará o melhor dos cavalos, assim como traz o melhor de nós mesmos.
Só há uma forma de agir corretamente e ela começa no respeito: ao indivíduo, às diferenças e à natureza alheia. Respeitar.
Por Claudia Ono
Três Giros
Crédito das fotos: Reprodução/Facebook
Veja outras notícias no portal Cavalus

Geral
Mormo é tema do último episódio do Podcast Cavalus que vai ao ar nesta quinta-feira
No total, a primeira temporada contou com episódios, todos gravados durante a ABRAVEQ, realizada em julho na cidade de Campinas (SP)

Nesta quinta-feira (29), vai ao ar o último episódio da primeira temporada do Podcast Cavalus, um programa desenvolvido pelo Grupo Cavalus de comunicação, com convidados especialistas que falaram sobre diversos temas pertinentes ao meio do cavalo.
Mormo
Neste décimo e último episódio da primeira temporada do Podcast Cavalus, o convidado foi o professor Carlos Eduardo Nogueira, que é também Consultor Técnico da Câmara Setorial – MAPA.
Durante o programa, o assunto abordado foi Mormo, uma doença extremamente importante para o mercado de cavalos, pois está relacionada com a questão sanitária, e a partir do momento que temos um caso positivo a propriedade é interditada até sanar todos os possíveis animais acometidos ou que possam estar portando a doença.
Vale destacar que em São Paulo, desde julho deste ano, o exame de Mormo deixou de ser obrigatório, atendendo à Resolução nº 45 de 2023, que altera incisos da Resolução SAA 78 de 2021.
Além do Mormo, Carlos Nogueira falou sobre como funciona o trabalho dentro da Câmara Setorial, afim de assessorar o Ministério da Agricultura e Pecuária.
Para Hélio Itapema, um dos apresentadores do programa, esse é um assunto muito importante, que envolve economia, questões zoossanitárias, que precisam de decisões embasadas com conhecimento.
Podcast Cavalus e parceiros
No total, o Podcast Cavalus contou com 10 episódios que foram lançados semanalmente em várias plataformas. O projeto tem como intuito seguir um formato itinerante, com cada temporada produzida em um local diferente. Nesta primeira temporada, as gravações foram feitas durante a ABRAVEQ, realizada em julho na cidade de Campinas (SP). Além da parceria com os convidados, o programa conta com o apoio da Integral Mix e Cutter Jeans. Todos os episódios podem ser conferidos através do CavalusPlay no YouTube.
Por Heloisa Alves/Portal Cavalus
Fotos: Reprodução/Youtube
Leia mais notícias aqui.
Geral
Agenda da primeira semana de dezembro tem provas espalhadas pelo país
Último mês do ano conta com diversas competições de raças e modalidades diferentes em todos os cantos do Brasil

Dezembro está quase batendo na porta, nos aproximando da reta final de 2023. Entretanto, as competições equestres continuam a todo vapor em todo o Brasil. Um dos destaques da agenda da primeira semana de dezembro é o VS Festival, o maior Tira-Teima, um dos mais aguardados entre os competidores de Três Tambores.
O Portal Cavalus apresenta a agenda dos últimos dias de novembro e da primeira semana de dezembro.
Confira a agenda da primeira semana de dezembro:
27/11 a 03/12
VS Festival
Haras Raphaela – Tietê – SP
28/11 a 02/12
Expo Sul – Lages
Parque Conta Dinheiro – Lages – SC
2ª Exposição Especializada do C. Mangalarga Marchador de Avaré
Parque de Exposições de Avaré – Avaré – SP
29/11 a 02/12
II Expo São Lourenço Faturar
Parque Municipal Ilha Antônio Dutra – São Lourenço – MG
Final Nacional de Campereada – Esteio
Final Ranch Sorting – Esteio
Parque de Exposições Assis Brasil – Esteio – RS
29/11 a 03/12
5ª Vaquejada Parque João e Maria
Parque João e Maria – São Luis – MA
30/11 e 01/12
1ª Etapa Copa MT de Ranch Sorting
Estância GM – Mirassol d’Oeste – MT
30/11 a 02/12
9º Edição Prova do Ricardinho
Rancho Mentel – Alto Garças – MT
2ª Etapa da V Copa Haras Turato
Haras Turato – Nova Independência – SP
30/11 a 03/12
Exposição Morfológica – Carazinho
Concentração de Machos – Carazinho
Credenciadora Mista – Carazinho
Paleteada – Carazinho
Parque Vali Albrecht – Carazinho – RS
IX CSN* Brasília Indoor
Sociedade Hípica de Brasília – Brasília – DF
01/12
I Copa Natalina de Marcha do Haras Cristal da Serra
Haras Cristal da Serra – Teresópolis – RJ
01 e 02/12
2º Etapa 11º Campeonato NTRMS
Acrissul – Campo Grande – MS
2ª Etapa do XII Campeonato Expovel
Parque de Exposições – Cascavel – PR
2ª Etapa do Campeonato ARQM 2023/2024
Jóquei C do Esp. Santo – Vilha Velha – ES
01 a 03/12
Cavalgada das Areis
Haras da Lagoa Branca – Viamão – RS
CEI – COLINA SP
Haras Cedro da Colina – Colina – SP
XXVI Copa Pernambuco & V Etapa do Circuito N/NE
Caxangá Golf & Country Club – Recife – PE
02/12
1º Etapa 5ª Campeonato de Laço Comprido Técnico e Braço NQMSSP
Cactus Ranch – Itapetininga – SP
Copa AMCT de Ranch Sorting – 5º Etapa
Working Horse – Esmeraldas – MG
Esquenta Copa RS de Ranch Sorting
Ranchão Sertanejo – Descalvado – SP
6ª Copa NUCAVE Barbacena – MG
Circuito de Marcha do Sudoeste de Minas – IV Etapa Passos
Parque de Exposição de Passos – Passos – MG
2ª Copa de Marcha do Haras Pardal
Haras Pardal – Três Marias – MG
2ª Copa de Marcha Haras São João
Haras São João – Matipó – MG
Rodeio Show Adolfo 2023
Recinto de Rodeio – Adolfo – SP
Final do Campeonato R. Quarto de Milha 2023
Rancho Quarto de Milha – Presidente Prudente – SP
Expo Miracatu Rodeio Show 2023
Parque de Exposições – Miracatu – SP
02/12 e 03/12
Etapa Final do Circuito Orobó
Parque Gustavo de Meludo – Orobó – PE
03/12
Prova FACAM 2023
Parque de Exposições – Álvares Machado – SP
03 a 10/12
IV Etapa do Campeonato Nordestino Expoapi
Parque de Exposições – Teresina – PI
Por Heloisa Alves/Portal Cavalus
Foto: Divulgação/Batata Bueno – Horse Sport TV
Leia mais notícias aqui.
Geral
Dia Nacional do Criador de Cavalos: data celebra o amor e paixão dos envolvidos nesse meio
Celebrado desde 2009, o Dia Nacional do Criador de Cavalos homenageia as pessoas envolvidas no universo equestre

Desde 2009, o dia 24 de novembro é usado para homenagear as pessoas responsáveis pelo fomento da criação equestre no Brasil. O Dia Nacional do Criador de Cavalos é resultado de um Projeto de Lei do ex-senador Gilberto Goellner (DEM/MT), que recebeu parecer favorável na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal.
Dia Nacional do Criador de Cavalos
O intuito da proposta do parlamentar foi de homenagear todos aqueles envolvidos com cavalos, sejam eles criadores, veterinários, tratadores e atletas. O intuito da proposta do parlamentar foi de homenagear todos aqueles envolvidos com cavalos, sejam eles criadores, veterinários, tratadores e atletas.

Atualmente, de acordo com o IBGE, o Brasil é o quarto país em rebanho de equinos no mundo, possuindo mais de 5,8 milhões de animais, atrás apenas da China, México e Estados Unidos, vale ressaltar que o estado de Minas Gerais é o maior produtor no país nos dias atuais. Além disso, destaca-se que este mercado movimenta cerca de R$ 30 bilhões no país, segundo dados do estudo conduzido pelo engenheiro agrônomo e professor-doutor do departamento de economia, administração e sociologia da Esalq/USP, Roberto Arruda Souza Lima.
Nós, do Portal Cavalus, agradecemos a todos os criadores, que contribuíram e seguem contribuindo para que o cavalo permaneça ainda mais forte no nosso país, movimentando a economia, gerando emprego e fomentando esse universo que é único. Parabéns pelo Dia Nacional do Criador de Cavalos.
Por Heloisa Alves/Portal Cavalus
Fotos: Reprodução/Freepik
Leia mais notícias aqui.
Geral
O direito em sermos melhores
Cooperemos, sejamos justos e honestos; tenhamos atitudes idôneas; mantenhamos a mente ocupada com bons princípios e ideais

Já li diversas obras de Napoleon Hill, um dos autores motivacionais mais aclamados dos últimos 50 anos, cujo livro “O seu direito de ser rico” (CDG Editorial/2017) é a maior fonte de inspiração para quem quer crescer, melhorar e evoluir, sob todos os aspectos. Compreendi que quando temos um objetivo bem definido, um plano para alcançar as nossas metas, todas as nossas realizações pessoais resultam desse motivo principal, daí a importância em usarmos o poder do subconsciente para chegarmos às conquistas. “Ande no caminho certo, tenha Fé e faça de seu cérebro um transmissor de bons pensamentos, vibrando positivamente frente a qualquer situação”, escreveu Hill.
Cooperemos, sejamos justos e honestos; tenhamos atitudes idôneas em nossas transações; mantenhamos a mente ocupada com bons princípios e ideais; agradeçamos pelas bênçãos. “Quanto mais acertos diários você tem, mais dignidade você alimenta, logo, mais autoconfiança você adquire e melhor é o seu comportamento, para si mesmo e para os outros. Siga firme os desígnios de Deus, para que as oportunidades lhe sorriam. Esteja pronto para prosperar”.
Uma vez determinados e dispostos a crescermos, a cooperação nos chegará via pessoas e acontecimentos. Isso é sincronicidade. Quanto mais promovermos o bem, mais alegrias virão ao nosso encontro. Não nos esqueçamos: somos os únicos a nos impor limites. Façamos o que é certo, mesmo que os demais estejam fazendo o que é errado. Ousemos, arrisquemos, diferenciemo-nos pela alta qualidade em tudo que nos propusermos a fazer. Sejamos a nossa maior proteção diante das maldades do mundo. Valorizemos a família. Amemos o nosso ofício. Abençoemos àqueles que nos contratam. Criemos harmonia nos relacionamentos. Não negligenciemos o fazer o bem. “Se pensa em mudar o mundo, comece por si mesmo. Ensine mais pelo exemplo do que pelas palavras. Seja grande. Conecte-se com outras mentes vencedoras. Vide a Natureza, que cresce e floresce em contato com o outro. Lealdade constrói confiança. A soma sempre é maior do que as partes”.
Fé em ação. Livremo-nos da maldade, do medo e da inveja. Troquemos tais estados mentais por benemerência, coragem e admiração. Os bons exemplos devem ser copiados. O discípulo supera o mestre através da sua entrega extra e do seu comprometimento inegociável. “Respeite a ‘Lei do retorno aumentado’, que está em ação o tempo todo, evidenciando que quanto mais sólidos os seus passos, maiores os seus avanços rumo às metas”. Paz de espírito e humildade são combustíveis para a saúde do coração. Tenhamos boas intenções, mas, sobretudo, ajamos. Saiamos da inércia. Mexamo-nos, mesmo que seja para darmos um pequeno passo diante da longa jornada que teremos pela frente. “Boas atitudes são como imã para acontecimentos positivos. A sua persistência tem por base a vontade de vencer, um desejo ardente que o torna imbatível. O sucesso não pede explicações e o fracasso não permite desculpas”.
Dor, sofrimento, obstáculos, derrotas, perdas… Todos nós passamos por provas e expiações. O grande segredo é aceitarmos os golpes da vida e seguirmos adiante. A derrota nunca é fracasso, apenas um degrau a mais na escada da evolução. Enfrentemos os medos. “O homem tem o privilégio de desenvolver os próprios hábitos, destruí-los, substituí-los por outros, refiná-los, mudá-los. Temos essa prerrogativa e somos a única criatura na face da Terra com esse privilégio. Então, que usemos o nosso livre-arbítrio para sermos bons e promovermos o bem”. Reconheçamos que nenhuma experiência na vida é perdida, desde que não fiquemos nos lamentando pelos erros, enfrentemos o espelho e corrijamos as próprias falhas. Sejamos verdadeiros e não permitamos que a consciência pese sobre os pés. O presente é o nosso tempo de despertar. Afloremos o entusiasmo hoje. Vivamos em equilíbrio. Sejamos felizes.
Artigo assinado por Marcelo Pardini, narrador, poeta, jornalista, pós-graduado em Marketing e leiloeiro rural. Titular da marca Agro MP – A voz do Agronegócio.
Foto: Divulgação/Marcelo Pardini
E-mail: [email protected] / Instagram: marcelopardinioficial
Leia mais artigos de Marcelo Pardini aqui
Geral
Podcast Cavalus dessa semana aborda a Medicina Esportiva e Terapias Articulares
Oitavo episódio da primeira temporada vai ao ar nesta quinta-feira (23) diretamente no canal CavalusPlay, no YouTube

Nesta quinta-feira (23), vai ao ar mais um episódio do Podcast Cavalus, um programa que, semanalmente, aborda assuntos relevantes do meio equestre com convidados especialistas. Nesse oitavo episódio da primeira temporada, o tema abordado é Medicina Esportiva e Terapia Articulares.
Os convidados deste episódio foram o médico veterinário Gustavo Zanotto, especialista em Medicina Esportiva, e a médica veterinária Paula Tokawa, cirurgiã de equinos, que fala sobre a Terapia Articulares.
Medicina Esportiva e Terapias Articulares
Durante o programa, é abordado a necessidade de um bom diagnóstico, já que é assim que vai ser definido a terapia necessária para o tratamento da lesão na articulação. Para Gustavo, a terapia tem um efeito mais duradouro do seu resultado em comparação ao corticoide.
“São assuntos técnicos, mas que são de interesse do público do cavalo, não é uma simples entrevista, estamos levando conhecimento para quem precisa saber sobre o assunto”, destaca Adriane Passos, uma das apresentadoras do Podcast Cavalus.
Podcast Cavalus e parceiros
É importante destacar que o Podcast Cavalus conta com 10 episódios que estão sendo lançados semanalmente em várias plataformas. O projeto tem como intuito seguir um formato itinerante, com cada temporada produzida em um local diferente. Nesta primeira temporada, as gravações foram feitas durante a ABRAVEQ, realizada em julho na cidade de Campinas (SP). Além da parceria com os convidados, o programa conta com o apoio da Integral Mix e Cutter Jeans.
Por Heloisa Alves/Portal Cavalus
Fotos: Reprodução/Youtube
Leia mais notícias aqui.
Geral
Calçada da Fama Vetnil homenageia Líderes das Estatísticas da Temporada 2022 no Jockey Club Sorocaba
Evento é considerado tradicional, sendo um dos mais aguardados no calendário de eventos equestres no ano

A Vetnil, uma das empresas líderes em medicamentos e suplementos para equinos no Brasil, incluiu na Calçada da Fama do Jockey Club Sorocaba os Líderes das Estatísticas da Temporada 2022 do Turfe brasileiro. Foram premiados animais, criadores, proprietários e treinador de destaque. O evento aconteceu no Jockey Club de Sorocaba, a casa do Quarto de Milha de Velocidade, e está na sua 13ª edição.
Para o sócio conselheiro da Vetnil, Bruno Ribeiro, a Calçada da Fama é uma vitrine para o universo equestre. “Apoiar e reconhecer aqueles que se esforçam durante toda a temporada vai muito além de oferecer um prêmio. Essa iniciativa significa também estimular a evolução do esporte em todos os elos, seja na melhoria da estrutura de treinamento, na preocupação com a saúde e o bem-estar animal e na busca por conquistas em competições. Acima de tudo, prezamos por parcerias que compartilham os mesmos valores que nós.”
A parceria entre o Jockey Club de Sorocaba e a Vetnil foi renovada para o próximo ano e promete alavancar ainda mais a importância das corridas equestres. “Essa aliança simboliza o cuidado com o conforto dos animais antes e durante as provas, além de, claro, os investimentos em recursos para a qualidade dos torneios. A Calçada da Fama fomenta e incentiva os atletas a se esforçarem continuamente, eternizando o seu nome no pódio dos melhores competidores”, destacou Jonatan Weisheimer, vice-presidente do Jockey Club de Sorocaba.
Considerado Number One da Nova Geração, Marcos Manolo Brum Tavares, ganhador do título de Treinador Líder das Estatísticas 2022 e parceiro Vetnil, comentou a importância do prêmio para sua carreira. “Treinar um animal que entrou para a história é uma honra para mim, que sempre fui apaixonado por cavalos. Depois de muitos anos trabalhando com foco e perseverança, finalmente conquistei esse reconhecimento. É fundamental ter parceiros como a Vetnil, que acredita na equideocultura brasileira e na melhoria contínua de cada um de seus segmentos.”
“Essa valorização faz parte da história da Vetnil, que tem como cultura estar ao lado dos profissionais da atividade, investindo em sua capacitação, colocando em evidência a importância de sua atuação no mercado”, finalizou Bruno Ribeiro.
Outro destaque da temporada foi o Pedro Barbizan, que conquistou três categorias da calçada da fama, fato histórico e grandioso para o competidor que teve a honra de ter seu nome eternizado no hall dos melhores do Turfe. “Nada seria possível sem apoio de todos que estiveram à nossa volta, nos incentivando e dando direcionamento do melhor caminho a seguir, e claro, com muito esforço durante o ano todo. Mas a estrela, que me levou até aqui, foi a minha égua, a sushi, que me deu garra e ainda mais paixão pelo que faço. Na próxima temporada iremos, juntos, nos dedicar mais ainda e conquistar novas vitórias”, informou o criador.
Homenageados na Calçada da Fama Vetnil:
- Treinador: Marcos Manolo Tavares
- Animal: MISS ISAO JQM (Pedro Barbizan Santiago Leite / Moisés Maciel Velga Ribeiro)
- Proprietário: Haras Jaguaruana (Pedro Barbizan Santiago Leite / Moisés Maciel Velga Ribeiro)
- Criador: Haras Jaguaruana (Pedro Barbizan Santiago Leite)
Sobre a Vetnil
A Vetnil é uma empresa brasileira idealizada pelo médico-veterinário Dr. João Carlos Ribeiro, em 1994, na cidade de Louveira (SP). Nasceu com a intenção de desenvolver produtos nacionais de qualidade a preços acessíveis para o mercado de saúde animal. Hoje é uma das líderes em medicamentos e suplementos para equinos no Brasil, com um portfólio sólido e reconhecido entre os profissionais do setor. Está presente em diversos países da América Latina, em especial, Chile, Colômbia e Peru, e também em países como Eslovênia, Angola e Emirados Árabes Unidos. Em 2020 recebeu o prêmio Melhores Empresas para Trabalhar GPTW Brasil no ranking Indústria.
Para mais informações, acesse o site vetnil.com.br e siga o perfil no Instagram @vetnilequinosoficial.
Por Divulgação/Assessoria de imprensa
Fotos: Divulgação/Vetnil
Leia mais notícias aqui.
Geral
Confira a agenda de provas da 4ª semana de novembro
Diversos eventos equestres acontecem pelo país durante essa semana, provas de várias modalidades e raças

A quarta semana de novembro já começou, e o Portal Cavalus apresenta a agenda da semana com os eventos equestres que irão ocorrer. Além das provas oficializadas da ABQM, a agenda apresenta competições do Mangalarga Marchador, Hipismo, Vaquejada, além de disputas de Velocidade e Trabalho.
Agenda quarta semana de novembro:
20/11
II Prova do I Circuito Solidário
Visconde – Casimiro de Abreu – RJ
20 a 25/11
16º CBM – Campeonato Brasileiro de Marcha Picada
Parque de Exposições de Salvador – Salvador – BA
21 a 26/11
21º Potro do Futuro & 21º Campeonato Nacional ABQM de Vaquejada 2023
Parque das Palmeiras – Lagarto – SE
CSI-W3* E CSN 85º ANIVERSÁRIO SHB 2023
Sociedade Hípica Brasileira – Rio de Janeiro – RJ
22 a 25/11
2ª Etapa do XXXIX Campeonato Paranaense
Parque de Exposições – Maringá – PR
22 a 26/11
FEI VAULTING CHALLENGE, CAMPEONATO BRASILEIRO DE VOLTEIO
Sociedade Hípica Paulista – São Paulo
23 e 24/11
ANCH Superstakes 2023
Recinto Mello Morais – Bauru – SP
23 a 25/11
Potro do Futuro e Prova Técnica ANLI 2023
Haras NSG – São Pedro – SP
Final Circuito BRB 2023
Rancho Gabriela – Campos dos Goytacazes – RJ
3 Tambores Rancho BF
Rancho BF – Patrocínio Paulista – SP
7º Etapa do Circuito HTB 2023
Haras Twin Brothers – Cuiabá – MT
23 a 26/11
3ª Etapa do XXXVIII Campeonato Estadual RJQM
Rancho Gabriela – Campos dos Goytacazes – RJ
5ª Etapa do Campeonato Paraense 2023/2024
Haras São José – Castanhal – PA
24 e 25/11
8° CAMPEONATO PARANAENSE DE RANCH SORTING APRS-QM 2023/2024 – 2ª ETAPA
Rancho Nhazinha – Ponta Grossa –PR
G&M NTRMS de RANCH SORTING
Rancho 2 irmãos – Três Lagoas – MS
2ª Etapa Copa Eternal 2023/2024
Haras Eternal Peppydun – Capim Branco – MG
Prova CT Fio
CT Fio – Bauru – SP
4ª Etapa da Copa Anhanguera 2023
CT Aldo Barros – Americana – SP
Vaquejada Haras Oiteiro
Haras Oiteiro – Orobó – PE
24 a 26/11
3ª Etapa do Circ. Gessyca Moraes 2023
Porto Ranch – Porto Nacional – TO
25/11
1° Poeirão Amigos do Bem Querer
Drago Ranch – Botucatu – SP
I Copa de Marcha Empório Rio Verde
Empório Rio Verde – Tremembé – SP
Copa de Marcha C C Vale do Aço
Clube do Cavalo Vale do Aço – Ipatinga – MG
4ª Copa de Marcha do Haras Crepúsculo
Haras Crepúsculo – Carmo da Mata – MG
I CAVALGADA DE GUAPIMIRIM
HARAS PATARRARA – GUAPIMIRIM – RJ
Prova ExpoMirante 2023
Parque de Exposições – Mirante do Paranapanema – SP
1ª Prova dos Três Tambores
Rancho JC – Campo Grande – MS
Bolão de Vaquejada
Parque Severino Saraiva – Salgado de São Félix – PB
25 e 26/11
Primeiro treinão RPZ
Rancho RPZ – Sinop – MT
1º Etapa do 6° Campeonato RSBR
Recinto Melo Moraes – Bauru – SP
II Copa dos Criadores de Conformação e Performance Halter
Centro Hípico Tatuí – Tatuí – SP
Por Heloisa Alves/Portal Cavalus
Foto: Divulgação/ABQM
Leia mais notícias aqui.
Geral
Convidadas do Podcast Cavalus dessa semana falam sobre a escolha da profissão e a residência médica
Três médicas veterinárias, que estão fazendo residência, contaram um pouco sobre experiências de vida profissional e motivação na escolha da profissão

O Podcast Cavalus está se aproximando da reta final de sua primeira temporada, que conta com 10 episódios abordando assuntos relevantes no mercado equestre. No episódio dessa semana, o programa recebeu como convidadas três médicas veterinárias: Maria Luiza Favaro, Victória Sanchez e Nathalia Felicio, todas residentes em Clínica e Cirurgia.
Residência
Neste oitavo episódio, o programa que é apresentado Adriane Passos e Hélio Itapema, o episódio fala sobre a escolha da medicina veterinária com foco em equinos como profissão e sobre a residência médica escolhidas pelas convidadas.
Cada uma contou os motivos pelos quais escolherem a medicina veterinária como profissão e o porquê a residência em Clínica e Cirurgia. “Acho que neste episódio vamos dar uma luz para estudantes que estão na dúvida de qual residência escolher, é muito relevante já que essa escolha será o fator determinante no futuro desses estudantes”, destacou Adriane Passos.
As convidadas falaram também sobre a residência, os principais desafios, o processo para conseguir uma vaga de residência em faculdades renomadas no Brasil, como a Universidade de São Paulo – USP, conhecida no Brasil inteiro e bastante concorrida.
Além disso, elas abordaram como o mercado se comporta com relação aos residentes, as diferentes formas como os animais são atendidos, já que são atendidos desde cavalos atletas, até equinos de ONG’s e transportes de tração animal.
Podcast Cavalus e parceiros
Para quem perdeu os demais episódios do Podcast Cavalus, eles podem ser revistos através CavalusPlay no Youtube. Vale destacar que o projeto tem como intuito seguir um formato itinerante, com cada temporada produzida em um local diferente. Nesta primeira temporada, as gravações foram feitas durante a ABRAVEQ, realizada em julho na cidade de Campinas (SP). Além da parceria com os convidados, o programa conta com o apoio da Integral Mix e Cutter Jeans.
Por Heloisa Alves/Portal Cavalus
Fotos: Reprodução/YouTube
Leia mais notícias aqui.
Geral
Mega Final CPLD e ETR Premium são os destaques da agenda na terceira semana de novembro
Portal Cavalus apresenta uma lista com as principais provas, de várias modalidades e raças, que acontecerão no país nesta semana

A terceira semana de novembro vem vindo com tudo, com disputas que vem sendo aguardadas e que com toda certeza serão acirradas, como a Mega Final CPLD e a ETR Premium, ambas sendo realizadas no Rancho Quarto de Milha em Presidente Prudente (SP). Além das provas de Laço, a semana vai ter Cavalgada, disputas do Mangalarga Marchador, entre outras disputas.
Agenda terceira semana de novembro
14 a 18/11
Morfologia Passaporte
Credenciadora Mista
Concentração de Machos
Paleteada
Pato Branco – PR
14 a 19/11
21ª Prova FNSL
Faz. NS Lourdes – Jaguariúna – SP
Crioulaço – Rolante
Laço Criador – Rolante
Parque Estância da Liberdade – Rolante – RS
15/11
Cavalgada Haras CASS
Fazenda Jardim – São José dos Campos – SP
15 a 18/11
Expoferr 2023
Parque de Exposições – Boa Vista – RR
2ª Etapa do Camp. NOPQM 2023/2024
Haras Terra – Narandiba – SP
16 a 18/11
EXPOECE – 3ª Etapa do Campeonato Nordestino
Parque de Exposições César Cals – Fortaleza – CE
1ª Etapa III Copa Rancho Silverado
Rancho Silverado – Jataí – GO
17/11
ETR Premium
Rancho Quarto De Milha – Presidente Prudente – SP
17 a 18/11
Exposição Morfológica
Concentração de Machos
Parque Charrua – Pinheiro Machado – RS
1ª Copa Ranch Western
Haras AMP – Rondonópolis – MT
8ª Etapa do Camp. R. Porta do Céu 2023
Rancho Porta do Céu – Rio Branco – AC
Prova Inauguração MAC Ranch
MAC Ranch – Colatina – ES
Prova Equestris de Três Tambores
Centro de Eventos Equestris – São José do Rio Preto – SP
4ª Etapa do Campeonato PE 2023/2024
Haras ME – Ribeirão – PE
17 a 19/11
Curso Mimi Bezerra
Haras Paiquerê – Campo Largo – PR
Mega Final CPLD
Rancho Quarto De Milha – Presidente Prudente – SP
I Campeonato Capixaba de Marcha e Entrega da Premiação do Circuito F1
Karting Indoor Guarapari – Guarapari – ES
18/11
XIII Copa de Marcha de Pouso Alegre
Hípica das Palmeiras – Pouso Alegre – MG
7º Circuito Caminho Novo de Copa de Marcha – Etapa Juiz de Fora/MG
Hípica das Palmeiras – Pouso Alegre – MG
III Copa de Marcha União do Norte
Parque de Exposições João Alencar Athayde – Montes Claros – MG
I Copa de Marcha Oficial de Durandé
Parque de Exposições – Durandé – MG
Concentração de Machos
Exposição Morfológica
CTG Manotaço, em Gramado – RS
Prova Recanto das Pedras
Parque de Vaquejada – Redenção – PA
23ª Festa do Peão de Pariquera-Açu
Centro de Eventos – Pariquera-Açu – SP
2ª Etapa Regional Interlagos
Heringer Ranch – Casimiro de Abreu – RJ
18 a 19/11
Concurso Completo Nacional Formato Curto
Hípica Vista Alegre – Pirassununga – SP
Por Heloisa Alves/Portal Cavalus
Foto: Divulgação/Rodolfo Lesse – CPLD
Leia mais notícias aqui.
Geral
Podcast Cavalus falará sobre Reprodução Equina no episódio dessa semana
Médico veterinário Dr. Matheus Félix, embriologista e especialista em reprodução equina foi o convidado do episódio que vai ao ar nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira (09), às 20h15, vai ao ar mais um episódio do Podcast Cavalus, um programa desenvolvido pelo Grupo Cavalus de Comunicação que, semanalmente, aborda assuntos pertinentes ao meio do cavalo, com convidados especiais e parcerias de peso. No episódio desta quinta, o convidado é o médico veterinário Dr. Matheus Félix, embriologista e especialista em reprodução equina.
Reprodução Equina
Com a apresentação de Adriane Passos e Hélio Itapema, o episódio fala sobre o FIV – Fertilização In Vitro em equinos, uma técnica nova no mercado equestre brasileiro, mas que promete ser promissora. A técnica permite fecundar células reprodutivas de animais de alto valor em laboratório e implantar em uma fêmea receptora.
Durante o programa, o veterinário especialista em Reprodução Equina, falou sobre experiências com o FIV e como os resultados com a técnica são promissores, além disso, o custo-benefício da técnica é relativamente atraente se comparado com a ICSI.
“É de extrema importância estarmos atualizados com as tendências do mercado equino, e essa é uma técnica que parece ser bem promissora nesse mercado. Os nossos ouvintes precisam estar atentos nessas novidades”, comenta Adriane Passos.
Podcast Cavalus e parceiros
Vale destacar que, o Podcast Cavalus, que está disponível no canal CavalusPlay no Youtube, contará com 10 episódios. Além disso, o projeto tem como intuito seguir um formato itinerante, com cada temporada produzida em um local diferente. Nesta primeira temporada, as gravações foram feitas durante a ABRAVEQ, realizada em julho na cidade de Campinas (SP). Além da parceria com os convidados, o programa conta com o apoio da Integral Mix e Cutter Jeans.
Por Heloisa Alves/Portal Cavalus
Fotos: Divulgação/Agência Cavalus
Leia mais notícias aqui.