Ela criou uma linhagem sólida de animais vencedores nas pistas dos mais importantes hipódromos dos Estados Unidos

Harriett Peckham era uma mulher enérgica, que revolucionou dentro das corridas da American Quarter Horse. Sua influência ainda impacta profundamente o cavalo Quarto de Milha de Corrida 24 anos após sua morte. Nascida em Houston, é uma das 11 mulheres no American Quarter Horse Hall of Fame. Em julho, entrará no Ruidoso Downs Racehorse Hall of Fame.

Peckham montou o Buena Suerte Ranch, a leste de Roswell. Com a ajuda do veterinário Leonard Blach, transformou o local em uma importante operação de criação de cavalos. “Eu conheci Harriett em 1969, quando eu trabalhava em Santa Fe”, disse Blach. “Um Cadillac entrou e duas loiras saíram – elas eram Harriett e Sarah Henderson. Estavam procurando por mim, disseram que estavam se mudando para o Novo México e compraram 320 acres em Roswell”.

Harriett Peckham
Harriett Peckham

Uma pessoa disse a Harriett que ela precisava de um bom veterinário e recomendou Blach. Ela já era proprietária do garanhão Go Man Go e ele viu uma boa oportunidade de trabalho. O Buena Suerte Ranch foi inaugurado em 1972. O que começou com Go Man Go, seguiu com outros garanhões de destaque ao longo dos anos. Easy Jet, Rocket Wrangler, St Bar, Mr Master Bug, Sparkling Native (TB) e Real Easy Jet. Peckham foi dona também de Rocket Bar (TB), mas ele morreu antes da abertura rancho.

Cerca de 800 éguas foram criadas durante os anos de reprodução no Buena Suerte Ranch. “Não havia outra fazenda, naquela época, que criasse tanto. A prioridade dela era cuidar das éguas. Tínhamos dois celeiros de 100 estábulos com piquetes atrás de cada baia. Ninguém fazia como ela, o que acabou estabelecendo um padrão para a indústria. Agora, as pessoas enxergam totalmente diferente. Ela era realmente uma líder”, lembra Blach.

Harriett Peckham
Go Man Go

As linhagens das matrizes de Peckham incluíam a mãe de Streakin Six, Miss Assured; a mãe de Pie In The Sky, Miss Jelly Roll; a mãe de Little Blue Sheep, Miss Olene; e Decketta. Com Hy Harriett, que era de propriedade do Fort Bend Ranch, ganhadora clássica em Corrida nos anos 1950, a criadora produziu cruzando com Go Man Go, Go Harriett em 1962. E uma dinastia de linhagem começou.

Go Harriett produziu Go Together. “Harriett era conhecida pela qualidade dos potros que produzia. Esse era o seu maior interesse. Ao longo da sua vida, ela teve grandes éguas, começando por Yy Harriett e até Go Together. Sangue de grande destaque de base na linhagem de outra ícone da Corrida, Ed Allred”, reforçou Blach.

Harriett Peckham

Go Together foi a égua campeã de 1970, estabeleceu o recorde de 440 jardas de Ruidoso Down, 21s71, quando ganhou o campeonato mundial. O primeiro potro de Go Together, com Jet Deck, foi o vencedor Jet Together. Cavalo que também produziu ganhadores. E Allred teve olhar para captar que seriam cavalos campeões.

Allred comprou Seperate Ways (de Jet Together), Making Up (de Jet Together), Jetsetting Girl (de Jet Together) e Add A Dash (de Go Together). E continuou criando. Entre os cavalos que ele produziu com essas linhagens, ninguém menos que Separatist, filho de Seperate Ways com Chicks Beduino. Com cada uma dessas éguas, ele seguiu produzindo campeões, inspirado na linhagem criada por Harriet. As éguas foram a conexão entre os dois criadores, deixando para sempre o legado Peckham marcado na história.

Harriet morreu em 1995 e o Buena Suerte Ranch não existe mais como uma instalação de criação de animais Quarto de Milha. No entanto, Peckham e seu rancho ainda vivem no Quarter Horse de hoje.

Fonte e Fotos: AQHA
Tradução e adaptação: Luciana Omena

Escreva um comentário