Lei assegura Bem-Estar Animal no interior de São Paulo

Após 19 anos, o Congresso Brasileiro ABQM está de volta a Presidente Prudente/SP. A segunda parte da 29ª edição do evento, promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha, começou ontem, dia 23 de abril, e segue até domingo, 28, no Rancho Quarto de Milha.

Para garantir a integridade dos 630 cavalos e cerca de 500 bovinos participantes das provas, a ABQM segue as exigências do ‘Manual de Boas Práticas para o Bem-Estar Animal em Competições Equestres’, criado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. No recinto, atuam dez juízes de prova, 14 estagiários de Medicina Veterinária e Zootecnia, além de médico veterinário de plantão 24h, com atendimento clínico gratuito.

Todos os cavalos são identificados por microchip e é conferida a documentação sanitária de cada um quando chegam ao evento. Nas provas, os juízes inspecionam individualmente os cavalos para assegurar a integridade física e segurança desses animais. Orlando Silva Filho, médico veterinário e coordenador técnico do Stud Book da ABQM, ressalta que os cuidados se estendem aos bovinos durante todo o período do evento.

Foto: Juliana Antonangelo/ABQM

“Os garrotes participantes das modalidades de Laço, no Congresso da ABQM, são equipados com protetor de chifres, o que os garante conforto e proteção. Há ainda diversos cuidados no manejo dos bovinos, que recebem suplementação alimentar específica, de acordo com a idade, além de água e feno. Ações como essas conferem aos bovinos uma melhor ambiência e conforto nas provas”, afirmou Orlando.

Foram realizadas 2200 inscrições para as modalidades de Breakaway Roping, Laço Cabeça, Laço em Dupla, Laço Individual, Laço Individual Técnico e Laço Pé. E há a Lei nº 9.799/2018, de 11 de outubro de 2018, sancionada pelo prefeito Nelson Bugalho, dispõe sobre a regularização de eventos esportivos e recreativos, envolvendo equinos e bovinos, em Presidente Prudente.

De acordo com o decreto, as provas devem atender exigências que assegurem o Bem-Estar dos animais participantes. A ABQM vem lutando a favor dos esportes equestres há anos. Há um ano, teve a prova de Laço embargada em Avaré, e por esse motivo o Congresso 2019 teve que ser realizado em duas etapas. Visto que outros parques não foram opção para a data. Conheça a Lei na íntegra.

Nessa quarta-feira, a pista está ‘fervendo’ com as disputas do Laço Individual Técnico, que abriram a programação, nas categorias Amador Principiante, Jovem e Jovem Principiante. E os campeões foram: Gustavo Roncon, com Blondy Girl Star, nota 212,5 na Amador Principiante; Pedro Antonelli foi primeiro e segundo na Jovem Principiante. Marcou 215 com Doc Streak Deck e 204,5 com Rondos Ronald BM.

Foto Jean Vasconcellos/ABQM

O Laço Individual Cronômetro é o que está rolando. Entre as provas encerradas, o campeão da categoria Aberta Livre foi Átila Mendes Destro com VPJ Doll Pop, 8s275. O menor tempo do dia no momento. O segundo menor tempo foi marcado pelo campeão da Pro Light, Marcos Mendonça Andrade Nicolielo com Cd Lights Lena, 8s835.

 Agora está correndo a Amador e quem lidera é Murilo Pereira Figueiredo com Hickory Peppylynn e 11s835. Depois tem a Amador Light. Todas as informações e resultados completos: www.abqm.com.br/congressobrasileiro.

Por Equipe Cavalus
Colaboração e Fotos: ABQM

Escreva um comentário