Sendo realizado em duas etapas, o evento do Quarto de Milha que abre a temporada dos três grandes da Associação, superou marcas
Antes mesmo das inscrições se encerrarem a ABQM divulgou os números prévios do 29º Congresso Brasileiro de Trabalho & Conformação. De acordo com o Departamento de Esportes da Associação, as duas etapas da competição receberam mãos de 6103 inscrições. Os números foram computados após o encerramento das inscrições para a primeira parte de provas, as que serão realizadas de 9 a 14 de abril, no Recinto da Emapa, em Avaré/SP.
A segunda etapa do Congresso está marcada para 23 a 28 de abril, no Rancho Quarto de Milha, em Presidente Prudente/SP. As inscrições foram encerradas dia 15 de abril para os competidores de Breakaway Roping, Laço Cabeça, Laço em Dupla, Laço Individual, Laço Individual Técnico e Laço Pé. As demais modalidades acontecem essa semana.
Desfilam, portanto, pelo Parque de Exposições Dr. Fernando Cruz Pimentel (Emapa), mais de 1381 mil cavalos e 816 competidores, nas modalidades Apartação, Cinco Tambores, Conformação, Maneabilidade e Velocidade, Performance Halter, Ranch Sorting, Rédeas, Seis Balizas, Team Penning, Três Tambores, Western Pleasure e Working Cow Horse.
Do total de inscritos, 5440 inscrições foram realizadas para essa primeira fase, destaque para as Seis Balizas que registrou crescimento de 42% frente a 2018, passando de 209 para 297 inscritos. Nos Três Tambores, que sempre é a prova que mais tem inscrição, o aumento de 20% também foi significativo. Serão 2286 passadas, além de mais 1200 mil treinos pagos.
“Estamos otimistas para mais este Congresso Brasileiro em Avaré, que recebe os nossos eventos há mais de dez anos. Apenas nesta primeira etapa, superamos em 3% o total de inscrições de todo o Congresso de 2018. A equipe da ABQM está trabalhando intensamente para a realização dessas duas etapas. Tenho certeza que esse evento será mais um grande sucesso e entrará para a história da raça Quarto de Milha”, afirmou Cicinho Varejão, presidente da ABQM.
E hoje, terça, dia 9 de abril, primeiro dia de Congresso 2019, a modalidade Rédeas reinou soberana. A Pista RAM foi a única com programação, iniciando o dia às 9h, com locução da ‘voz’ da modalidade, Procópio Prata. Destaque para Jone Carlos da Silva, a melhor nota de todo o dia. Foram disputadas provas nas categorias Aberta Junior, Aberta Junior Castrado, Aberta Senior, Aberta Senior Castrado, Aberta Profissional Light, Aberta Profissional Light Castrado, Aberta Cavalo Iniciante, Aberta Cavalo Iniciante Castrado.
Jone e seu Country Hit marcaram 219, 5 pontos e ficaram com o título da Aberta Junior e a maior nota do dia. O conjunto vem sendo uma das sensações das provas de Rédeas tanto pela ABQM como pela ANCR do ano passado para cá. Jone, aliás, subiu rapidamente para o Nível 4, onde figuram cavaleiros que mais ganham premiações em provas. Marcelo Almeida ficou em segundo nessa categoria, nota 217, montando My Gunner Tinseltown, a segunda maior nota do dia.
Pela Aberta Senior, de volta às pistas, a treinadora Renata Ricci ficou com o título do Congresso. Ela apresentou Holly Jac Dun It e marcou 213,5 para vencer. Os dois concorriam também pela Aberta Senior Castrado, onde ficaram com o primeiro prêmio. Foi a terceira maior nota do dia em Avaré.
Ainda se sagraram vencedores: Aberta Junior Castrado – João Felipe Lacerda – Hits The Chick – 211,5; Aberta Profissional Light – Pedro da Silva – Identic Chex – 212,5; Aberta Profissional Light Castrado – Ricardo de Cavalho – Jacques Vileneve Win – 199; Aberta Cavalo Iniciante – Nelson Rodrigues – Eagle Hollygun QR – 213, Aberta Cavalo Iniciante Castrado – José Antonio Pereira – World Hot Whiz QR – 211.
As provas seguem amanhã, dia 10, com Três Tambores, Maneabilidade e Velocidade, Seis Balizas e Rédeas. Todas as informações e resultados completos: www.abqm.com.br/congressobrasileiro.
Por Equipe Cavalus
Colaboração e Fotos: ABQM