Mix de atividades, vantagens e satisfações que são oferecidas à venda ou proporcionadas em conexão com a comercialização de produtos e préstimos
A cada boa ideia sua, a concorrência ficará no seu pé, afinal, “nada se cria, tudo se copia”. Então, é preciso não estagnar e, sim, sempre inovar, buscar soluções inteligentes e comercialmente rentáveis. Neste sentido, faz-se necessário estabelecer o Marketing para a sua prestação de serviço, apontando as diferenças que o classificam positivamente em relação à concorrência, destacando-o no setor em que atua.
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Marketing de serviço é composto por todas as atividades, vantagens e até mesmo satisfações que são oferecidas à venda ou que são proporcionadas em conexão com a comercialização de mercadorias e préstimos. O consumo é dividido em conveniência (I), escolha (II) e especialidades (III):
(I) O consumidor não quer perder tempo em procurar uma empresa prestadora de serviços; não há diferenças perceptíveis entre os concorrentes.
(II) O consumidor pesquisa preço e características do serviço; há custos diferenciados de acordo com a qualidade e o prestígio da empresa.
(III) Serviços altamente técnicos e especializados.
Melhoramento da marca
- Alterar crenças sobre a marca e os concorrentes (peso de importância).
- Chamar atenção sobre atributos negligenciados.
- Analisar situações de risco e dar total suporte para minimizá-las.
- Trabalhar maneiras de lidar com a insatisfação.
- Substituir ideais do comprador.
- Transformar intenção em ação.
Um novo jogo
- Mercado mais aberto e competitivo.
- Estabilidade de preços (facilitar comparações).
- Consumidor melhor informado.
- Pressão por lucratividade.
Economia em rede
- O profissional de Marketing é visto como um jardineiro, uma vez que os clientes ensejam relacionamentos a serem cultivados.
- A ideia é maximizar o valor vitalício do cliente.
- Uso da internet para comunicar-se com os consumidores, coletar dados sobre o seu comportamento, segmentar o mercado e contatar potenciais clientes.
- Objetivo: criar conhecimento, consciência e posicionamento da marca.
- Entender o comportamento do consumidor, analisando o seu contexto de vida e consumo, antecipando as suas necessidades, oferecendo-lhe alternativas em serviços e produtos que o satisfaçam.
Fonte:
A Bíblia do Marketing, Kotler, Philip; Keller, Kevin Lane (Ed. Pearson Education Brasil, 2012).
E-mail: contato@agromp.com.br / Instagram: @marcelopardinioficial
Crédito da imagem: Arquivo Pessoal
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