Marketing Social

Marcelo Pardini comenta em sua coluna da semana sobre as ações de marketing social que as empresas estão desenvolvendo e a sua importância para uma sociedade melhor

Além de gerar empregos, pagar impostos e obedecer às leis, as empresas agora desenvolvem ações em prol de uma sociedade melhor

Tempos atrás, bastava às empresas oferecerem bons produtos e serviços, bem como tratarem de forma ética os seus fornecedores e parceiros, para que obtivessem boa imagem perante o mercado. Com o tempo, as exigências aumentaram, sendo necessária uma política de recursos humanos com atenção também voltada às atividades socioambientais. A cada nova exigência do mercado, a fim de se manterem admiradas e respeitadas, as companhias criam estruturas internas e formalizam ações que atendam a essas demandas.

De fato, há muito tempo se praticam ações filantrópicas, mas de forma esporádica, sem planejamento ou orçamento prévio. Como a palavra de ordem passou a ser comunidade, prestamos atenção na forma como as empresas se relacionam com a coletividade a sua volta, não simplesmente respeitando-a, mas atuando de forma ativa para ajudá-la. Além de gerar empregos, pagar impostos e obedecer às leis, as companhias sistematizaram ações em prol de uma sociedade melhor, mais justa, com menos diferenças.

Mix de atividades, vantagens e satisfações que são oferecidas à venda ou proporcionadas em conexão com a comercialização de produtos e préstimos

A cada boa ideia sua, a concorrência ficará no seu pé, afinal, “nada se cria, tudo se copia”. Então, é preciso não estagnar e, sim, sempre inovar, buscar soluções inteligentes e comercialmente rentáveis. Neste sentido, faz-se necessário estabelecer o Marketing para a sua prestação de serviço, apontando as diferenças que o classificam positivamente em relação à concorrência, destacando-o no setor em que atua.

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Mercado

Mercado é o conjunto de pessoas e instituições com disposição para comprar.Essas têm poder aquisitivo, autoridade e inclinação para fazer as aquisições. O segmento de mercado deve ser mensurável em termos de poder de compra e do tamanho. Os executivos de Marketing precisam ser capazes de, efetivamente, promover e servir esse setor que gera lucro às empresas.

Estratégia

Estratégia pode ser definida como a determinação de metas e objetivos básicos, com alocação de recursos necessários, para se chegar aos resultados esperados. No mundo corporativo, ela é representada pela vantagem competitiva, cujo foco é capacitar a empresa a ganhar, da maneira mais eficiente possível, margem sustentável sobre os concorrentes.

Vantagem competitiva

Resultado do conjunto de recursos e qualidades para a empresa alcançar desempenho superior ao dos concorrentes. Geralmente, uma organização tem melhor desempenho em relação às demais de seu setor porque sua estratégia competitiva é mais eficiente.

Uma organização pode ser definida pelo conjunto de atividades que ela executa, com as quais cria um produto de valor para os compradores. As atividades que ela exerce e como o faz determinam a sua vantagem competitiva.

Análise do retorno do investimento em Marketing

Métodos para medir retorno dos veículos e campanhas criativas:

  • Vendas.
  • Aparições na mídia.
  • Share of mind (lembrança da marca na cabeça do consumidor).
  • Redução de custo.
  • Mudança / Atitude.

Ao falarmos em responsabilidade social, referimo-nos ao compromisso com uma determinada causa e não simplesmente uma doação pontual. Quando bem planejada e executada, trata-se de um conjunto de ações oportunas para informar sobre produtos e serviços da empresa, bem como conhecer e prestar melhor atendimento ao cliente, além de criar consciência, posicionamento e fortalecimento da marca.

Fonte:
A Bíblia do Marketing, Kotler, Philip; Keller, Kevin Lane (Ed. Pearson Education Brasil, 2012).

E-mail: contato@agromp.com.br / Instagram: @marcelopardinioficial
Crédito da imagem: Arquivo Pessoal

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