No Quarto de Milha a maioria dos cavalos Brindle tem quimerismo raro

Somente 25 cavalos rajados foram registrados no mundo

Criadores interessados na pelagem ‘rajada’ têm buscado adquirir animais ‘tigrados’. A fonte é o site Compre Rural em pesquisa feita em março de 2018. A primeira forma hereditária de brindling foi identificada em uma única família de cavalos.

A maioria dos cavalos Brindle tem quimerismo raro, fenômeno que acontece quando um individuo é formado a partir de duas linhas celulares diferentes e possui dois tipos diferentes de DNA.

A Incontinência Pigmentar (IP) faz com que áreas de pigmentação mais escura sigam as linhas de Blaschko, produzindo um padrão muito semelhante ao das quimeras.

cavalos Brindle
Tigresa Dash

A mutação é dominante e ligada ao sexo. Todos os exemplos vivos são descendentes do sexo feminino do fundador. As fêmeas que herdam a mutação nascem rajadas, enquanto na maioria os machos morrem no útero.

A forma homozigótica é letal em ambos os sexos. É raro machos sobreviverem. A doença – ou ‘pelagem Brindle’ – causa lesões na pele. Comparável de seres humanos apresenta problemas nos dentes, unhas e olhos.

Segundo os pesquisadores, as éguas afetadas também tiveram anormalidades nos dentes, unhas e olhos. A ‘pelagem’, no entanto, não é realmente algo que seria classificado como uma cor. É uma doença genética na qual a cor alterada é um dos sintomas.

cavalos Brindle
Dun Bars Gold | 1996 | AQHA Stallion

Diferentemente do que ocorre em porquinhos da India e cães (por exemplo filas brasileiros) nos cavalos tal padrão rajado são causados, na maioria das vezes, por deformações no desenvolvimento do revestimento e não na herança genética.

Apesar de tudo isso alguns animais são extremamente saudáveis e muito competitivos, além de extremamente belos. Criadores que procuram uma forma de propagar a genética brindling terão que continuar na busca.

Existe agora uma forma de Brindle que foi geneticamente descoberta e é herdado através de gerações. No entanto, pode-se considerar esta uma doença genética, tanto quanto é um padrão de cor.

cavalos Brindle
Tigresa Dash

Uma égua brasileira com Brindle nasceu no Brasil com as características. O nome dela é Tigresa Dash, o proprietário é Hiago Moraes e as fotos são de Ana Clark.

Fonte: Compre Rural
Referências: showhorsegallery.com e dunbarsgold.com

Deixe um comentário