Haras Lone Star – Casa Branca Agropastoril faz campeões na 37ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe

O Haras Lone Star – Casa Branca Agropastoril sagrou-se Campeão Nacional Potro, com Prince Valentino FWM, filho de El Tino x Enzos Rose PA, na 37ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe, que ocorreu nos dias 18 a 22 de julho, em Indaiatuba/SP. A propriedade também fez a Reservada Campeã Nacional Mirim Fêmea Jr, com Queen Elsa FWM, filha de Fa El Shawan x Nahla El Madan.

“A genética da raça Árabe, da Casa Branca, ano após ano comprova sua qualidade nas principais pistas de julgamento da raça Árabe nacionais e internacionais. Prince Valentino FWM é um potro formidável, que expressa com muita exuberância as características dignas de um tipo-Árabe ideal. Temos muita confiança no futuro desse potro diferenciado, que poderá se tornar um cavalo campeão”, destaca Paulo de Castro Marques, proprietário do Haras Lone Star – Casa Branca Agropastoril.

Prince Valentino

Paulo de Castro Marques é mineiro, de Belo Horizonte, pecuarista e empresário no ramo de indústria farmacêutica. Suas atividades no agronegócio tiveram início no final da década 70 e início da década de 80, com a pecuária leiteira na fazenda do seu pai em Uberlândia. Seu dia a dia em São Paulo é bastante corrido, mas ele procura dedicar dois deles às atividades rurais.

No entanto, Paulo conta que acaba se envolvendo com os assuntos da fazenda diariamente. “A falta de rotina é algo do que mais gosto nesse ramo, cada dia é uma história nova. Fazenda deveria chamar ‘fazendo’, pois sempre tem uma coisa nova a se fazer. Processo de melhoria e inovação, diário e constante”, conta.

Entre os objetivos centrais, está o de oferecer aos pecuaristas reprodutores de genética superior adaptados às diversas regiões climáticas do Brasil. “Nosso trabalho é voltado à melhoria da qualidade da carne bovina e de inovações em tecnologias para reprodução animal”. Esse know-how ele transporta para sua criação de cavalos da raça Árabe.

O Haras Lone Star também é proprietário e criador da égua Queen Ayda FWM, que foi a grande campeã Árabe na Scottsdale Arabian Horse Show, no Arizona, Estados Unidos. Em 2017, a fêmea sagrou-se também Grande Campeã na US National Arabian & Half Arabian Championship Horse Show, em Oklahoma. O Scottsdale Arabian Horse Show é a segunda mais importante mostra de cavalos Árabes dos Estados Unidos.

Queen Ayda

Os títulos internacionais do Haras vieram depois de importantes conquistas em solo brasileiro. Queen Ayda sagrou-se Grande Campeã Égua da 35ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe, Grande Campeã Potranca da Exposição Mogiana 2013 e 2014 e Exposição Interestadual 2014. Queen Ayda, seis anos de idade, é filha de Fa El Shawan, consagrado garanhão árabe, e de TN Mariani.

Os melhores cavalos Árabes do Brasil estiveram na 37ª Nacional, que reuniu criadores de todas as regiões do Brasil em Indaiatuba para o mais importante evento da raça na América Latina. O tradicional reduto da raça, o Helvetia Riding Center, viveu momentos de muita emoção, com os julgamentos, leilões e as provas funcionais. Organizada pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe, a edição de 2018 foi antecipada para o mês de julho a fim de não competir com nenhuma outra grande exposição internacional.

Colaboração: Texto Comunicação
Fotos: Cedidas

Escreva um comentário