A médica veterinária Ana Paula Muniz fala sobre atos simples no dia-a-dia que fazem a diferença visando o bem-estar animal
Acima de tudo, com a visão do bem-estar animal e melhor qualidade de vida aos equinos, o manejo natural da espécie está sendo introduzido com maior atenção e efetividade. Afinal, atos simples, como o feno colocado ao chão e acesso a pastagem em maior disponibilidade, são características da equinocultura natural.
Dessa forma, já obtemos um selo de certificação direcionado. Antes de mais nada vale frisar que o equino foi incorporado em categorias, desde o esporte ao trabalho de carga, em meio a modificações de características únicas e invasivas negativamente a espécie. Aderindo, assim, à patologias, desde síndromes comportamentais e cólicas, a laminites.
Sobretudo, a espécie se efetiva na liberdade em maior desempenho e na profundidade ao conhecimento e sensibilidade para a etiologia da espécie, capacita ao seu melhor compreendimento. Nesse sentido, a introdução da Equinocultura Natural é direcionado ao maior rendimento e performance animal. Efetivando, aliás, a sua adesão ao ambiente natural, dentre condições eficazes clínica e sanitária adequadas.
A homeopatia é utilizada como medicina de escolha, entre recursos da Medicina Veterinária Integrativa, e manejo diário detalhado e íntegro, como:

- Alimentação natural, através do feno e petiscos, com concentrado de boa qualidade, respeitando horários e exposição do feno ao chão, em local limpo, seguro e reservado, manifestando alongamento e estimulo natural.
- Rotação de piquete, com pastagem diversificada e volta do animal a cocheira nas refeições e dormida, manifestando nutrição balanceada e prevenção a patologias.
- Controle zoossanitário e clínico através das instalações e animal, como:
- Limpeza de bebedouros e comedouros com produto natural
- Preventivo a endoparasita e ectoparasita com o uso da homeopatia, em visão ao gênio epidêmico local.
- Exame laboratorial fecal a posterior realização da medicação
- Tratamento patológico com o acesso a homeopatia
- Sempre devemos observar e compreender a etiologia da espécie.
Por Ana Paula Muniz
Médica veterinária especializada em Homeopatia Veterinária, Terapias Alternativas, Higiene, Inspeção de Produtos de Origem Animal e em Reabilitação Animal | Produtora Rural | Competidora e Treinadora de Três tambores e Equitação Lúdica
Crédito da foto: Arquivo Pessoal/Ana Paula Muniz