Sem dúvidas, estes cavalos requerem um tipo especial de cavaleiro
Um cavalo sensível também é, muitas vezes, conhecido como irritável. Seja como for, eles geralmente são imaturos, leves nos auxílios e rápidos em reagir. Isso pode, certamente, ser maravilhoso para um piloto habilidoso, mas desastroso para um novato.
Portanto, um cavalo sensível precisa de auxílios claros e compreensíveis. Afinal, eles podem ficar rapidamente frustrados ou entrar no modo de voo, se provocados. Há uma arte em montá-los!
Dessa forma, é melhor deixar esses cavalos para um cavaleiro experiente. No entanto, essa pessoa também vai precisar de ajuda. Aqui estão algumas dicas:
- Mantenha as sessões de treinamento simples e curtas
- Utilize figuras, círculos e transições
- Não exagere com o chicote ou esporas
- Evite punições severas
- Seja paciente e permita que o cavalo aprenda no seu ritmo
- Não passe da zona de conforto do seu cavalo
- Saiba quando desacelerar as coisas ou voltar ao básico
- Recompense-os quando tentarem
- Veja o treinamento como uma série de etapas, em vez de saltos
- Seja flexível com seus objetivos para cada passeio
Lembre-se, o cavalo sensível é facilmente estressado, oprimido e assustado. Assim sendo, se você quer manter seus treinos positivos, saiba quando parar e quando empurrar.
Em caso de dúvida, diminua a velocidade do seu passeio e volte para algo em que seu cavalo seja bom. À medida que avança, dê pequenos passos na direção certa e recompense as tentativas.
Por fim, saiba que cada cavalo é único. Um treinador qualificado trata o cavalo como um indivíduo. Portanto, algumas técnicas de treinamento podem funcionar com um cavalo, mas não com o outro.
Colaboração Emily Fought/Cowgirl Magazine
Crédito da foto: Reprodução/Cowgirl Magazine