Geral

Uma breve história da evolução do ser equino

Luciano Rodrigues, cavaleiro e pesquisador, passeia nesse texto sobre a ontologia do cavalo, ou seja, sua trajetória

Publicado

⠀em

Uma breve ontologia do ser equino 01

Há 60 milhões de anos, na época Eocena, período Paleogeno, havia um animal chamado de Hyracotherium (figura 1), com aproximados 30 centímetros de altura. O precursor do equino se alimentava de frutas e folhas, eventualmente.

Vivia principalmente em pântanos e nas florestas. Todavia, também pode ser chamado de Eohippus – ‘cavalo do amanhecer’. Porquanto, o que diferencia esses do equino atual são os dedos em suas mãos e patas.

Os ancestrais do equino tinham quatro dedos nos membros anteriores e três dedos nos posteriores.  De fato, os dedos sumiram em milhões de anos para surgir os cascos como meio seletivo para os galopes em defesa de predadores.

Foram encontrados fósseis do Eohippus na Europa e na América do Norte. Dessa maneira, houve um tempo em que vários animais habitaram as Américas. Entre eles mamutes e tigres dentes de sabre foram extintos. Alguns historiadores irão dizer que a causa foi a intempérie climática.

No entanto, foram os próprios humanos que dizimaram os animais na procura por alimento. Esta é a razão das Américas só voltarem a ter cavalos com a chegada dos colonizadores. Como resultado da colonização de Cristóvão Colombo em 1493, com cavalos ibéricos (Andaluz e Lusitano).

Antes de tudo, essas raças se dissiparam nas diversas regiões dando origens raças de cavalo Crioulo (América do Sul) e aos Mustangues (América do Norte), por exemplo.

Os novos hábitos alimentares, com o consumo de gramíneas, provocaram uma evolução na arcada dentária da espécie que origina os equinos.

Uma breve ontologia do ser equino 01
Figura 1 – Hyracotheriu

Evolução

Em seguida, há 50 milhões de anos apareceram os Orohippus (figura 2), muito parecidos com os Eohippus. Contudo, dois milhões de anos foram necessários para que os dentes pré-molares tornassem um molar nos Orohippus. Permitindo, assim, que se alimentassem de vegetais mais duros.

Do desenvolvimento dos Orohippus surgiu os Epihippus. Mantendo, portanto, as mesmas características físicas, entretanto mais evoluídos na dentição. Passaram a ter os dois últimos pré-molares com a função de molares. Dessa forma, apresentando cinco dentes moedores.

Uma breve ontologia do ser equino 02
Figura 2 – Orohippus

Na transição da época do Eoceno para o Oligoceno, cerca de 36 milhões de anos atrás, surgiram os Mesohippus. Ao mesmo tempo com características muito semelhantes ao equino atual. Embora ainda não se trate da espécie Equus.

Todavia, os Mesohippus saíram das florestas e começaram a habitar campos abertos. Sendo necessárias as fugas em velocidade de predadores. Com efeito, tiveram transformados os dedos, com três dedos nos posteriores e nos anteriores. O quarto dedo tornou-se uma unha vestigial que iria desaparecer.

Além disso, apresentaram uma estrutura física maior em comprimento, média de 50 centímetros de altura. A dentição passou a ter os últimos três pré-molares semelhantes aos molares. Formando dessa forma um conjunto de seis dentes de moer.

Simultaneamente, apareceram os Miohippus. Sobretudo, quase despercebidos pela ciência. Dos poucos fósseis encontrados, encontraram um alongamento do crânio e o aparecimento da crista na dentição superior. Eventualmente, podem ser encontradas nos equinos atuais.

E continua

Na época Miocena, cerca de 26 milhões de anos atrás, surgiram os Kalobatippus. Uma derivação, portanto, dos Miohippus das florestas. Essa espécie foi encontrada na América do Norte, dando origem ao Anchitherium.

Aproveitaram o Estreito de Bering para povoar a Europa e a Ásia. No entanto, suas três descendências, Sinohippus, Hypohippus e Megahippus, foram extintas.

Os Miohippus que continuaram na América do Norte geraram os Parahippus (figura 3). Todavia, uma espécie de equino de estatura parecida com os pôneis atuais. A fisionomia começava a dar os contornos dos equinos modernos. Ao mesmo tempo que a dentição possuía quatro pré-molares que se assemelhavam aos dentes molares.

Uma breve ontologia do ser equino 03
Figura 3 – Parahippus

Logo após os Parahippus, a classe de equídeos contou com os Merychippus. Alcançaram a média de 90 cm, os maiores. A época Miocena apresentou muitas modificações climáticas, transformando florestas em planícies de gramíneas.

Sobretudo, foram essas alterações que contribuíram para o aparecimento de cascos no dedo do meio dos Merychippus. Com toda a certeza, a mudança na dieta gerou dentição de hipodontia, capaz de maior desgaste decorrente dos alimentos fibrosos. Dos Merychippus descendem três gêneros: Hipparion, Protohippus e Pliohippus.

Os Hipparion apresentavam dedos que nos pés que não tocavam o solo. Foram encontrados fósseis deste gênero na Europa, atual Grécia, porém com características diferentes dos encontrados na América do Norte.

No gênero Pliohippus os dedos laterais já eram pouco visíveis. Ocupavam as planícies, aptos para a velocidade. Pensavam neles como os antecessores do gênero Equus. Contudo, não estão diretamente relacionados.

Descendentes dos Pliohippus, os Astrohippus tinham apenas um casco e foram encontrados fósseis no Estado do Texas e no México. Esta espécie apareceu, aproximadamente, há 16 milhões de anos e desapareceu há 5 milhões de anos.

Ainda falando de evolução

Da época do Mioceno para o Plioceno (de 10 a 5 milhões de anos atrás) surgiram os Dinohippus. Gênero de equídeo com um só casco, dentição estreita, fossa nasal menor. Viveram em abundância e pode ser deles que tenha surgido o gênero Equus.

Por fim, cerca de 3,5 milhões de anos atrás, apareceu o gênero Equus. Antes de mais nada, é onde se encontram as espécies de equinos atuais.

O gênero Equus deriva de duas espécies de Dinohippus, contudo, ainda sem nome. De acordo com pesquisas do paleontólogo Augusto Azzaroli, foram encontrados fósseis na Índia datados de 2,5 milhões de anos.

Ao mesmo tempo, também foram encontrados fósseis na Europa Ocidental, sul da Rússia, além dos encontrados na América do Norte. Ou seja, bem antes do final do Plioceno, o Equus tinha chegado ao velho mundo.

Retomando a evolução do humano e nos cavalos (figura 4), sabe-se que os animais do gênero Equus, assim como outras espécies de animais, foram extintos pelas condições climáticas e pela presença dos humanos que viviam da caça e da coleta nas Américas.

Dessa forma, dar-se procedência ao desenvolvimento dos cavalos àqueles que descendem do continente africano e da Eurásia.

Os únicos exemplares do gênero Equus (e de toda a família Equidae) que sobreviveram são:

Equusburchelli – Zebra africana, considerada a ‘típica zebra’, com listras verticais largas e listras horizontais no dorso;

Equus zebra – Zebra sul-africana, espécie menor e com um padrão diferente da anterior;

Equusgrevyi – A maior espécie de zebra, com listras muito estreitas e enormes orelhas;

Equusferuscaballus – Cavalo de montaria, que por sua vez deu origem a muitas outras subespécies (raças);

Equusferusprzewalskii – Cavalo de Przewalski, uma subespécie selvagem e rara de cavalo;

Equushemionus – Espécies adaptadas ao deserto, incluindo ‘onagros’ Equuskiang;

Equusasinus – Burros, localizados na África do Norte.

Estudo

Um estudo publicado pela Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America– PNAS, utilizou ferramentas da paleontologia, arqueologia e genômica para indicar a domesticação de equinos na estepe eurasiática ocidental há seis mil anos.

Em uma área de planície gramada da Eurásia, área hoje localizada a Ucrânia e Cazaquistão, com a adição, frequentemente, de fêmeas selvagens da espécie Equu sFeruspara. Houve aumento do rebanho, haja visto que a domesticação dos garanhões era difícil por causa do temperamento selvagem do animal.

Portanto, se você definir cada evento de captura de uma fêmea selvagem como um ‘evento de domesticação’, o equino foi domesticado várias vezes. Vera Warmuth, da PNAS, acreita, no entanto, que há uma diferença.

“A uma diferença absolutamente crucial entre o estabelecimento inicial de uma população fundadora doméstica e a incorporação de fêmeas selvagens em um estoque já doméstico”.

Na pesquisa de Warmuth não foram incluidas outras regiões do mundo, pois pesquisas anteriores descartaram essas áreas como locais prováveis de domesticação ou existência de cavalos selvagens.

Assim como a impossibilidade de domesticação na Europa Ocidental decorrente das espessas florestas. Uma possibilidade de domesticação seria na Península Ibérica (Espanha e Portugal), no entanto, a pesquisa não pôde confirmar.

Pesquisa

Por outro lado, a pesquisa de Jaco Weinstock – com o título ‘Evolution, systematics, andphyloge ography of Pleistocene horses in the new world: a molecular perspective’ – publicada na revista PLoSBiology, trás um importante resultado para evidências sobre a domesticação do equino ao analisar o DNA mitocondrial (mtDNA) de fósseis de 53 mil anos até a data contemporânea.

Os resultados das análises colocam todos os indivíduos em um único grupo com ancestral comum. Deste grupo aparecem três espécies com DNA diferentes: os Hippidion, cavalos que viveram na América do Sul, mas que foram extintos.

Os Haringtonhippus, outra espécie extinta que habitava a América do Norte. E os ‘cavalos de verdade’, na qual originou os Przewalski (Equusferusprzewalskii) e os cavalos domésticos (Equus ferus caballus).

A diferença dos Przewalski e os cavalos domésticos está nos 66 cromossomos dos Przewalski, enquanto que os cavalos domésticos possuem 64 cromossomos. Os cavalos de Przewalski modernos descendem de um grupo genético distinto na parte leste das estepes eurasianas. Não sendo do mesmo grupo genético que deu origem aos cavalos domésticos modernos.

Conclusão

Atualmente existem apenas duas linhagens de cavalos vivos: o cavalo doméstico e o Przewalski, esse em risco de extinção.  

Publicado pela revista Cell, o artigo ‘Tracking Five Millennia of horse management with extensive ancient genome time series’, com mais de 121 pesquisadores, é a maior pesquisa de genoma não-humano.

A pesquisa indica o declínio da diversidade cromossômica Y para todos os cavalos domésticos nos últimos mil anos, bem como, traz nova luz sobre a domesticação do ser equino. Até o presente momento, no neolítico existiu uma comunidade chamada Botai, atual Cazaquistão, onde foi encontrado o mais antigo fóssil de cavalos domesticados.

Entretanto, os cavalos de Botai deram origem aos cavalos selvagens de Przewalski e não aos cavalos domésticos da atualidade  (figura 4). Desse modo, ainda temos lacunas sobre a origem dos cavalos domésticos.

Inclusive faltando sequenciar outras espécies. Até lá podemos contribuir com uma hipótese: da origem do equino doméstico não ter sido na Eurásia, mas sim na Mesopotâmia ou na África, e não com os cavalos, e sim com os burros.

Leia também:

Questões históricas para se montar pelo lado esquerdo do cavalo

Figura 4

Figure 4 – Equine Archaeological Remains: Parte (A) mostra a localização de sítios arqueológicos. Os gráficos de ‘pizza’ são proporcionais ao número total de amostras que fornecem dados de DNA compatíveis com a determinação do sexo, espécie e status do híbrido.

Os nomes e faixas temporais (anos atrás) dos locais onde híbridos e espécies não-caballinas poderiam ser geneticamente identificados são indicados.

Na parte (B), vê-se a distribuição temporal de espécimes antigos. Oito indivíduos mostrando determinação de idade incerta não estão incluídos. Fonte: Ludovic et al (2019).

 Colaboração: Luciano Ferreira Rodrigues Filho
Cavaleiro e Pesquisador | Campeira Dom Herculano | [email protected]

Geral

Festa do Peão coloca Barretos entre os 10 destinos mais buscados no mundo pelo Airbnb

Município é a única cidade brasileira na lista de destinos entre hóspedes globais. Plataforma aponta Festa do Peão de Barretos como responsável

Publicado

⠀em

Festa do Peão coloca Barretos entre os 10 destinos mais buscados no mundo pelo Airbnb

De acordo com o Airbnb, Barretos (SP) está entre os 10 destinos em alta para hóspedes de todo o mundo para estadias em junho, julho e agosto de 2024.

Em agosto, a cidade recebe turistas de todo país e até internacionais para a Festa do Peão de Barretos, o maior rodeio da América Latina, que neste ano acontece entre os dias 15 e 25/08. Anualmente, o evento recebe aproximadamente 900 mil visitas, impactando a economia de toda região.

“A movimentação e o impacto econômico da Festa do Peão de Barretos são reconhecidos em um raio de até 150 km na região. Setores ligados ao turismo são os mais fomentados. E esta pesquisa coloca Barretos e o Brasil entre destinos do mundo em uma época que o mais comum é optar por destinos no Hemisfério Norte”, aponta Hussein Gemha Júnior, presidente de Os Independentes, associação organizadora da Festa, que está em sua 69a edição. Trata-se também do evento mais antigo do gênero no País.

Segundo o site oficial do Airbnb, Barretos é a única cidade brasileira na lista de destinos em alta entre hóspedes globais. Nesta lista estão cidades como Lille (França) e Dortmund (Alemanha). Estes lugares vão sediar grandes eventos como os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris 2024, o Campeonato Europeu de Futebol, e a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, conhecida mundialmente.

Festa do Peão de Barretos

A 69ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos acontece de 15 a 25 de agosto, e os ingressos já estão à venda exclusivamente por meio do site oficial https://barretos.totalacesso.com/.

Estão disponíveis lotes para os nove (9) setores que integram o evento, são eles: Parque/Rodeio/Show, Área Vip, Pista Prime, Pista Gold e Stage Prime; Camarotes Arena Premium, Brahma, Open Super Bull e Dagente. Também já é possível adquirir pacotes para a área de Camping, que funciona dentro do Parque do Peão.

Por Divulgação/Assessoria de Imprensa
Foto de chamada: Divulgação/Alisson Demetrio

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

9º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio se une ao movimento “Pacto Contra a Fome”

Iniciativa visa promover ação social para combater o desperdício de alimentos e a insegurança alimentar no Brasil

Publicado

⠀em

9º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio se une ao movimento Pacto Contra a Fome

O Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), que ocorre nos dias 23 e 24 de outubro no Transamerica Expo Center em São Paulo (SP), terá como parceiro social desta 9ª edição o movimento Pacto Contra a Fome, para juntos promoverem o combate ao desperdício de alimentos e à insegurança alimentar no Brasil.

A fome é um problema ainda grave no país. De acordo com o Instituto Fome Zero, em pesquisa divulgada em março passado, relativa ao ano de 2023, o número de brasileiros que sofrem insegurança alimentar no país chega a 20 milhões de pessoas. Essa projeção foi feita a partir do cruzamento de dados da Pesquisa de Orçamento Familiar e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), ambas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ao mesmo tempo, estudo feito pelo Pacto Contra a Fome demonstra que 55 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçados anualmente no país.

Diante desse quadro, a gerente de Desenvolvimento e Novos Negócios do Transamerica Expo Center e organizadora do CNMA, Renata Camargo, afirma que o tema precisa ser combatido por todos os atores importantes da sociedade, e o agronegócio sempre se mostrou sensível à causa. “A preocupação com a insegurança alimentar faz parte do nosso meio. Essa ação em conjunto com o Pacto Contra a Fome pode trazer novas ideias e projetos viáveis para que possamos juntos eliminar esse problema ainda tão presente na nossa sociedade”, pontua.

A CEO do Pacto Contra a Fome, Rosana Blasio, acredita que a parceria será bastante positiva. “Temos convicção de que as mulheres que atuam no agronegócio têm muito a contribuir seja por meio da incidência em suas comunidades, no apoio às pautas ou agregando ideias e iniciativas que ajudem a mudar os ponteiros da fome no Brasil.”

Missão

O Pacto Contra a Fome tem como missão acabar com a fome até 2030 e, até 2040, ter todas as pessoas bem alimentadas. O cumprimento desta meta passa por iniciativas de todos os setores, de governos à sociedade civil. Para o Instituto, a fome é um problema complexo e multissetorial cujas causas são a desigualdade social, a pobreza e a falta de acesso ao alimento, e sua erradicação depende de uma série de ações e políticas públicas que atuem em suas origens.

O maior congresso global de mulheres do agronegócio

Caminhando para sua nona edição, o Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio será realizado nos dias 23 e 24 de outubro no Transamerica Expo Center, em São Paulo. A expectativa deste ano é receber 3.600 congressistas, novo recorde de público.

Trabalhando assuntos diversos, relevantes e atuais, com a presença de grandes nomes e instituições do agro, este ano o Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio terá como tema principal “Mulher Agro Brasileira: Voz para o Mundo”, cujo objetivo é utilizar a força da voz feminina como meio de expandir a visão global sobre o agronegócio brasileiro e ajudar a criar uma percepção justa do setor.

As inscrições podem ser realizadas pelo site www.mulheresdoagro.com.br/inscricao/

Mais informações podem ser acessadas em www.mulheresdoagro.com.br e pelo Instagram do evento @congressodasmulheresdoagro.

Por Divulgação/Assessoria de imprensa
Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Maio começa movimentado no meio equestre com diversas provas e eventos

Apesar do feriado, primeira semana de maio está agitada com a agenda de provas movimentada em diversos estados brasileiros

Publicado

⠀em

Maio começa movimentado no meio equestre com diversas provas e eventos

O mês de maio ainda não começou, mas para aqueles que gostam de acompanhar as provas e eventos equestres, se preparem. A primeira semana de maio já começa agitada, com várias provas espalhadas pelo Brasil.

Agenda primeira semana de maio:

29/04 a 04/05

12ª Exposição Especializada Mangalarga Marchador de Diviópolis

Parque de Exposições – Divinópolis – MG

30/04 a 05/05

4ª Exposição Regional e Dobradinha Marcha Vale

35ª Exposição Especializada de Jacareí

Sindicato Rural de Jacareí – SP

01/05

Morfologia Passaporte

Concentração de Machos

SEM FRONTEIRAS C.C.C. – Uberaba – MG

Copa de Marcha de Bragança Paulista

Parque de Exposições Fernando Costa (Posto de Monta) – Bragança Paulista – SP

01 a 04/05

1ª Exposição Especializada Mangalarga Marchador

Parque de Exposições José Thiara –  Ipiaú – BA

4ª Etapa da VII Copa SGP

Rancho Faria – Apucarana – PR

01 a 05/05

Doma de Ouro

Freio do Proprietário

Credenciadora Aberta

Paleteada

Cabanha Rio Bonito – Ponta Grossa – PR

02/05

Última Etapa Campeonato Haras Twin Brothers de Ranch Sorting

Haras Twin Brothers – Parque de exposições – Cuiabá – MT

02 a 04/05

4ª Etapa do Camp. Barretos 2023/2024

Parque do Peão – Barretos – SP

3ª Etapa da Copa Freedom

Haras do Lay – Capim Branco – MG

4º Etapa do I Camp. Bauru Tambor Fest

Recinto Mello Morais – Bauru – SP

02 a 05/05

3ª ETAPA SELETIVA DA JUVENTUDE E CSN DE AMADORES

Clube Hípico de Santo Amaro – São Paulo – SP

XXXIX Exposição Especializada do M.M. de Araruama

Parque de Exposições de Araruama – Araruama – RJ

Exposição do Cavalo Mangalarga

FACILPA – Lençóis Paulista – SP

02 a 12/05

11ª Semana do Cavalo – 1ª ETAPA e 2ª ETAPA

Haras Twin Brothers – Parque de exposições – Cuiabá – MT

03/05

Paleteada – São José

CTG OS PRAIANOS – São José – SC

03 e 04/05

Paleteada

Inclusão de Ouro

Doma de Ouro

CTG Manotaço – Gramado – RS

2ª Etapa do 3º Campeonato Playboy Metalic de Ranch Sorting

Haras Yoshimura – Dracena – SP

Campeonato Sul Matogrossense NSMCA 2023/2024 – 4ª Etapa

Rancho Nossa Senhora das Graças – Campo Grande – MS

Prova da XV ExpoCarmo

Recinto de Rodeio – Carmo da Mata – MG

Rodeio da ExpoBragança 2024 – 2ª Semana

Pq. de Exposições – Bragança Paulista – SP

1ª Etapa do Camp. Vale do Araguaia 2024

Sindicato Rural – Torixoréu – MT

4ª Etp. do XI Circ. Barrel Race

Haras Raphaela – Tietê – SP

7ª Etapa do Camp. Paraense 2023/2024

Rancho JR – Parauapebas – PA

3ª Etapa do Camp. R. Porta do Céu 2024

Rancho Porta do Céu – Rio Branco – AC

Rodeio Expogloria 2024

Pq. de Exposições – Glória de Dourados – MS

03 a 05/05

Campereada

Parque Juventino Corrêa de Moura – Dom Pedrito – RS

1ª Exposição Mangalarga

Parque Fernando Costa – Bragança Paulista – SP

Final Circ. Vale do Tambor 2023/2024

Sindicato Rural – Taubaté – SP

04/05

1º Poeirão Central da Marcha

Núcleo Mangalarga de Amparo – AMPARO – SP

IV Cavalgada Fazendas Históricas

Núcleo Mangalarga da Alta Mogiana – Morro Agudo – SP

II Etapa Circ. de Provas Esportivas Sudoeste da Bahia

Haras 5 de Ouro – Vitória Da Conquista – BA

3ª Copa Nucave Dores de Campos

Parque de Exposições – Dores de Campos – MG

2ª Copa de Marcha Oficial do Haras Fusquinha

Haras do Fusquinha – Sete Lagoas – MG

I Copa de Marcha Oficial do Cavalo M.M de Belo Oriente

Parque de Exposições – Belo Oriente – MG

2ª Etapa do III Circuito Mineiro de Ranch Sorting

Rancho União – Sete Lagoas – MG

3° Campeonato RSSPR – Quick as Cat 5E – 2ª Etapa

Haras Relincho – Candói – PR

5ª Etapa do 6º Campeonato Barretos de Ranch Sorting

Hípica Parque do Peão de Barretos – Barretos – SP

Valentim Rodeio Show 2024

Recinto de Rodeio – Valentim Gentil – SP

1ª Etapa Circuito de Provas For Horse

Recinto de Rodeio – Estrela do Norte – SP

2° Prova CT Rubens Candido

CT Rubens Cândido – Sumaré – SP

Prova CT Nilton Silvestre

Parque de Exposições – Telemaco Borba – PR

04 e 05/05

Concurso de Hipismo Completo Nacional

Centro Hípico de Tatuí/Hípica Centaurus – Tatuí – SP

2 Copa Crat – 3 Etapa

Rancho Doma – Taquaritinga – SP

05/05

Prova de 3T Rancho A2

Rancho A2 – Tupaciguara – MG

2ª Prova Rancho Conquista

Rancho Conquista – Monte Santo de Minas – MG

05 a 12/05

Exposição Macapê – Campolina

Exposição Macapê – Mangalarga Marchador

Exposição Macapê – Pônei

Exposição Macapê – Muares

Parque da Gameleira em Belo Horizonte – MG

Por Heloísa Alves/Portal Cavalus
Foto: Divulgação/ANCA

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Semana do Cavalo: feira de negócios equestre movimenta economia e atrai expositores em Cuiabá

11ª Semana do Cavalo será realizada entre os dias 02 a 12 de maio com entrada gratuita

Publicado

⠀em

Semana do Cavalo Feira de negócios equestre movimenta economia e atrai expositores em Cuiabá

É comum ouvirmos falar dos milhões da agropecuária brasileira, mas pouco se destaca o setor equestre que contribui significativamente com esses números. Atualmente a movimentação da equinocultura é estimada em cerca de R$ 30 bilhões e emprega mais de três milhões de pessoas no Brasil. Os dados são da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).

O Brasil possui 5,8 milhões de equinos, ocupando a quarta posição deste ranking. O país tem uma variedade de raças de equinos, incluindo raças nacionais como Mangalarga Marchador, Campolina, Crioulo e Quarto de Milha, que são usadas tanto para trabalho quanto para esportes e lazer.

Em Mato Grosso, a equinocultura apresenta expressivo potencial econômico e social. Prova disso, são os números expressivos apresentados durante a “Semana do Cavalo”, maior evento equestre de feira de negócios do país. Ambiente de competição e lazer familiar realizado em Cuiabá. Já na 11ª edição, este ano o evento será entre os dias 02 a 12 de maio, no Parque de Exposições Jonas Pinheiro.

Organizada pelo Haras Twin Brothers, nos últimos anos a feira comercializou mais de R$ 10 milhões em animais e registrou faturamento superior a R$ 50 milhões, desde sua primeira edição. Com extensa programação técnica, leilões e atrações musicais, mais uma vez a Semana do Cavalo será uma oportunidade para parceiros, patrocinadores e expositores divulgarem seus negócios a um público que pode chegar a mais de 80 mil pessoas.

“A Semana do Cavalo já se consolidou como o maior evento equestre do Brasil. Movimenta a cidade, proporcionando ocupação de hotéis com a presença de turistas, e movimenta a economia local, gerando trabalho e renda para muita gente”, destacou Caê Póvoas, que ao lado do irmão Marcos Póvoas organizam o evento.

Fomento econômico

Em 2023, a Semana do Cavalo bateu um novo recorde. Cerca de 1,2 mil equinos passaram pelo parque. Houve também a evolução em volume de público e de negócios. Foram comercializados 240 animais e um faturamento superior a R$ 6 milhões. O primeiro leilão de gado, comercializou mais de 750 cabeças, resultando num faturamento de mais de R$ 2 milhões.

A empresa MaquiParts, concessionária dos tratores LS para os estados de Mato Grosso, Rondônia e Acre, esteve presente nas últimas oito edições e já confirmou presença para este ano. Além de difundir o nome e de divulgar a marca, o proprietário Márcio André Porto da Rosa ressalta que a participação proporciona captação de clientes, novos amigos e vendas dos produtos.

“Nossa primeira participação na Semana do Cavalo aconteceu em 2016 e de lá para cá, procuramos participar dos eventos organizados pelos irmãos Póvoas. Para este evento vamos levar nossos modelos de tratores que melhor se encaixam no trabalho diário dos pecuaristas, dos criadores de cavalo e dos agricultores em geral, desde o pequeno até o grande produtor rural. Então o público pode ir para conferir os tratores que possuem o melhor custo/benefício para o seu negócio”, afirmou Márcio André.

E quem também garante a viabilidade da feira como um espaço confiável para realizar seus negócios é Anderson Yves, diretor comercial do Grupo Domani Veículos, que representa as marcas Fiat, Jeep e RAM.

“Realizamos várias rodadas de vendas, levamos nossos veículos para perto de nossos clientes, para que eles possam conhecer nossos produtos. Cada edição é a melhor expectativa possível. Neste ano, vamos expor nossa nova linha, a Rampage. Os visitantes da feira poderão conhecer de perto e fazer teste drive. Alcançamos resultados positivos durante a Semana do Cavalo, com boas negociações de vendas e prospecções para futuras negociações.”, garantiu Yves.

A Semana do Cavalo conta também com a parceria da Supra Alimentos, uma das líderes nacionais em nutrição equina. O gerente Paulo Belanda pontua que animais que participam da feira já consomem os produtos da Supra e sendo um dos maiores eventos do Brasil, a Semana do Cavalo é uma das maiores vitrines de negócios para os expositores.

“Este ano será a quarta edição que participamos e espero que ainda tenhamos muitos anos pela frente. A expectativa é de que como nos anos anteriores os números sejam superados e que tenhamos resultados ainda mais surpreendente”.

Os organizadores ressaltam a importância dos patrocinadores, sem os quais o sucesso da Semana do Cavalo não seria possível. De acordo com os irmãos Póvoas, ainda há espaço para novos parceiros. Interessados devem entrar em contato no telefone: (65) 9 8124-9634.

Semana do Cavalo

O público-alvo da Semana do Cavalo é bem extenso, desde amantes de cavalo e esportes equestres até pessoas que procuram por lazer com entrada gratuita. A programação com atrações diferenciadas traz provas técnicas, leilão, cursos, galeria de garanhões, tendas gastronômicas, espaço kids e shows nacionais e regionais.

Crianças e jovens terão uma programação especial, com um amplo espaço kids, além de provas de tambor nas canelas, laço na vaquinha e goat-roping (laço de cabra).
Todos os shows terão a entrada para a pista gratuita, mas os visitantes são convidados a doar 1kg de alimento, que será destinado ao projeto de equoterapia do Haras Twin Brothers, bem como para distribuição de cestas básicas a famílias em condição de vulnerabilidade.

Por Divulgação/Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação/Wallace Dutra

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Dia Mundial da Medicina Veterinária celebra a profissão que tanto ajuda no bem-estar animal

Veterinários estão ligados diretamente ao bem-estar animal e contribuem fortemente para o fortalecimento do mercado de equinos no Brasil

Publicado

⠀em

Dia Mundial da Medicina Veterinária celebra a profissão que tanto ajuda no bem-estar animal

Neste sábado (27), é comemorado o Dia Mundial da Medicina Veterinária, que celebra a profissão e seus profissionais que trabalham para cuidar da saúde dos animais. A data é sempre comemorada no último sábado do mês de abril.

Dia Mundial da Medicina Veterinária

Tudo começou com John Gamgee, professor da faculdade de Edimburgo (Reino Unido), que reuniu professores e profissionais de Medicina Veterinária de toda a Europa nos dias 14 a 18 de julho de 1863 na Alemanha. Nesse evento, com 103 profissionais, foi criada a World Veterinary Association (WVA).

Desde então essa associação representa mundialmente os médicos veterinários, promovendo eventos, pesquisas e atividades para o desenvolvimento e valorização da profissão. Como uma forma de homenagear os médicos veterinários, em 2000, foi criado o Dia Mundial da Medicina Veterinária.

A Medicina Veterinária é uma profissão fundamental para a sociedade, pois atua em diversas áreas, como a produção animal, a clínica e cirurgia veterinária, a saúde pública, o meio ambiente, entre outras. Ela é responsável por garantir a qualidade dos alimentos de origem animal, a prevenção e tratamento de doenças que afetam os animais e a saúde humana, e por contribuir para a preservação da fauna e flora.

Neste ano, o tema levantado pela WVA é “Médicos veterinários são profissionais de saúde essenciais”. As competências dos médicos veterinários devem ser consideradas “como parte essencial e integrante da saúde em geral” – ressalta a WVA, observando que a aplicação da ciência veterinária contribui não só para a saúde e o bem-estar animal, mas também para o bem-estar físico, mental e social dos seres humanos.

Fonte: Hospital Veterinário UFPR e AviSite
Fotos: Reprodução/Freepik

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Associações se reúnem com o IBEqui para discutir nova Normativa do MAPA sobre Coleta, Processamento e Transporte de Sêmen

Várias entidades externaram preocupação sobre a normativa, que segue em consulta pública e que antes de entrar em vigor, passará por um ‘Estudo de Impacto Regulatório’

Publicado

⠀em

Associações se reúnem com o IBEqui para discutir nova Normativa do MAPA sobre Coleta, Processamento e Transporte de Sêmen

Durante essa semana, membros da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga – ABCCRM participaram da reunião comandada pelo IBEqui para discutir a proposta de nova Normativa do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) sobre Processamento, Comercialização, Controle e Transporte de Sêmen de equídeos.

O encontro, realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), teve como objetivo principal a formalização de um ofício ao Ministério da Agricultura com os apontamentos de ‘Inexequibilidade da proposta’, que pode gerar diversos prejuízos ao segmento equestre nacional.

Além dos representantes da ABCCRM, estiveram presentes membros de outras entidades, como Marco Alvarenga, presidente da Associação Brasileira de Veterinários de Equídeos (Abravq) e outras associações de raça. Como representante do MAPA, Guilherme Campos, representando o MAPA, que definiu que o primeiro passo será formalizar um ofício ao Ministério da Agricultura.

Em janeiro deste ano, a Diretoria da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador – ABCCMM comunicou os seus associados sobre consulta pública realizada pelo MAPA sobre a normativa.

Em comunicado, a entidade destacou que “tais medidas estão fora da realidade vivenciada pela Equideocultura brasileira e acarretarão, aos criadores, grandes desafios, por exemplo, a inviabilização do acesso democrático aos bancos genéticos disponíveis, visto, inclusive, a grande extensão territorial do país”. A associação ainda ressaltou a reocupação com este processo e seus consequentes prejuízos para o setor.

Normativa

Caso tal normativa seja implementada, todas as comunicações de cobrição realizadas por inseminação artificial (com utilização de sêmen congelado, fresco ou refrigerado) em que o proprietário do doador de sêmen não for o mesmo da matriz inseminada, deverão estar acompanhadas da nota fiscal emitida por uma central de coleta credenciada pelo Ministério da Agricultura.

Por Heloisa Alves/Portal Cavalus (Com informações da Revista Horse)
Fotos: Reprodução/Instagram

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Provas equestres: GP América Futurity é destaque na agenda dessa semana

Na reta final do mês, eventos e provas equestres seguem movimentando o país

Publicado

⠀em

Provas equestres: GP América Futurity é destaque na agenda dessa semana

Abril está na sua reta final, mesmo assim, os eventos e provas equestres seguem agitando o cenário do mundo do cavalo. Nesta semana, um dos destaques da agenda de provas equestres é o GP América Futurity que acontece no Jockey Club de Sorocaba no sábado (27).

Confira a agenda dessa semana de provas equestres:

22 a 27/04

Exposição Estadual de Minas Gerais

Parque de Exposições de Itabira – Itabira – MG

23 a 28/04

CSI-W 2* / CSN 4*

Sociedade Hípica Paranaense – Curitiba – PR

24 a 28/04

Credenciadora Aberta

Paleteada

Freio Jovem

Freio do Proprietário

Parque de Exposições Lacerda Werneck – Guarapuava – PR

7ª Exposição Especializada do N. C.C.M M. de Muriaé e Região

Parque de Exposições Lael Varella – Muriaé – MG

Circuito ANQM de Vaquejada

Parque Theodorico Bezerra em Tangará – RN

25/04

Concentração de Machos

Morfologia Passaporte

Rio Grande – RS

25 a 27/04

2ª Etapa da II Copa Rural

Parque de Exposições – Londrina – PR

2ª Etapa NACR 2024

Fazenda Barrinha – E. Santo do Pinhal – SP

25 a 28/04

2ª Etapa do Camp. Tocantinense 2024

CT Márcio Camargo – Gurupi – TO

11ª Exposição Especializada do Cavalo Mangalarga Marchador em Irecê – BA

Parque de Exposições de Irecê – BA

4ª Prova Arena Partners

Arena Partners – Lucas do Rio Verde – MT

26/04

Revisão Coletiva

Estância São Jorge – Campo Largo – PR

Revisão Coletiva

Hotelaria Rebenque Velho – RS

Concentração de Machos

MISSIONEIRO DE C.C.C. – Santo Ângelo – RS

Concentração de Machos

Hotelaria Rebenque Velho – RS

2ª Etapa ANWP 2024

Fazenda Barrinha – E. Santo do Pinhal – SP

26 e 27/04

4ª Etapa Copa Eternal 2023/2024

Haras Eternal Peppydun – Capim Branco – MG

Ribeirão Rodeo Music 2024

Parque de Exposições – Ribeirão Preto – SP

2ª Etapa Campeonato Carajás 2024

Faz. Nova Triângulo – Sapucaia – PA

25ª Exposição Internúcleos do Cavalo Árabe

Expo Bragança – Bragança Paulista – SP

Laço Criador

Crioulaço

JATAI/GO – Brasília – DF

26 a 28/04

FACILPA – Rodeio Lençóis Paulista 2024

Parque de Exposições – Lençóis Paulista – SP

28/04

Exposição Morfológica

Hotelaria Rebenque Velho – RS

Revisão Coletiva

Vila Oliva – Caxias Do Sul – RS

Exposição Morfológica

MISSIONEIRO DE C.C.C. – Santo Ângelo – RS

Elfar Fest Copa de Marcha

Haras Elfar – Lavras – MG

3ª Copa Nucave Carandaí

Parque de Exposição Carandaí – Carandaí – MG

XII Copa de Marcha Lagoa Formosa

Parque de Exposição – Lagoa Formosa – MG

I Etapa Campeonato Brasileiro de Equitação de Trabalho

Universidade do Cavalo – Sorocaba – SP

I Etapa Ranch Sorting – Núcleo Muriaé

Parque Exposições de Muriaé – MG

3ª Etapa do 6º Campeonato RSBR

Haras Luana – Rio Claro – SP

GP América Futurity e GP Presidente da ABQM

Jockey Club de Sorocaba – SP

I Prova Victory Ranch

Victory Ranch – Janiru – SP

Rodeio de Taboadão 2024

Recinto de Rodeio – Aparecida do Taboado – MS

6ª Festa do Cavalo da APAE

Parque de Exposições – Itapira – SP

2ª Etapa da I Copa Equilibirum

Parque de Exposições – Ipameri – GO

I Treinão de 3T Terras Altas

Parque de Exposições – Passa Quatro – MG

27 e 28/04

5ª Etapa Lets Go Cup 2023/2024

Parque de Exposições – Toledo – PR

Paleteada

Parque de Exposições Ananias Vasconcellos – Rosário Do Sul – RS

Freio do Proprietário

Freio Jovem

Rio Grande – RS

Laço Criador

Crioulaço

Rancho Fundo – Sorriso – MT

28/04

Paleteada

Vila Oliva – Caxias Do Sul – RS

Revisão Coletiva

CT HARDT – Barra Velha – SC

Por Heloísa Alves/Portal Cavalus
Foto: Divulgação/Jockey Club de Sorocaba

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Lançamento da Festa do Peão de Barretos tem homenagem aos embaixadores e anúncio de show extra de César Menotti & Fabiano

Evento na noite de quinta, 18, no Villa Country, teve show dos embaixadores Cesar Menotti e Fabiano e convidados

Publicado

⠀em

Lançamento da Festa do Peão de Barretos tem homenagem aos embaixadores e anúncio de show extra de César Menotti & Fabiano

Não faltaram sertanejos, celebridades, emoção e homenagens no lançamento oficial da 69ª Festa do Peão de Barretos no Villa Country, na noite da quinta-feira (18). A dupla embaixadora do evento neste ano, Cesar Menotti & Fabiano recebeu os convidados, Hugo Pena & Gabriel, Paula Mattos, Bruninho & Davi, Bruno Rosa, Munhoz & Mariano, Fiduma & Jeca, Lucas Reis & Thácio, Gabi Martins e João Pedro & Cristiano.

O palco da casa noturna paulistana também recebeu uma apresentação das novidades da Festa do Peão de Barretos deste ano, que incluiu o anúncio de um show extra da dupla embaixadora desta edição. O projeto Os Menotti 20 Anos – Especial Embaixadores vai acontecer no dia 21 de agosto, quarta-feira, no Estádio de Rodeios. Com isso, Cesar Menotti e Fabiano dobram a participação no evento barretense: o primeiro show deles será no dia, 17/08, sábado.

“É com muita alegria que anunciamos em primeira mão mais um show dos nossos embaixadores. E um show totalmente inédito, especial para Barretos!”, declarou Pedro Muzeti, diretor cultural da Festa.

Além da novidade, a dupla embaixadora também recebeu uma homenagem emocionante. O presidente de Os Independentes, Hussein Gemha Júnior, e o diretor, Pedro Muzeti, fizeram a entrega da “terra de emoções” de Barretos, simbolizando a arena do evento, espaço em que artistas, competidores e público sonham em estar.

“A terra da arena de Barretos é considerada sagrada por muitos. Competidores, artistas, pessoas que amam este universo. É lugar de sonho, de realização. E compartilhamos com nossos embaixadores todo esse significado.”, disse Hussein.

Muito emocionado, César agradeceu o presente e o título. “Que homenagem mais linda. Esta terra está lá há 69 anos, muitos sonhos foram realizados lá”. O irmão Fabiano também destacou o momento especial. “Este é o melhor troféu que podíamos ganhar”, declarou.

69ª Festa do Peão de Barretos

Marcada para o período de 15 a 25 de agosto, a 69ª Festa do Peão de Barretos já anunciou grandes shows em sua programação. No total, a grade ultrapassará 100 shows nos cinco palcos espalhados pelo Parque do Peão.

Entre os nomes já confirmados na Festa do Peão de Barretos estão o norte-americano Cody Johnson, Chitãozinho & Xororó, César Menotti & Fabiano (embaixadores da edição), Luan Santana, Zezé Di Camargo & Luciano, Zé Neto & Cristiano, Jorge & Mateus, Maiara & Maraísa, Daniel, Matogrosso & Matias, Simone Mendes, Edson & Hudson, Ana Castela, Luan Pereira, Lauana Prado, Victor & Léo, Munhoz & Mariano.

A programação completa está disponível no site independentes.com.br. Os ingressos são vendidos exclusivamente pelo site barretos.totalacesso.com.

Por Assessoria de Imprensa
Foto de chamada: Divulgação/Assessoria de Imprensa

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

ExpoLondrina 2024: provas equestres arrecadam R$ 1 milhão de reais para o Hospital do Câncer de Londrina

ExpoLondrina foi realizada de 05 até 14 de abril no Parque Ney Braga, em Londrina (PR), reunindo shows e provas equestres

Publicado

⠀em

Expolondrina 2024: provas equestres arrecadam R$ 1 milhão de reais para o Hospital do Câncer de Londrina

A ExpoLondrina reforçou o seu compromisso social em diversas frentes em 2024 e encerrou a edição com chave de ouro no último domingo (14): a doação de mais de R$ 1 milhão de reais para o Hospital do Câncer de Londrina (HCL). O donativo, que já é tradição, praticamente dobrou em comparação com o ano de 2023, e soma mais de R$ 2,5 milhões em sete anos.

Provas ExpoLondrina

A ação é resultado da realização da Prova de Laço, Prova de Três Tambores, Prova de Ranch Sorting, Leilão de Cavalos e o empenho de grandes parceiros da Sociedade Rural do Paraná: Ilson Romanelli, Marcos Penha Garcia, Douglas Bussadori, Guilherme Rossi, Roberta Zanin, Sérgio Garla Filho, Tiago Romanelli, Guilherme Bogo, Danton Dequech, João Vitor Fadel, Natália Romanelli, Juliette Tsuruda, Wilson Oliveira, Wandeilson Pinto, Hideu Matsumoto e Tiago Amaral.

“Esta ação faz parte do DNA da ExpoLondrina e a cada ano tem tomado proporções maiores. No ano passado, nós pudemos doar 500 mil e neste ano estamos doando R$ 1 milhão de reais. Agradeço a Deus e à contribuição de cada um envolvido nesta grande e importante ação do bem”, destacou a líder da Comissão Feminina da Sociedade Rural do Paraná, Elaine Parra El-Kadre.

Diverti e ICDH

A Diverti, empresa responsável pela produção que envolve shows e rodeio da ExpoLondrina, em parceria com o ICDH, também entregou ao Hospital do Câncer de Londrina também um cheque no valor de R$ 7.300 reais, valor arrecadado com as ações de palco com o Camarote Brahma, e doou ainda cerca de 2 mil ingressos de shows aos funcionários do Hospital.

Nos sete dias em que houveram shows na ExpoLondrina, o ICDH realizou o Ingresso Solidário, uma ação em que convidados da Diverti são incentivados a doar alimentos na compra de ingressos do Camarote Brahma. Toda a arrecadação de alimentos não perecíveis, que somou 4 toneladas, está sendo repassada ao HCL e também ao Projeto Autimizar, um projeto especializado no cuidado de crianças do espectro autista.

A Diverti e o ICDH fizeram a doação também de R$ 22.340 reais para o Nuselon Londrina, instituição de acolhimento de crianças e adolescentes em situação de risco pessoal ou social, através do convite solidário realizado.

Os cheques foram entregues no palco da Arena de Shows do Parque Ney Braga, antes da apresentação da cantora Ana Castela.

Sobre o ICDH

O ICDH é uma associação sem fins lucrativos que congrega forças de diversas empresas, entidades e pessoas com objetivo de promover o desenvolvimento humano em diferentes âmbitos, com a finalidade de realizar, apoiar, incentivar e patrocinar atividades relacionadas direta ou indiretamente com a educação, formação profissional, cultura, música, informação, esporte, meio ambiente e com o desenvolvimento de tecnologias sociais. O ICDH conta com apoio e parceria de empresas como: Diverti, Grão de Gente, Instituto Sabrina Sato, Ambev, entre outras.

Por Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação/Ricardo Chicarelli

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Ex-bbb Matteus Amaral ganha dois cavalos de Jayme Monjardim

Diretor da Globo resolveu presentear o estudante de engenharia agrônoma para que ele possa começar a sua criação de animais

Publicado

⠀em

Ex-bbb Matteus Amaral ganha dois cavalos de Jayme Monjardim

Após conquistar o segundo lugar na final do BBB 24, Matteus Amaral foi presenteado com dois cavalos pelo diretor Jayme Monjardim. Em uma publicação nas redes sociais, Jayme disse que a ideia é que o estudante de engenharia agrônoma possa começar a sua criação de animais. Além da atuação artística, o diretor é proprietário de um criadouro de animais.

“Acho que você merece muito isso, Matteus, porque você colocou o cavalo crioulo no teu coração. Isso de alguma maneira contaminou todo o Rio Grande do Sul. Então, em nome do Rio Grande do Sul, está aqui o início da sua criação”, declarou no vídeo.

Conhecido pela direção de grandes novelas na TV Globo, a exemplo de O Clone, o diretor afirmou que acompanhou a trajetória do brother no programa. Jayme ainda elogiou Matteus Amaral pelas atitudes dentro do confinamento.

“Que esse presente que estou lhe dando sirva para você começar sua linda criação de cavalo crioulo, essas duas potras, são com todo meu carinho a você por ter acompanhado esses meses seu coração puro e sua origem gaúcha, Estado que tenho como meu também. Viva sua passagem pelo BBB!”, escreveu.

Matteus Amaral

Matteus Amaral recebeu duas potras crioulas. Considerada rústica, os cavalos da raça Crioulo podem custar entre R$ 4.000 e R$ 15 mil, conforme a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Crioulo (ABCCC). Contudo, o valor pode ser superado a depender do elevado padrão genético. Isso aconteceu em 2014, quando um animal da espécie chegou a ser vendido por R$ 16,25 milhões.

Fonte: Terra
Foto: Reprodução/Instagram

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo
WordPress Ads
WordPress Ads