Os cavalos têm, em sua maioria, a linhagem de Poco Bueno. Há também gado Hereford, Angus, Brangus e Charolês

Localizado 21 km ao sul de Vernon, Texas, a terra do Waggoner Ranch foi usada principalmente para plantação, gado de corte e cavalos, bem como para a produção de petróleo. Era, e é até hoje, notável por ser o maior rancho em área dos Estados Unidos.  Originalmente criado em 1849, por Daniel ‘Dan’ Wagoner, nasceu sob o nome de Dan Waggoner & Son. Era a casa da lenda Poco Bueno.

Dan começou a comprar terras no oeste do condado de Wise em 1870. Em 1873, ele e seu filho de 21 anos, William Thomas ‘Tom’ Waggoner, levaram ao mercado do Kansas um rebanho de gado e retornaram com US$ 55.000,00. Valor considerado uma fortuna na época e que serviu como impulso para que eles iniciassem um império. Acabaram tendo que mudar-se para o oeste, comprando pastagens e possuindo propriedades em seis municípios.

Waggoner Ranch Poco Bueno
Poco Bueno

Dan faleceu em 1902 e foi Tom que continuou a expandir e operar seus interesses de pecuária até 1923. Ano em que mudou o nome do rancho para WT Wagoner Estate, terras que se estendem por seis municípios, com sede em Vernon desde 1954. Os principais interesses da empresa são pecuária, petróleo e aproximadamente 26.000 acres (105.2183km²) em cultivo de plantações. Os filhos de Tom também deram sequência ao negócio da família.

Após a morte de WT Waggoner, seus três filhos, Guy, E. Paul e Electra herdaram a fazenda. Guy Waggoner morou lá com sua esposa Anne Burnett, filha de Samuel Burk Burnett e herdeira do 6666 Ranch. E. Paul Waggoner criou cavalos da raça Quarto de Milha. E Electra Waggoner casou-se com Albert Buck Wharton, indo morava em Fort Worth, no rancho deles.

Waggoner Ranch

Edward Paul Wagoner (1889–1967) talvez seja o nome mais conhecido dessa família para os quartistas. Foi ele que comprou Poco Bueno e investiu no cavalo como garanhão. Ao herdar um quarto do rancho após a morte do pai, conhecido com subseção Santa Rosa, fortaleceu sua criação de cavalos Quarto de Milha.

Uma extensão de suas propriedades incluía o 3D Stock Farm, que também abrigava Arlington Downs , uma pista de cavalos de Corrida, que realizava eventos milionários. Em 1945, Jess Hankins vendeu Poco Bueno para Paul em seu leilão anual por pouco mais de cinco mil dólares. Tornou uma lenda para o rancho e para a raça. Outros campeões nacionais criados pela Waggoner foram Jessie James e Pep Up.

Waggoner Ranch

Os cavalos são criados com a finalidade do trabalho de rancho, e muitos ainda carregam a linhagem de Poco Bueno. Formador de uma base genética importante para a raça foi campeão em Conformação, mas se destacou na Apartação. Tanto como competidor, mas especialmente como reprodutor. Com Sheilwin, também de propriedade do Waggoner, Poco Bueno produziu cavalos como Poco Stampede, Poco Tivio, Poco Lena, Poco Mona, Poco Bob, Poco Dell e Poco Pine.

Os descendentes de Dan Wagoner – quarta geração – venderam em 2016 a fazenda ainda em expansão para Stan Kroenke, casado com Ann Walton (sobrinha de Sam Walton). Atualmente, a Kroenke Ranches também possui fazendas no Canadá, mas mantém o escritório principal da Waggoner em Vernon.

Waggoner Ranch

A extensão do rancho chega a aproximadamente 525.000 acres contíguos (2124.600km²). Emprega cerca de 100 pessoas, entre cowboys, trabalhadores rurais, trabalhadores de campos de petróleo a funcionários de escritórios. A administração se esforça constantemente para implementar técnicas modernas comprovadas na operação, tornando a WT Wagoner Estate, Inc. uma das maiores empresas de pecuária e equestres dos Estados Unidos. Para ver mais conteúdo como esse clique aqui.

Fonte e Fotos: waggonerranch e Wikipedia

Escreva um comentário