Bill Tutor venceu no Bareback Riding em Guymon pela PRCA

Com a vitória o competidor é o quarto melhor do mundo em sua modalidade no momento

Rodeo Queen Pageant

O Guymon Pioneer Days Rodeo aconteceu de 4 a 6 de maio em Guymon, Oklahoma, na Henry C. Hitch Pioneer Arena e foi organizado pela Pete Carr Classic Pro Rodeo. É um dos maiores eventos da cidade, com o rodeio válido pela Professional Rodeo Cowboy Association e atrai milhares de visitantes, movimentando a economia local. Além disse, grandes competidores estiveram na arena, abrilhantando as disputas. O Guymon Pioneer Days Rodeo é integrante do Hall da Fama do Oklahoma Rodeo.

Na programação, além do rodeio, a Pioneer Days Parade (desfile pelas ruas da cidade), Carnival (parque de diversões), 5K Run and Walk (corrida), Pioneer Days Rodeo Queen Pageant (concurso da Rainha), Mercantile (feira comercial), Trail Riders, Golf Tournament e Mutton Bustin (rodeio em carneiro).

Entre os campeões, destaque para Bill Tutor, campeão da edição 2018 do Pioneer Days na modalidade Bareback Riding. A ideia era manter sua classificação no mundial para garantir, a cada rodeio, sua ida a Las Vegas, para a National Finals Rodeo. Foi uma só montaria em Guymon e ele marcou 87,5 pontos ao montar Dirty Jacket. Pontuar bem é imprescindível para uma boa classificação geral. Só neste final de semana foram oito etapas disputadas em diversas cidades.

E acabou sendo uma disputa direta por posições, já que Jake Brown, o segundo colocado nesse rodeio é o quinto melhor do ranking no momento, e Tilden Hooper, o terceiro lugar em Guymon, está na sexta posição do mundial. Outro resultado diferente poderia ter tirado a quarta posição de Tutor. A maior nota já marcada nesse rodeio foi 90 pontos de Matt Mosher em 2005.

Bill Tutor

De Huntsville, Texas, o cowboy de 26 anos participa da etapa de Guymon desde que tinha apenas seu Permit, o cartão de acesso aos rodeios da PRCA. Desde 2013, todos os anos ele vai a esse rodeio esperando vencer, o que finalmente aconteceu esta temporada. “Estou muito feliz por essa vitória, é realmente um sentimento bom. Já tinha montado em Dirty Jacket, em 2014, e feito uma boa nota. Sabia o que tinha que fazer para repetir um bom desempenho, é uma égua elétrica, difícil de montar. Que bom que deu tudo certo”.

Ano passado conseguiu sua primeira classificação para a NFR, terminando em 11° lugar. Também foi campeão do All-American ProRodeo Finals, em Waco, Texas, e vem conquistando boas posições. “Me sinto bem. Tive bons finais de semana e também tenho treinado bastante em casa. Para o trabalho mental, ter cabeça boa nas competições, confiança ajuda muito. Então é muito treino”.

Bill Tutor

Após o melhor ano de sua carreira no rodeio, Tutor está mantendo o ritmo do seu sucesso. “Tem sido fantástico. Realmente fui abençoado. Conseguir me qualificar para minha primeira NFR ano passado foi um sonho que se tornou realidade e acendeu um fogo. Isso me inspira a trabalhar mais e tentar novamente outra chance entre os 15 melhores. Para ser esse cara que fica no topo do ranking, temos que dar tudo de si e é isso que estou tentando fazer.”

O Pioneer Days 2018 pagou premiação de US$ 233.874,00 no total. Também foram campeões em Guymon: Steer Wrestling – Hunter Cure (12s3); Team Roping – Cody Snow e Wesley Thorp (24s1); Saddle Bronc – Jake Wright (84.5 pontos); Tie-Down Roping – Reese Riemer (30s2); Barrel Racing – Kylie Weast (34s81); Steer Roping – Tony Reina e Rocky Patterson (49s6); e Bull Riding – Cole Melancon (89 pontos).

Por Luciana Omena
Fonte e Fotos: PRCA

Deixe um comentário