Brasileiros faturam três títulos de Rédeas no AQHA World Show

Clemerson Gomes Barbalho conquistou o bicampeonato e Lucio Casalecchi foi campeão e reservado

Dois redieiros brasileiros brilharam na modalidade Rédeas durante o AQHA World Show 2022. O evento, realizado no Oklahoma State Fair Park, em Oklahoma City, EUA, acontece até o próximo dia 19 de novembro.

Clemerson Gomes Barbalho, montando Gottablessthismess (Spooks Gotta Whiz X Black Custom Chex), conquistou o bicampeonato mundial da modalidade. Na categoria Open Junior Nível 2, destinada a cavalos com até cinco anos, marcou 213,5 pontos.

Gottablessthismess, um garanhão de 2018, é de propriedade do treinador brasileiro, que tem seu centro de treinamento em Whitesboro, Texas, com J. Furumoto. E tem criação do também brasileiro Tiago Pereira Coleto.

A primeira conquista mundial da AQHA de Clemerson ocorreu em 2020, quando faturou o título na mesma categoria montando Gotta Diamond Lady, filha de Spooks Gotta Whiz.

Clemerson teve como mestre o treinador e competidor brasileiro Eduardo Salgado, o Banga, e em uma entrevista ao Portal Cavalus, agradeceu o apoio do treinador que deixou saudades.

“Um simples comentário ou conselho dele fazia toda a diferença. Ele me ensinou, entre outras coisas, que eu precisava usar minha mente no trabalho com os cavalos. Obrigado, Eduardo, por confiar em mim e acreditar no meu trabalho desde o início”.

Clemerson-Brasileiros-faturam-tres-titulos-de-Redeas-no-AQHA-World-Show-3-1
Clemerson Barbalho e a esposa com amigos registrando mais essa vitória no AQHA World Show 2022

Dupla conquista brasileira no AQHA World Show

Lucio Casalecchi foi outro brasileiro que marcou seu nome na história da competição. O atleta conquistou o título de Reservado Campeão Mundial AQHA Open Senior Nível 3 e Campeão Mundial AQHA Open Senior Nível 2, ao marcar 224 pontos.

Ambas as conquistas nessa categoria destina a cavalos de seis anos ou mais foram realizadas com Xtra Magic Doctor (Shiners Voodoo Dr X Aleena Starlight), garanhão de 2014 de propriedade de Janice Laney.

“Foi uma conquista muito legal, mais um sonho realizado. Não participei de muitas competições neste ano. Mas fui a uma prova que foi a classificatória e ao marcar 221,4 conquistei a vaga para o mundial. Em Oklahoma, marquei 224 pontos, minha maior nota até agora, graças a Deus eu tudo certo e faturei os títulos”, comemorou.

Dentre os principais títulos conquistados por Lucio Casalecchi, que está nos Estados Unidos desde 2019, estão campeão do NRBC Nível 1 Open em 2021, Reservado Campeão no NRHA Derby também em 2021 e o título do HRRC Nível 1 Open.

Nascido em Espírito Santo do Pinhal/SP, Lucio Casalecchi mora em Purcell, Oklahoma, trabalhando para o brasileiro Thiago Boechat.

Por Camila Pedroso . Redação Cavalus

Colaboração: Luciana Omena

Fotos: Divulgação AQHA/Shane Rux

Leia mais notícias sobre Rédeas aqui.