Dois redieiros brasileiros brilharam na modalidade Rédeas durante o AQHA World Show 2022. O evento, realizado no Oklahoma State Fair Park, em Oklahoma City, EUA, acontece até o próximo dia 19 de novembro.
Clemerson Gomes Barbalho, montando Gottablessthismess (Spooks Gotta Whiz X Black Custom Chex), conquistou o bicampeonato mundial da modalidade. Na categoria Open Junior Nível 2, destinada a cavalos com até cinco anos, marcou 213,5 pontos.
Gottablessthismess, um garanhão de 2018, é de propriedade do treinador brasileiro, que tem seu centro de treinamento em Whitesboro, Texas, com J. Furumoto. E tem criação do também brasileiro Tiago Pereira Coleto.
A primeira conquista mundial da AQHA de Clemerson ocorreu em 2020, quando faturou o título na mesma categoria montando Gotta Diamond Lady, filha de Spooks Gotta Whiz.
Clemerson teve como mestre o treinador e competidor brasileiro Eduardo Salgado, o Banga, e em uma entrevista ao Portal Cavalus, agradeceu o apoio do treinador que deixou saudades.
“Um simples comentário ou conselho dele fazia toda a diferença. Ele me ensinou, entre outras coisas, que eu precisava usar minha mente no trabalho com os cavalos. Obrigado, Eduardo, por confiar em mim e acreditar no meu trabalho desde o início”.
Dupla conquista brasileira no AQHA World Show
Lucio Casalecchi foi outro brasileiro que marcou seu nome na história da competição. O atleta conquistou o título de Reservado Campeão Mundial AQHA Open Senior Nível 3 e Campeão Mundial AQHA Open Senior Nível 2, ao marcar 224 pontos.
Ambas as conquistas nessa categoria destina a cavalos de seis anos ou mais foram realizadas com Xtra Magic Doctor (Shiners Voodoo Dr X Aleena Starlight), garanhão de 2014 de propriedade de Janice Laney.
“Foi uma conquista muito legal, mais um sonho realizado. Não participei de muitas competições neste ano. Mas fui a uma prova que foi a classificatória e ao marcar 221,4 conquistei a vaga para o mundial. Em Oklahoma, marquei 224 pontos, minha maior nota até agora, graças a Deus eu tudo certo e faturei os títulos”, comemorou.
Dentre os principais títulos conquistados por Lucio Casalecchi, que está nos Estados Unidos desde 2019, estão campeão do NRBC Nível 1 Open em 2021, Reservado Campeão no NRHA Derby também em 2021 e o título do HRRC Nível 1 Open.
Nascido em Espírito Santo do Pinhal/SP, Lucio Casalecchi mora em Purcell, Oklahoma, trabalhando para o brasileiro Thiago Boechat.
Por Camila Pedroso . Redação Cavalus
Colaboração: Luciana Omena
Fotos: Divulgação AQHA/Shane Rux
Leia mais notícias sobre Rédeas aqui.