Fappani marca 232,5 e vence o Futurity de Rédeas em Ohio

Brasileiro ficou em quarto lugar no segundo maior potro do futuro da modalidade nos Estados Unidos que acontece dentro do evento considerado um dos maiores de uma raça única no mundo

O All American Quarter Horse Congress, que celebra seus 51 anos de existência, acontece desde o dia 3 e vai até o dia 29 de outubro, no Ohio Expo Center, em Columbus, Ohio. É um verdadeiro espetáculo da raça Quarto de Milha, já que congrega 23 mil inscritos em todas as modalidades e que recebe cerca de seis mil cavalos durante o mês. O sucesso desse evento vem desde a primeira edição, realizada em apenas três dias com a presença de cinco mil competidores!

Andrea Fappni e All American Vintage.
Foto Shane Rux

A Rédeas, fixada sempre no começo da vasta programação do Congress, realiza provas pela AQHA, nas categorias Aberta Junior e Senior, Amador, Jovem, e pela NRHA, em diversas divisões, entre elas a Parareining, prova para atletas com alguma deficiência física, e o NRHA Open Reining Futurity, com US$ 140.000,00 em prêmios, um dos muitos destaques do evento e também da modalidade, já que é o segundo maior potro do futuro, só perdendo para o NRHA Futurity, em número de inscritos e premiação.

Até o momento, que seja do nosso conhecimento, a Rédeas é a única prova com brasileiros na disputa. Franco Bertolani, que mora e treina dos Estados Unidos, se apresentou com dois animais no nível 4, Diabolo e Masked Gun. Diabolo vem de vitória em Denver, mas com penalidade no spin na classificatória não conseguiu avançar para a final. Masked Gun, de propriedade do Cardinal Ranch, fez uma boa preliminar e foi para a final com boas chances. Nas duas provas, ele terminou em quarto lugar. Na classificatória, dia 4, marcou 222,5 e na final, sábado, dia 7, 223,5. Ano passado o brasileiro foi o campeão, com Dun It For Whizkey, também do Cardinal.

Franco Bertolani e Masked Gun

Mas foi Andrea Fappani que roubou a cena esse ano. Não foi feliz na fase de classificação, mas na final ele ‘espancou’, como dizemos na gíria do cavalo. Em uma prova praticamente impecável, marcou 232,5 logo no começo. Montando All American Vintage, com quem já tinha vencido em Tulsa mês passado, foi o décimo segundo a entrar em pista e deixou a disputa muito difícil para os adversários. Como nenhum outro conjunto conseguiu superá-los, levaram para casa, em Scottsdale, AZ, US$29.955,75 de prêmio e ainda o prestigio pela vitória no nível 4. Já estão, sem dúvida, entre os favoritos para o NRHA Futurity no mês que vem.

“Eu estou muito contente com o comportamento do Masked Gun nesse evento. Marcamos muito bem e fizemos tudo que podíamos. Na final, depois da nota altíssima do Fappani, mudei a estratégia. Marcar o que ele marcou ou ainda superar, é algo muito difícil para um potro de três anos, então decidi não forçar demais. Entrei para melhorar a marca da classificatória, ganhar mais meio ou mais um ponto em cada manobra e deu certo, melhoramos  nossa apresentação e volto para casa muito feliz. Foram 91 cavalos e só 28 classificaram para a final. Não podia, depois de ver a nota do Fappani, em fase final de preparação para Oklahoma, correr o risco de forçar demais o Masked para buscar uma vitória e estragar o plano de treinamento. Estamos a pouco mais de um mês do Futurity e ele chega sólido e com grande chance de melhorar ainda mais para brigar pelo título. Então, dentro do cenário que a final se apresentou, o desempenho dele e nosso resultado foi excelente”, contou Franco

Shawn Flarida, com Missin My Tinsel, ficou em segundo lugar ao marcar 228. Dean Brown, que havia marcado, empatado com Jason Vanlandingham, a melhor nota da classificatória, formou o trio do pódio, com 226 ao montar Dunit With A Blond. Com essa nota ele foi o campeão no nível 3.

As provas seguem e podem ser assistidas ao vivo pelo site iquine.com. O evento oferece ainda lojas de 250 expositores comerciai e espera atrair 650 mil pessoas durante as três semanas.

Por Luciana Omena
Fonte: All American QH Congress

Deixe um comentário