Em 2019, a galeria da fama da Professional Rodeo Cowboys Association comemora 40 anos

Ao longo de 2019, o ProRodeo Hall Of Fame irá comemorar seus 40 anos de existência. Na seda da PRCA, em Colorado Springs, uma galeria imortaliza os ícones da indústria em diversas categorias. Para começar, eles reuniram em uma exposição um pouquinho de tudo que eles têm arquivado de todos os integrantes nomeados ao hall da fama. O local é único, pois é dedicado exclusivamente a contar a história do rodeio profissional americano.

Entre os itens expostos, por exemplo, fotos da cerimônia de abertura do Hall Of Fame em agosto de 1979. Além de fotografias, algumas peças escolhidas a dedo também estão expostas. Tudo isso anunciado junto aos novos nomes que integrarão essa importante galeria., Entre eles, pela terceira vez na história da PRCA, homenageadas nos Três Tambores.

ProRodeo Hall Of Fame
Museu

Apenas em 2017 a ProRodeo nomeou representantes da Women’s Professional Rodeo Association (WPRA) para o hall da fama. Entraram Charmayne James e Wanda Harper Bush. Ano passado, Billie McBride e Kristie Peterson foram as escolhidas. As recém anunciadas foram Jimmie Munroe, Sammy Thurman Brackenberry e Florence Youree.

Um trio de campeãs mundiais da WPRA. Jimmie Munroe (1975) e Sammy Thurman Brackenbury (1965) ganharam títulos no principal evento de Três Tambores da WPRA, enquanto a notável Florence Youree conquistou um campeonato All-Around em 1966. Cada cowgirl desempenhou um papel importante na história da competição, da modalidade e da indústria como um todo.

Enquanto Jimmie Gibbs Munroe se dedicou a sua carreira como competidores, ganhando um título mundial em 1975, seu amor e compromisso com a Associação cimentaram seu legado no esporte. Munroe, natural do Texas, nascida em Waco e atualmente residente em Valley Mills, competiu pela primeira vez aos três anos de idade. Seu primeiro rodeio foi aos dez e além do título mundial em Três Tambores, ela também ganhou pela WPRA em 1975 no All-Around e Tie-Down Ropping.

ProRodeo Hall Of Fame
Jimmie Gibbs Munroe (direita) com suas companheiras de WPRA: Charmayne James (esquerda), Marlene McRae e Sherry Combs Johnson. A foto foi tirada no ProRodeo Hall of Fame de 2017, primeiro ano em que as mulheres receberam lugar na galeria da fama da PRCA. Foto: Kenneth Springer

Foram 11 participações na National Finals Rodeo em três cavalos diferentes, um bicampeonato na National Intercollegiate Rodeo Association, em Três Tambores, e o título de All-Around Cowgirl da NIRA National. “Estar nessa galeria foi uma ótima notícia e uma incrível honra”, disse Munroe. “Eu estive na festa há dois anos, para ver a primeira turma de membros do WPRA empossada e estava tão animada naquela época”.

Munroe também esteve na primeira festa, em 1979, como convidada. “É muito bom ter um lugar para preservar a história. Lembro-me de pensar e esperar que um dia as mulheres da WPRA fossem nomeadas, por isso agora estar sendo escolhida para essa galeria é emocionante e, verdadeiramente, uma honra”. Ela é formada em Educação, fator que a ajuda a ministrar cursos por todo o globo. Também já foi presidente da Associação.

Sammy Thurman Brackenbury também era um talento, até mesmo conquistando dinheiro em rodeios da PRCA. Ela se classificou para 11 NFR’s consecutivas, conquistando o título mundial em 1965. Foi a primeira a realizar clínicas de Três Tambores. Ela inovou o mercado. Em seus cursos, ensinou a todos os alunos a usar a mão direita para o giro à direita, depois explicou que eles deveriam trocar suas rédeas para a mão esquerda antes de fazer a curva à esquerda.

ProRodeo Hall Of Fame
Sammy Thurman Brackenbury competindo no Oakdale Stampede (Califórnia) em 1961. Foto: Cowboy Girl/Cedida

Ela credita a seu pai, Sam Fancher, muitas de suas técnicas de treinamento. Durante sua carreira, ela atuou como diretora do California Circuit, do All Events, vice-presidente da WPRA e, em 1975, serviu como presidente da Girls Rodeo Association. Brackenbury foi uma das primeiras mulheres a laçar na PRCA, quando seu pai estava classificado para um rodeio e seu parceiro não pode competir. Ela se envolveu também na indústria cinematográfica, atuando no filme Horse of the West por volta de 1950. Esse seu lado só se intensificou quando se casou com uma estrela do ramo, Bill Burton. Foi dublê de várias famosas, como Jane Fonda e Dolly Parton.

Não há um indivíduo mais merecedor para ser o primeiro Notável introduzido sob o ‘guarda-chuva’ da WPRA no hall da fama da ProRodeo do que Florence Price Youree. Ela não esteve na fundação da Associação, em 1948, mas não demorou muito para se juntar ao quadro, em 1951, atuando muito bem dentro e fora das arenas. “Sempre amei e aproveitei tudo o que já fiz com a WPRA, e ainda faço. Quando ganhei o WPRA NFR Lifetime Achievement em Las Vegas em dezembro, achei que era a melhor coisa que poderia acontecer”, disse Youree.

Ela achava que nada podia superar o momento, mas estava errada. “Nunca sonhei com isso. Eu sou apenas grata a todos que trabalharam duro ao longo dos anos para manter o sonho vivo que nós tivemos no começo”. Foram seis vezes no Top 15 da WPRA e um título de All-Around em 1966. Mas foram os seus serviços na área administrativa que a levou à entrada no ProRodeo Hall of Fame. Ela foi diretora, tesoureira e presidente da Associação.

ProRodeo Hall Of Fame
Uma ‘linhagem’ de destaque no rodeio com o clã Youree-Ward. a foto é do 2018 WPRA Star Celebration. Da esquerda para a direita, em pé: Renee Youree-Ward, Kylie Weast, Becky Combs-Bradley; sentadas: Florence Youree e sua irmã Sherry Johnson. Foto: Kenneth Springer

Ela perpetuou sua linhagem, com suas filhas e netas competindo, ganhando e se classificando para a NFR. Ano passado, inclusive, o recorde de tempo nos Três Tambores em Las Vegas foi marcado por sua neta, Kylie Ward Weast. Ela e o marido, Dale Youree, são responsáveis também pela criação de vários eventos que fomentam a indústria, como o BFA World Championship Futurity.

Fonte: Barrel Horse News
Tradução e adaptação: Luciana Omena

Escreva um comentário