Fundação foi criada em memória do atleta de Montaria em Touro falecido há um ano e meio
Tanner Byrne é um atleta canadense de Montaria em Touro que disputa o circuito da PBR. Após o processo de luto pela perda do amigo Ty Pozzobon, ele dedica seus dias também a homenageá-lo. Com a Ty Pozzobon Foundation, os membros esperam ajudar a aumentar a conscientização sobre saúde mental, especialmente quando se trata de concussões, e participar de campanhas que tenham como público-alvo fãs e atletas de rodeio em todo o Canadá e Estados Unidos.
Darcy Flad conduzindo a chuckwagon da PBR. Foto Covy MooreA Fundação tem apoio também da PBR Western Sports Foundation e o time de medicina esportiva da entidade. De acordo com pesquisadores norte-americanos, o competidor Ty Pozzobon, que morreu em janeiro de 2017, foi o primeiro caso de Encefalopatia Traumática Crônica (ETC) entre atletas de rodeio. A doença, que ficou popularmente conhecida como ‘demência pugilistica’ por ter sido diagnosticada primeiramente em lutadores de boxes, tem 90% de seus casos registrados em atletas que praticam esportes com grande ocorrência de traumas na cabeça.
Tanner Byrne e Ty PozzobonDurante o maior rodeio do mundo, o Calgary Stampede, que acabou no último dia 15 de julho, em Calgary, Alberta, Canadá, Tanner Byrne esteve por lá com a Ty Pozzobon Foundation em duas ações. Ty adorava montar nesse rodeio e agora seu nome continua com a presença da Fundação. Sean Gleason, CEO da PBR, fez um convite inusitado a Tanner. A PBR comprou uma das lonas de uma das carroças da apresentação de chuckwagon para divulgar a entidade, junto com Darcy Flad, e convidou a Fundação para se juntar a eles com sua logomarca.
As corridas de chuckwagon acontecem todos os dias na programação do Calgary Stampede e são uma atração a parte. “Sean me disse que queria ajudar a Fundação de alguma forma e nos convidou para juntar a nossa logomarca na lona da carroça durante os dez dias. Os milhares de fãs que lotaram as arquibancadas todas as noites, e centenas de milhares de pessoas que sintonizaram na televisão e no RidePass, viram o logo da Ty Pozzobon Foundation enquanto Darcy Flad guiava o chuckwagon da PBR. Estamos muito agradecidos”, disse Byrne.
Ty PozzobonNo entanto, a participação da Fundação em Calgary não se limitou apenas às corridas. Promoveram um jantar beneficente, no dia 12 de julho, em que venderam convites para que os fãs pudessem ficar perto de Darcy Flad e dos demais atletas da PBR que montaram no rodeio, tirar fotos, pedir autógrafos e ainda acompanhar a corrida de chuckwagon juntos. E o valor arrecado com os convites foi revertido para a Fundação dar continuidade às suas atividades.
Outra forma de arrecadar fundos foi com a venda de camisas no estande da With Lammle’s Western Wear and Tack. “Ao passar e ver as camisetas da Fundação, os chapéus e as pessoas usando seu nome, seu legado e seu logotipo por todo o Calgary Stampede, foi muito legal para mim. Eu sei que Ty adoraria isso”. A missão da Ty Pozzobon Foundation é proteger e apoiar a saúde e o bem-estar dos competidores de rodeio dentro e fora da arena.
Seu impacto positivo já pode ser sentido no Canadá, fornecendo financiamento para a equipe de Medicina Esportiva da ProRodeo no País, que pode estar atuando de forma tranquila em todos os eventos da PBR Canadá. “Estamos fazendo mudanças e o melhor para os atletas em nosso esporte. Todo o trabalho árduo que todos os envolvidos estão fazendo está funcionando. Tudo o que fazemos é para os atletas e ter o apoio de empresas como a PBR tem sido gratificante”.
Agora, após o Calgary Stampede, a Fundação Ty Pozzobon lançará em breve vídeos que funcionarão como uma ferramenta educacional para atletas esportivos do rodeio. Especialmente nas escolas e universidades, nos muitos dos profissionais começam suas carreiras, e também onde muitos jovens atuam no rodeio desde novos.
Corridas de chuckwagonAs corridas de chuckwagon são muito disputadas e Darcy Flad conduzindo a carroça da PBR buscou ganhar o Calgary Stampede GMC Rangeland Derby para homenagear seu pai, que foi campeão dez anos antes. Herman, o pai dele, competia profissionalmente em eventos desse tipo e faleceu em 2008 em um acidente na estrada quando ia para uma das etapas da World Professional Chuckwagon Association. Além de tudo isso, Darcy ficou feliz em poder levar em sua carroça as logos da PBR e da Ty Pozzobon Foundation. Kurt Bensmiller foi o campeão pela quarta vez em cinco anos.
Por Luciana Omena
Fonte: Calgary Stampede e PBR