Disputada há 144 anos, é a segunda da Tríplice Coroa mais famosa da modalidade

A Pimlico Race Course, em Baltimore, Maryland, foi placo da 144ª edição do Preakness Stakes, tradicional corrida de cavalos Thoroughbreds (Puro Sangue Inglês). A segunda da American Triple Crown, de onde fazem parte também o Kentucky Derby e o Belmont Stakes. Corrida de Grupo 1, onde cavalos de três anos de idade correm 1.9 km concorrendo a uma bolsa de US$ 1.650.000,00.

O Preakness tradicionalmente apresenta o vencedor do Kentucky Derby competindo contra cavalos que participaram da prova anterior, assim como outros que entraram apenas para essa etapa. Cavalos que correram no Derby ou não se qualificaram. No entanto, Country House, o vencedor do Kentucky Derby 2019 não correu o Preakness Stakes. No dia 7 de maio seu treinador detectou um vírus.

War of Will
War of Will. Foto: Horse Racing Nation

Marcou a primeira vez que o vencedor do Kentucky Derby não competiu no Preakness Stakes desde 1996. Devido à sua ausência, não havia possibilidade de haver um vencedor da Tríplice Coroa para 2019. A lista dos concorrentes não incluiu também Maximum Security. Ele cruzou a linha de chegada em primeiro lugar no Kentucky Derby, mas foi desqualificado por uma violação na regra.

Sem a chance de ganhar a Triple Crown, seu dono sentiu que a diferença de duas semanas entre o Derby e o Preakness era muito curta. Além disso, Code of Honor e Tacituo também ‘pularam’ o Preakness. Isto significou que pela primeira vez desde 1951, essa corrida aconteceu sem os quatro primeiros cavalos que cruzaram a linha de chegada no Derby de duas semanas atrás.

War of Will
War of Will assumindo a dianteira no Preakness Stakes 2019. Foto: Bleacher Report

No início da prova, Bodexpress expulsou seu jóquei, John R. Velazquez, que felizmente não se feriu, mas ficaram fora da disputa. Warrior’s Charge marcou o ritmo, seguido por Market King, Anothertwistafate e War of Will. Warrior’s Charge, que liderou por três quartos de milha, enfraqueceu o ritmo perto do final. War of Will tomou a dianteira em seguida, assumindo a liderança. Para vencer por 1 1/4 de comprimento.

Everfast saiu do 11º lugar para cruzar a linha de chegada em segundo lugar por um nariz, superando Owendale, que veio do nono para terminar em terceiro. Warrior’s Charge acabou em quarto. Improbable, o favorito com a desistência de Country House, terminou em sexto. A premiação para o campeão foi de US$ 990.000,00.

War of Will
John Velazquez indo ao chão após Bodexpress expulsá-lo e continuar a corrida. Foto: CTV News

Curiosamente, Bodexpress que deixou seu jóquei no chão ao largar, continuou a correr, sem ter ninguém o conduzindo. Claro que não teve classificação oficial, mas chamou a atenção do público, com seu nome rendendo no Twitter. Só depois da corrida encerrada, conseguiram pará-lo e levá-lo de volta aos estábulos.

O Belmont Stakes está marcado para o dia 8 de junho.

Fonte: Wikipedia
Tradução e adaptação: Luciana Omena
Foto de chamada/crédito: Time Magazine

Escreva um comentário