As competições são abertas a animais de qualquer raça, desde que devidamente registrados em suas Associações
A abertura do Campeonato Mineiro 2018/2019 de Apartação, válido pela Associação Nacional do Cavalo de Apartação, aconteceu na Fazenda Santa Rita, em Curvelo/MG, nos dias 28 e 29 de setembro. Com um total de 58 inscrições, concorrendo a R$11.000,00 em prêmios, a prova teve julgamento de Carlos Antônio Cotrim de Souza.
Estão programadas quatro etapas neste regional, as próximas com data para novembro desde ano, fevereiro e maio do ano que vem. Com a conclusão do campeonato, sairão os classificados para o Campeonato Nacional da ANCA. Após a definição dos campeões mineiros da temporada, assim como os paulistas, sul-matogrossenses e baianos, serão conhecidos os campeões nacionais.
Advanilson José do NascimentoNa pista, Advanilson José do Nascimento foi campeão em duas categorias. Na Aberta Junior venceu com Always Dual Pepto SZ, nota 74. E na Aberta Livre, com Reyhanna, nota 76 – a maior do final de semana. Os dois animais são de proprietários mineiros. Felipe Simões Zica, criador há muitos anos de Quarto de Milha para trabalho, é o proprietário de Always, e José de Lima Géo Neto, de Reyhanna. Ambos de Belo Horizonte. Novinho, como é conhecido o treinador, está radicado na capital mineira e tem, pela ANCA, R$136.396,60 em ganhos na carreira.
Gildo Antonio Vendrame foi o campeão da Aberta Classic. Ele apresentou Miss Boon Bit, de André Luís Veloso Caramori, de São José da Bela Vista/SP. Com a nota 72, subiu ao lugar mais alto do pódio, largando na frente no ranking do campeonato. Com Bet N Boosmal, Robert Silva Mendonça foi campeão da Aberta Limitada. O animal é de propriedade de Gustavo Zanini Sverzut, de Ribeirão Preto/SP, e o conjunto marcou 69 pontos.
A Non Pro teve como campeão João Renato Pereira Lara. De Betim/MG, ele montou AGF Justin Super Cat e marcou 72 pontos. Na Amador, com Smart Moon Keys JTR, 73 pontos, João Renato ficou com o reservado campeonato. E o campeão dessa categoria foi Grace Magalhães Santos, com Stanalena. O conjunto marcou 75 pontos, a segunda maior nota do final de semana. De Belo Horizonte, a competidora tem um de seus melhores resultados no Derby de 2016, quarto lugar na Amador.
Arthur Zica GéoCom Metallics Last Rey, Relson Dias Caetano foi campeão da categoria Master. O conjunto marcou 71 pontos. Felipe Simões Zica ficou com as três outras posições: Always Dual Pepto SZ, nota 70, Dualena Smart JTR, nota 69, e Agent 007 Ubalena SZ, nota 68. Arthur Zica Géo também foi campeão em duas categorias. Marcou 72 pontos com Reyhanna, para ganhar a Jovem, e 71 pontos com One Time Peptocat, campeão da Principiante.
Acompanhe todas as informações das provas de Apartação: www.anca.com.br.
Por Equipe Cavalus
Fotos: Fernando Ulhoa