Juninho Araújo marca 78 em Apartação e leva mais títulos para a FGA

O recorde foi anotado durante primeira etapa do Campeonato Sul Matogrossense da ANCA, no dia 17 de agosto, em Caarapó

Associação Nacional do Cavalo de Apartação deu início à temporada 2018/2019 com a primeira etapa do Campeonato Sul Matogrossense, que contou com 72 inscritos e R$ 26.100,00 de premiação em dinheiro. A Fazenda Campanário recebeu os melhores conjuntos da atualidade e um recorde foi igualado durante a prova.

Juninho Araújo e Quick To Dual igualam recorde da ANCA

Antônio Sergio de Araújo Junior marcou a nota 78 ao apresentar Quick To Dual para vencer a Aberta Livre. A primeira vez que um conjunto chegou a essa marca foi em 23/01/2003 com Gerson Almeida dos Santos. Mano, em Uberlândia/MG, ganhou a classificatória do Super Stakes Aberta Classic ANCA montando Son Ofa Jay. O treinador foi o primeiro a alcançar o recorde.

Também foi no Campeonato Sul Matogrossense, temporada 2017/2018, 14 anos depois, que Filipe Rezende Barbosa chegou à mesma marca. Ele anotou 78 pontos ao montar Intruder As A Cat e vencer também a Aberta Livre na ocasião.

Juninho Araújo é o treinador da Fazenda Gruta Azul, de Campo Grande, proprietários de Quick To Dual. Para ele, “a Quick To Dual, uma filha do Dual Rey em mãe High Brow Cat, tem pedigree desejável para qualquer criatório nacional e internacional. Seus pontos fortes são o que procuramos em qualquer animal craque em Apartação”, comenta ele.

Um dos treinadores mais premiados da nova geração destaca na égua a “incrível habilidade e a ótima leitura dos movimentos do boi. Ela sabe exatamente qual o melhor movimento a fazer para conseguir controlar o boi”.

Apenas três conjuntos na história da ANCA marcaram nota 78

Para Patricia Arakaki Leite Miglioli, titular da FGA, junto com o pai, Norberto Soares Leite, os investimentos do criatório em genética, pista, treinador, treinamento, aprimoramento, entre outros, são fatores que levaram a esse feito.

“Com certeza, os bons resultados que temos obtido nas pistas são fruto de um trabalho iniciado há anos atrás com o objetivo de ter a melhor performance nas pistas. Procuramos dar as condições necessárias para os animais mostrarem todo seu potencial”, afirma.

A Quick To Dual é um animal excepcional, segunda ela. Em sua trajetória, já ganhou mais de US$ 98.000,00 pela NCHA. “Em 2016, a trouxemos para o Brasil. Desde então, ganhou várias importantes provas no nosso país. Ela, com certeza, é merecedora desta nota, pois tem uma leitura perfeita do boi. Quick sabe exatamente onde deve estar e dá 100% de si em cada apresentação. Com certeza será uma das grandes matrizes no cenário nacional”.

Unir visão para uma criação forte, bons animais e um treinador premiado, certamente, faz toda a diferença. Para Patrícia, Juninho é um treinador de ponta, com muita vontade de vencer. “Ele sabe extrair de cada animal o seu melhor, não importa o quão cada um seja diferente do outro. Afinal, estamos lidando com atletas e assim como no futebol, cada ‘jogador’ do nosso time tem suas particularidades. Juninho tem feito um ótimo trabalho em relação a isso”, reforça.

E essa etapa que abriu a nova temporada do Sul Matogrossense não deu somente essa alegria para a FGA e seu treinador. Juninho também foi reservado campeão da Aberta Livre com outra grande nota, 77, em outra égua da FGA. “São conquistas extremamente importantes, pois demonstra que as éguas – Quick To Dual e KF Boon A Lena – estão muito bem preparadas para as provas. O juiz, após a prova, elogiou muito as apresentações, pois elas conseguiram controlar o gado bem, nos momentos mais difíceis”, lembra a criadora.

Com This Stylish King

Esse recentes feitos representam o momento atual da FGA e o plano de criação da família Leite. “Já temos filhas da KF em treinamento. Em breve chegará a produção da Quick. Temos certeza que elas irão passar este potencial para seus descendentes e ajudar a FGA a estar sempre entre os melhores criadores. Pois esse é nosso objetivo: fornecer animais de ponta ao mercado do cavalo de esporte!”, finaliza.

E os bons resultados não ficaram por ai. Juninho Araújo foi ainda campeão, reservado e terceiro lugar da Aberta Classic: This Stylish King nota 76, Pepto Kitty Gal nota 73 e Play With This King nota 72. Todos animais da FGA. E no Potro do Futuro da ABTCA, realizado no mesmo evento, Nelson Gonçalves da Silva Júnior levou Pepto King, filho do garanhão da FGA, This Kats King, à vitória na categoria Amador.

Por Luciana Omena
Fotos: Roberto Mattos

Deixe um comentário