Estado, forte no cavalo de boi por sua tradição pecuária, é um dos mais influentes da modalidade
A força do Mato Grosso do Sul nos esportes a cavalo com boi fica evidente a cada evento. Recentemente, êxito no Campeonato Nacional e Potro do Futuro de Laço Comprido. Agora foi a vez de mais uma prova de sucesso. Entre os dias 17 e 18 de agosto, o Núcleo Sul Matogrossense deu início à temporada 2018/2019 com a primeira etapa do Campeonato Sul Matogrossense, que contou com 72 inscritos e R$ 26.100,00 de premiação em dinheiro.
Em paralelo, a programação foi abrilhantada pela realização do Potro do Futuro ABTCA AFOCAB 2018, que teve um total de 50 inscritos e R$ 72.340,00 de premiação em dinheiro. As duas provas com chancela da Associação Nacional do Cavalo de Apartação. Esse foi o quarto ano consecutivo que a Associação Brasileira dos Treinadores de Apartação realizou o Potro do Futuro na Fazenda Campanário, juntamente com a etapa de abertura do Sul Matogrossense.
“O evento foi show, como nos outros anos. Gado da raça Hereford padrão, confinado, que eleva o nível da prova. O julgamento ficou a cargo do juiz norte-americano Pat Taylor, AAAA NCHA, que gostou muito da organização e parabenizou o evento”, palavras da diretoria da ABTCA.
As provas aconteceram na Fazenda Campanário, em Caarapó/MS. Na final do Potro do Futuro, a emoção tomou conta da família Rodrigues. José Carlos Rodrigues, o maior ganhador de Potros do Futuro ANCA, mesmo não sendo favorito nessa prova devido aos resultados da classificatória, ficou com os dois primeiros lugares.
José Carlos Rodrigues, o maior ganhador de Potros do Futuro do Brasil, com Shes Tilly Song 4MMontando Shes Tilly Song 4M (Tilly Playboy x Sonora Song 2I), de propriedade de Raphael Salles Russo, José Carlos Rodrigues foi o campeão Aberta Potro do Futuro ABTCA AFOCAB 2018. A nota do conjunto foi 76, melhorando demais a performance deles em relação à primeira passada. Uma classificatória forte, com notas bem altas, deixou Shes Tilly e Zé Carlos em 19° lugar apenas ao marcarem 71.
O título de reservado campeão Zé Carlos levou ao apresentar Aglows By Max, nota 74. Com Aglows a história foi semelhante. Zé Carlos marcou 71, classificando em 19° lugar para final, terminando a competição em segundo lugar. Aroldo José Marcelino foi o melhor da primeira passada, mas levou outro cavalo, Docs And Kitty, ao pódio. Após um 12° lugar na classificação, Aroldo e Docs marcaram 73,5 para ficar com o terceiro lugar.
A campeã Aberta Limitada Potro do Futuro ABTCA AFOCAB 2018 também foi Shes Tilly Song 4M, só que dessa vez pelas mãos de Jairo Robert de Oliveira, nota 75. O reservado campeão dessa categoria foi Black Power Baby NSA e Matheus Bittencourt, nota 74. Na Non Pro, mais um título para a Fazenda Berrante. Filipe Rezende Barbosa apresentou Beccalicat (Metallic Cat x Hey Reybecca) e marcou 73 pontos. Em segundo, com nota 72, Lucas Gabriel de Araújo e Smooth Kdabra LN.
O título de Campeão Amador Potro do Futuro ABTCA AFOCAB 2018 foi para Nelson Gonçalves da Silva Júnior. Ele apresentou Pepto King (This Kats King x Play With This Deal), de sua propriedade para marcar nota 73. O reservado campeão dessa categoria foi Clovis Guidelli Garcia Junior, apresentando Metallic Full Cat, também de sua propriedade, ao marcar 65 pontos.
Juninho Araújo e Quick To Dual marcaram 78 pontos para vencer a Aberta Livre pelo Campeonato Sul MatogrossensePelo Campeonato Sul Matogrossense só deu família Araújo nas Abertas. Serginho Araújo campeão e reservado da Aberta Junior – Dually Cat LN nota 75,5 e Smooth Rey Lena nota 75; Juninho Araújo, campeão, reservado e terceiro lugar da Aberta Classic – This Stylish King nota 76, Pepto Kitty Gal nota 73 e Play With This King nota 72; e campeão e reservado da Aberta Livre – Quick To Dual nota 78, a maior nota do evento (e da ANCA, junto com Gerson Mano e Filipe Rezende) e KF Boon A Lena nota 77.
Olavo Coutinho de Oliveira foi campeão da Aberta Limitada – Curly Rey DMFR nota 75. Filipe Rezende voltou ao pódio na Non Pro – Reybecca Cat Hey nota 75. Na Amador deu Letícia Schmidt Abath – Playin Jerry nota 74. E na Principiante, a campeã foi Mariana Arguello Vanni Azevedo – Play With This Kitty nota 75.
Provas julgadas por Pat Taylor, de Denton, Texas. Resultados completos você pode ver no site da ANCA.
Por Luciana Omena
Fotos: Roberto Mattos