3ª etapa da Copa GA de Breakaway aconteceu em Leme/SP

Campeonato é um reforço de peso para a modalidade

O Breakaway Roping ganha cada vez mais espaço. Ainda com um número relativamente pequeno de competidores, se relacionarmos com outros esportes. Mas em crescimento vertiginoso se observamos a própria modalidade e o número de inscritos em provas recentes. Mostra disso foi a 3ª etapa da Copa GA, realizada junto à 3ª etapa do campeonato de Laço Individual da ARLI, dia 17 de agosto, no Rancho São Francisco.

“A cada prova vemos um número maior de meninas, gente nova entrando no esporte. Então esse sempre vai ser o destaque positivo de todos os eventos. Saber que tem gente que procurar começar, mesmo com uma dificuldade aqui e outra ali para manter cavalos e treinar. Tenho assumido o papel de organizar algumas provas para poder movimentar, especialmente o laço feminino, que é uma paixão minha e de tantas meninas”, expõe Lucy Fazzio.

A Copa GA de Breakaway Roping é um campeonato para mulheres e crianças só de breakaway. Serão quatro etapas esse ano, que começou em abril. A segunda etapa era para ter acontecido em maio, mas devido algumas alterações dos parceiros, ficou para junho. E a terceira aconteceu agora em Leme. À medida que o negócio cresce e se fortalece, parceiros ficam animados para investir. Como é o caso da GA Western Store, de Jaguariúna/SP, que sempre apoiou a modalidade.

3ª etapa da Copa GA de Breakaway
Pódio da Mirim e na foto de chamada o pódio da Feminina

Para Lucy, é gratificante quando chega o dia das etapas e percebe-se uma adesão importante das meninas. “Todo o trabalho é recompensado, sem dúvida, ao receber tanta gente bacana nos eventos que sempre fazemos em parceria com uma prova de Laço Individual ou Laço em Dupla”. Especialmente em 2019 é que o Breakaway tomou força. Com uma prova ou outra ano passado, o melhor evento foi essa 3ª etapa da Copa GA, com 11 laçadoras na Feminina. “Número bastante expressivo”.

Com o passar do tempo, o know-how vai melhorando e as conquistas aumentando. O formato da Copa GA, com premiação em dinheiro e fivelas garantidas, e ainda um calendário pré-divulgado, além de contar para o ranking nacional da Associação Nacional de Laço Individual, é um chamativo para que o Breakaway se reforce. Como a prova da ARLI é oficial da ANLI, todos os resultados foram homologados tanto nas disputas da Copa GA feminino e mirim como no Laço Individual masculino.

A final do campeonato nacional de Laço Individual ainda não tem data, mas o Breakaway Roping está garantido na disputa, basta agora cada uma correr atrás dos pontos. Jéssica Aiello lidera o ranking com 26 pontos, seguida de Lucy Fazzio e Joyce Corrêa, 22 pontos, e Silvia Aiello, 21 pontos. Na Mirim, Gabriel é o líder do campeonato no Breakaway com 24 pontos, seguido por Diogo, 21 pontos, e Hiago, 19 pontos.

3ª etapa da Copa GA de Breakaway
Stéfani e Joyce. Foto: Cedida

Silvia foi a campeã dessa terceira etapa com 3s90. Gabriela Savio, a laçadora com maior número de pontos na modalidade na ABQM, foi segundo lugar. Seguidas pela filha de Silvia, Jéssica Aiello. Aliás, Jéssica acabou de ser mãe e estavam as três gerações no pódio para comemorar os títulos a família. Mirim, Diogo Baldim foi o campeão com 3s56. Seguido por Hiago e Pedro Basi.

A platéia vibrou também com a participação da Stefani, filha da Joyce, que é laçadora e trabalha para o Racnho São Francisco. O Locutor ajudou a incendiar ainda mais os momentos que a pequena entrava em pista“A categoria Mirim é isso, incentivo aos meninos e meninas que curtem laçar e gostam do Breakaway. A cada prova é sempre um show, momentos super especiais, sem dúvida nenhuma. As crianças são a nossa esperança da perpetuação do esporte e os futuros campeões”, encerrou Lucy.

Fique por dentro no instagram.com/breakaway_roping_brasil. A próxima etapa está marcada para 26 de outubro.

Por Luciana Omena
Fotos: Rodolfo Lesse

Deixe um comentário