Hipismo

Lucio Osório é bicampeão do GP Haras Agromen

Montando Galipolli Ter Doorn, cavaleiro repete feito do ano passado

A principal disputa de uma das provas mais tradicionais do calendário nacional de hipismo aconteceu no sábado, 20 de outubro. Trata-se do Grande Prêmio Haras Agromen, a 1.50 metro, válido pela sexta, de nove etapas, do ranking brasileiro senior top, que sagrou bicampeão consecutivo Lucio Osório, montando Galipolli Ter Doorn, uma sela belga de 13 anos.

Conforme a regra do GP, 12 dos 32 conjuntos – entre os quais seis com percurso limpo – habilitaram-se à segunda e decisiva volta, mas somente dois voltaram a zerar. Último em pista, Lucio Osório – que há uma semana garantiu o vice no Clássico da Sociedade Hípica de Campinas – foi perfeito, garantindo a vitória em 58s33.

Entre 16 e 20 de outubro a caravana do hipismo aportou no tradicional Concurso de Salto Nacional e Campeonato Brasileiro de Cavalos Novos no Haras Agromen. O maior criatório do hipismo nacional, em Orlândia/SP, recebeu cavaleiros e cavalos de várias partes do país.

Fernando Bastos e Dóliver Método; foto: arquivo ABCCH
Fernando Bastos e Dóliver Método Imagem: Arquivo/ABCCH

Sagrou-se vice-campeão Fernando Bastos Filho com o BH Doliver Método, duplo zero, 61s92. Em terceiro lugar chegou José Roberto Reynoso Fernandez Filho – segundo colocado na qualificativa – com Azrael W. Sem faltas na primeira volta e o melhor tempo na segunda, 49s13, mas com uma falta.

Marcello Ciavaglia com Conto RJ, vencedor da qualificativa, foi quarto lugar com somente um derrube na segunda volta, em 49s66. Na quinta colocação apareceu Artemus de Almeida, apresentando Cosete JMen IV, um derrube na segunda volta, em 53s13. E fechando pódio, sexto para Stephan Barcha e APV Genova, uma falta na primeira volta e 53s47.

Continuidade do campeonato

Exceto Stephan, que veio especialmente da Europa e salta por Brasília, o campeão e demais classificados defendem São Paulo. Como dito, foi uma prova que pontuou par ao ranking brasileiro. Conforme contagem extraoficial, José Reynoso, tricampeão 2015/2016/2018, segue na liderança de 2019.

Mais conteúdos de Hipismo no portal Cavalus

Seguido de perto por Marcello Ciavaglia. No entanto, a CBH ainda irá promover atualização oficial. As próximas etapas do Ranking Brasileiro Senior Top estão marcadas para CBS – Campeonato Brasileiro Senior TOP – SHP – 6 a 10/11; CSN – Rio de Janeiro – CSN*** 81º Aniversário da SHB – 21 a 24/11; e CSN – Top Riders – SHP – 5 a 8/12.

Fonte: CBH
Na foto: Lúcio Osório e Galipolli Ter Doorn. Crédito: Luis Ruas

X