Prêmio Hipismo Brasil da Confederação Brasileira de Hipismo

Campeões do ranking brasileiro em nove modalidades foram coroados e houve homenagens aos times que foram aos Jogos Equestres Mundiais

Na quinta-feira passada, dia 30 de maio, o Prêmio Hipismo Brasil condecorou os melhores do ranking brasileiro 2018 em nove modalidades chanceladas pela Confederação Brasileira de Hipismo. A noite de ‘gala’ movimentou a Sociedade Hípica Paulista, na capital São Paulo. Foram premiados os campeões em Salto, Adestramento, Concurso Completo de Equitação, Adestramento Paraquestre, Enduro, Volteio, Atrelagem, Rédeas e Três Tambores.

Um dos momentos mais emocionantes da noite foi a homenagem do presidente da CBH, Ronaldo Bittencourt Filho, aos integrantes dos times que participaram dos Jogos Equestres Mundiais. “A preparação e a qualificação que antecedem aos Jogos foram bastante especiais. Ano de WEG, que é a nossa Olimpíada, é um ano especial para o esporte hípico. Sempre apoiamos nossos atletas em todos os eventos, mesmo com calendário intenso como foi 2018”.

rédeas
Gabriel Cordeiro, Joana Azevedo, Joao Felipe Lacerda e Francisco Moura

Ele também comentou, falando especialmente da Rédeas, que ficou surpreso de forma positiva com os feitos da equipe. “Confesso que quando cheguei ao WEG e conversei como nosso diretor Chico Moura, a expectativa foi grande, pois ele me disse que tínhamos chance de medalha. E de fato a Rédeas foi bastante preparada, por pouco ficamos fora da medalha por equipe. No individual, acabamos em quarto lugar após o desempate, mas para mim, somos Bronze!”, elogiou Bittencourt.

Como em todas as modalidades, cada uma com sua caraterística e número de categorias, a Rédeas subiu ao palco com Melhor Cavaleiro Principiante Amador – Gabriel Cordeiro Martins; Melhor Cavaleiro Amador – Joana Giudice Azevedo. Francisco Moura, presidente da ANCR e diretor de Rédeas da CBH, recebeu os troféus Lucas Rodrigues da Cunha Avelino – Melhor Cavaleiro Aberta Principiante; e Gilson Diniz Filho – Melhor Cavaleiro Aberta.

rédeas
Premiados melhores de 2018 no ranking brasileiro de Rédeas

O jovem Grabriel Cordeiro vem se destacando nas provas nos últimos anos e é uma grande promessa do esporte. “Estou muito feliz de estar aqui, é a primeira vez que ganho um prêmio. Só tenho a agradecer ao Buckaroo Ranch, ao Marcelo, ao Miguel e a todos os treinadores que sempre me ajudam”. A ‘veterana’ Joana Azevedo também reiterou sua felicidade pelo prêmio: “Estou muito feliz de estar presente, representando a modalidade e comemorando o ano de 2018 que foi tão especial para mim”.

Para Chico Moura, também foi uma alegria participar do evento. “Estamos aqui hoje com todo o time de Rédeas para representar o nosso esporte e a nossa modalidade. Parabéns a todos os redieiros”, comentou. À frente da Associação Nacional do Cavalo de Rédeas, ele vem abrindo portas para o Brasil em diversas frentes, especialmente internacional. A dedicação em preparar bem o time para o WEG foi um dos fatos, inclusive, que fizeram do dirigente destaque da modalidade ano passado.

Prêmio Hipismo Brasil da Confederação Brasileira de Hipismo
Os destaques individuais no WEG em cada modalidade subiram ao palco. João Felipe à direita

Integraram o Time Brasil no WEG 2018 na Carolina do Norte, Estados Unidos: Roberto Jou e F5 Licurgo Tapajós, Thiago Boechat com SG Frozen Enterprize, Franco Bertolani e Wimpys Little Colonel, Marcelo Almeida com Mahogany Whiz, e João Felipe Lacerda e Gunner Dun It Again. João, Thiago e Roberto foram finalistas no individual com João e Gunner Dun It voltando para casa com um espetacular quarto lugar.

“Estou muito grato por essa homenagem. Represente aqui toda a equipe que foi para o WEG, todos que participaram. Meus companheiros Roberto Jou, Frranco Bertolani, Marcelo Almeida e Thiago Boechat, os grooms, os veterinários, chefes de equipe, treinadores, enfim todos. Essa foi uma homenagem para todos da equipe”, finalizou João Felipe.

tambor
Abelardo Peixoto (centro), presidente NBHA Brazil, e os campeões do VI Campeonato Brasileiro de Três Tambores, Alvin Duarte e Joel Munhoz. Foto: Reprodução/Instagram

Nos Três Tambores, a CBH seguiu o ranking da NBHA Brazil e foram premiados: Amador – Caroline Escomparim Rugolo; Jovem C – Wagner Toledo Simionato Junior; Jovem B – Miguel Dias da Silva Neto; campeões do VI Campeonato Brasileiro de Três Tambores NBHA Brazil – Alvin Duarte da Silva e Joel Munhoz Machado.

Prêmio Hipismo Brasil da Confederação Brasileira de Hipismo
Um flash especial com todos os premiados. Foto: Marcelo Pereira

Durante a cerimônia foram exibidos vídeos dos pontos altos da temporada 2018 como, entre outros, a conquista do inédito ouro na Copa das Nações no CSIO de La Baule, França (Salto); da participação brasileira nos Jogos Equestres Mundiais 2018, com destaque para Rodolpho Riskalla, dono de duas medalhas no Adestramento Paraequestre, e João Felipe Lacerda.

Também foram destaque a excelente campanha da nata do jovem do hipismo no Sul-americano da Juventude 2018 em que o Brasil dominou o placar de ponta a ponta, bem como a conquista da vaga das equipes de Adestramento, Salto e Concurso Completo nas qualificativas Sul-americanas para o Pan.

Confira os demais premiados clicando aqui.

Por Luciana Omena
Fotos: Plusondeandahalf

Deixe um comentário