Um apaixonado por cavalos e pelo Quarto de Milha de Laço Comprido

Marcelo Fontes Metring voltou sua criação também para o Laço Individual

A relação de Marcelo Metring com os cavalos vem desde criança, uma paixão em que ele nutria o sonho de ter uma criação. Mas isso só foi se tornar realidade após o nascimento do filho Luís Marcelo (foto), que com o passar dos anos mostrou sua admiração por cavalos. A partir daí, a Estância Mime foi criada, em Itararé/SP.

Ele estruturou o haras com genéticas de referência, voltadas para a linhagem de trabalho, atendendo as modalidades de Laço Comprido, Laço Individual, Ranch Sorting, Rédeas e Apartação. Sendo reconhecido no cenário nacional, sempre com o apoio da família, do filho e da esposa Vivian.

Ele acredita, que independente da modalidade, o que realmente os inspira é a paixão por cavalos e a união que a família tem em torno deles, dentro das pistas como fora dela. Para ele, a união da família é o grande diferencial e o sucesso da criação da Estância Mime.

Como começou sua história no meio equestre?

Marcelo: Quando ainda criança, meu pai possuía uma propriedade, a princípio, apenas uma área de lazer e criação de gado. Eu já admirava cavalos, mas só após muitos anos fui ter meus animais.

E como foi criar a Estância Mime?

Marcelo: Eu tinha esse sonho desde criança, mas ele se tornou realidade com o nascimento de meu filho Luís Marcelo. Com passar do tempo vi a sua admiração pelos cavalos. Ele começou a competir e sua perseverança em provas e o total apoio de minha esposa, não me restaram dúvidas. Vi aquele velho sonho se tornar realmente uma realidade.

Aos poucos fui comprando alguns animais com genéticas diferenciadas até conseguir comprar meu verdadeiro sonho que se chamava Sage Little Pistol. Esse sim fez com que nossa criação tomasse uma amplitude, apesar de sua breve passagem conosco, pode nos trazer muitos títulos e nos empolgar na criação.

Qual a estrutura do haras?

Marcelo: Nossa propriedade possui uma área de 38 alqueires e conta com 20 baias em alvenaria, um redondel elétrico para exercitar os animais, piquetes para éguas de cria, piquetes para potros, piquetes de descanso. Possuímos uma pista de Laço Comprido e também uma pista de Ranch Sorting.

Qual a origem do nome Estância Mime?

Marcelo: Mime é em homenagem ao meu pai Miguel Metring. E esse era o nome da propriedade que frequentava ainda criança com ele.

Qual o foco da criação hoje em dia?

Marcelo: Hoje estamos focados em animais de trabalho no geral, onde contamos com garanhões e matrizes com genéticas criteriosamente selecionadas dos principais garanhões

Quarto de Milha importados e nacionais para atender as modalidades como Laço Comprido, Laço Individual, Ranch Sorting, Apartação, Rédeas entre outros.

Marcelo com o filho e a esposa

Quais os principais atletas de pista da Estância Mime?

Marcelo: Um que marcou bastante foi Sage Little Pistol, na sela de Paulo Saraiva, mas infelizmente já desapareceu. Na modalidade Laço Comprido Herolights, já não é da Estância, porém faz parte da nossa história, na sela de Rodrigo Elias Moreto. E na sela de meu amado filho Beautiful Del Cielo, Linux Doctari e Jinny Pistol Mig. Tivemos sucesso com Inside Helluva, na sela de Kenny Cunha e Ralf Dun’it com Jeferson Cunha, ambos na modalidade do Laço Individual. Atualmente, os nossos animais são montados por Kenny, Jefferson e meu filho Luis Marcelo.

Quais os principais títulos da criação da Estancia Mime?

Marcelo: Para qualquer apaixonado por cavalos, todos e qualquer títulos tem seu devido valor. Tivemos experiências incríveis, como em 2013 Sage ficou com a terceira colocação no 23º Congresso de Laço Individual e foi campeão pela AQHA. No mesmo ano sagrou-se campeão do 36º Campeonato Nacional no Laço Individual Técnico, na sela de Paulinho Saraiva. Como era apenas o inicio para nós, posso te garantir que marcou muito.

Aí vieram as nossas novas apostas, com novos competidores, Inside Helluva em 2017 no Potro do Futuro ABQM foi reservado pela AQHA, ocupou a quinta colocação no Potro do Futuro da ANLI e em 2018 conquistou a terceira colocação no 41º Campeonato Nacional e foi campeão pela AQHA. Ainda na 12º Copa dos Campeões ficou com a terceira colocação, todas na sela de Kenny Cunha.

O primeiro animal com a nossa marca em pista, Ralf Dun´it, em 2018 no 41º Campeonato Nacional, sagrou-se campeão na Cavalo Iniciante, conquistou o tão almejado título do Potro do Futuro e ainda ficou com a segunda colocação pela AQHA. E correndo pela ANLI foi reservado campeão na categoria Aberta Júnior, tudo isso na sela de Jeferson Cunha.

Sem sombra de dúvidas uma das maiores emoções que sentimos foi em 2017, no 10º Congresso Nacional de Laço Comprido, onde pudemos ver nosso filho sagrar-se campeão na sela de Beautiful Del Cielo e também reservado campeão na sela de Linux Doctari na categoria Jovem.

Há quantos anos estão nesse meio?

Marcelo: Efetivamente se deu a partir da aquisição de meu primeiro animal puro, King Tari Fly, em 2012. Ainda somos novos na área, mais com bastante vontade e o melhor, uma união familiar que faz a diferença.

Qual sua opinião sobre os esportes equestres? O que deve ser melhorado?

Marcelo: Com toda a certeza posso lhe garantir que o esporte traz para junto de si seus familiares e amigos em especial seus filhos, pois além de saudável conseguimos formar grandes amigos no meio. Para mim é simplesmente fantástico, pois além de ver meus animais em pista, posso estar sempre ao lado de minha esposa e filho, pois são os meus verdadeiros alicerce para o sucesso.

Falando em melhorias, depende de cada situação, hoje no momento acredito que o que mais atrapalha são essas leis que tentam impedir as competições, colocando em risco o crescimento dos criadores de equinos e todo o pessoal envolvido do meio, como: treinadores, tratadores, núcleos, competidores entre outros.

Para encerrar, quais os projetos da Estância Mime?

Marcelo: Além de toda essa alegria de estarmos sempre juntos, família e amigos, temos como objetivo formar e oferecer ao mercado um animal com qualidade e pronto para as competições. Seja aqui em casa, como em qualquer outro lugar, sempre saia um verdadeiro campeão, levando alegria para seu novo proprietário. E que possamos construir com nossos novos parceiros grandes e verdadeiras amizades. Para ver mais conteúdo como esse clique aqui.

Por Verônica Formigoni
Foto: Arquivo Pessoal

Deixe um comentário