Nem bem encerrou evento em Araçatuba, entidade quartista partiu para o Mato Grosso do Sul

A ABQM e o MSQM promoveram entre os dias 1° a 4 de agosto o 14º Potro do Futuro & 14º Campeonato Nacional de Laço Comprido. O evento, montado com todas as pompas e honras que a raça merece, foi realizado no Parque do Peão/CLC, em Campo Grande/MS. As provas, com mais de 400 inscrições, reuniram mais de 100 competidores e 200 cavalos Quarto de Milha. Aos campeões, foi distribuída uma premiação superior a R$ 200 mil, além de troféus.

O Potro do Futuro e o Campeonato Nacional são duas das maiores competições do calendário anual da modalidade. As provas promovidas pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha e pelo Núcleo Sul-Matogrossense do Cavalo Quarto de Milha movimentaram mais um ano a capital do Mato Grosso do Sul, tradicional em provas de Laço.

“Esse esporte de grande tradição nas regiões Centro-Oeste e Sul do país, é responsável pela valorização, crescimento da raça e aquecimento do setor no MS. São cerca de dois mil postos diretos e indiretos de trabalho gerados”, destacou Igor Goudard Viana, presidente do MSQM. Cerca de 150 eventos são realizados todos os anos no Estado, gerando um grande impacto financeiro na economia local.

Foto: Miguel Oliveira/ABQM

Na região Centro-Oeste, o Mato Grosso do Sul lidera na criação da maior raça equina do país. Com mais de 31 mil animais registrados no Stud Book da ABQM – departamento especializado no reconhecimento e emissão de certificados de registros genealógicos –, o Estado está entre os quatro maiores plantéis nacionais de cavalos Quarto de Milha.

Segundo levantamento do Núcleo Sul-Matogrossense, 80% do plantel de equinos do MS é desta raça. “Isso comprova o desenvolvimento do QM no Estado”, completou Igor Viana. Os eventos da modalidade contribuem muito para o fortalecimento do Quarto de Milha na região. Com boas provas para mostrar os animais, pontuar para Registro de Mérito e adicionar ganhos à história dos cavalos, o mercado permanece aquecido.

Um dos competidores mais vencedores da modalidade, Adilson Vitorino dos venceu mais um Potro do Futuro. A categoria com mais inscritos, 74 conjuntos, Aberta Livre foi vencida por ele com Buena Huss, de Missal Marcondes Alves. A Amador teve vitória esse ano de Giancarlo Freder e Princess Gotta FRN, de sua propriedade. Buena Huss voltou ao pódio na Profissional Light. Mais um título de Potro do Futuro para Missal pelas rédeas de Rodrigo Oliveira dos Santos.

Foto: Miguel Oliveira/ABQM

Pelo Campeonato Nacional, Adilson ‘Baiano’ Vitorino voltou a vencer. Primeiro e segundo na Aberta Junior, respectivamente Sissy San Bell e Sab Belle Dual. Na Aberta Senior, título Nacional ABQM no Laço Comprido esse ano para Ormando Victor Carlos Antunes com Anita Question Cody. Pela Profissional Light, vitória de Luan Pereira de Souza e Sparkling Pop Jackie.

A Amazonas é uma categoria que sempre tem um espetáculo a parte. O título também ficou nas mãos de uma das competidoras que levam o nome do Laço Comprido por onde passa. Fernanda Gonçalves Ferreira apresentou Spoonfulena TMR para a vitória. Tinha como adversária Renata Zucchetti Simonetto, que terminou na segunda, terceira e quarta colocações.

Resultados completos: www.seqm.com.br. A programação, como de praxe, contou também com as laçadas do Campeonato CLC. O próximo encontro oficial dos quartistas na modalidade será no Haras Virgínia, em Portão/RS, as disputas do Congresso Brasileiro de Laço Comprido, dias 13 a 15 de setembro.

Juízes

Colaboração: Assessoria de Imprensa
Foto de chamada, crédito: Jean Philippe Vasconcelos/ABQM

Escreva um comentário