Veja mais notícias da modalidade Laço Comprido no portal Cavalus
Laço Comprido
Um apaixonado por cavalos e pelo Quarto de Milha de Laço Comprido

Marcelo Fontes Metring voltou sua criação também para o Laço Individual
A relação de Marcelo Metring com os cavalos vem desde criança, uma paixão em que ele nutria o sonho de ter uma criação. Mas isso só foi se tornar realidade após o nascimento do filho Luís Marcelo (foto), que com o passar dos anos mostrou sua admiração por cavalos. A partir daí, a Estância Mime foi criada, em Itararé/SP.
Ele estruturou o haras com genéticas de referência, voltadas para a linhagem de trabalho, atendendo as modalidades de Laço Comprido, Laço Individual, Ranch Sorting, Rédeas e Apartação. Sendo reconhecido no cenário nacional, sempre com o apoio da família, do filho e da esposa Vivian.
Ele acredita, que independente da modalidade, o que realmente os inspira é a paixão por cavalos e a união que a família tem em torno deles, dentro das pistas como fora dela. Para ele, a união da família é o grande diferencial e o sucesso da criação da Estância Mime.
Como começou sua história no meio equestre?
Marcelo: Quando ainda criança, meu pai possuía uma propriedade, a princípio, apenas uma área de lazer e criação de gado. Eu já admirava cavalos, mas só após muitos anos fui ter meus animais.
E como foi criar a Estância Mime?
Marcelo: Eu tinha esse sonho desde criança, mas ele se tornou realidade com o nascimento de meu filho Luís Marcelo. Com passar do tempo vi a sua admiração pelos cavalos. Ele começou a competir e sua perseverança em provas e o total apoio de minha esposa, não me restaram dúvidas. Vi aquele velho sonho se tornar realmente uma realidade.
Aos poucos fui comprando alguns animais com genéticas diferenciadas até conseguir comprar meu verdadeiro sonho que se chamava Sage Little Pistol. Esse sim fez com que nossa criação tomasse uma amplitude, apesar de sua breve passagem conosco, pode nos trazer muitos títulos e nos empolgar na criação.
Qual a estrutura do haras?
Marcelo: Nossa propriedade possui uma área de 38 alqueires e conta com 20 baias em alvenaria, um redondel elétrico para exercitar os animais, piquetes para éguas de cria, piquetes para potros, piquetes de descanso. Possuímos uma pista de Laço Comprido e também uma pista de Ranch Sorting.
Qual a origem do nome Estância Mime?
Marcelo: Mime é em homenagem ao meu pai Miguel Metring. E esse era o nome da propriedade que frequentava ainda criança com ele.
Qual o foco da criação hoje em dia?
Marcelo: Hoje estamos focados em animais de trabalho no geral, onde contamos com garanhões e matrizes com genéticas criteriosamente selecionadas dos principais garanhões
Quarto de Milha importados e nacionais para atender as modalidades como Laço Comprido, Laço Individual, Ranch Sorting, Apartação, Rédeas entre outros.

Quais os principais atletas de pista da Estância Mime?
Marcelo: Um que marcou bastante foi Sage Little Pistol, na sela de Paulo Saraiva, mas infelizmente já desapareceu. Na modalidade Laço Comprido Herolights, já não é da Estância, porém faz parte da nossa história, na sela de Rodrigo Elias Moreto. E na sela de meu amado filho Beautiful Del Cielo, Linux Doctari e Jinny Pistol Mig. Tivemos sucesso com Inside Helluva, na sela de Kenny Cunha e Ralf Dun’it com Jeferson Cunha, ambos na modalidade do Laço Individual. Atualmente, os nossos animais são montados por Kenny, Jefferson e meu filho Luis Marcelo.
Quais os principais títulos da criação da Estancia Mime?
Marcelo: Para qualquer apaixonado por cavalos, todos e qualquer títulos tem seu devido valor. Tivemos experiências incríveis, como em 2013 Sage ficou com a terceira colocação no 23º Congresso de Laço Individual e foi campeão pela AQHA. No mesmo ano sagrou-se campeão do 36º Campeonato Nacional no Laço Individual Técnico, na sela de Paulinho Saraiva. Como era apenas o inicio para nós, posso te garantir que marcou muito.
Aí vieram as nossas novas apostas, com novos competidores, Inside Helluva em 2017 no Potro do Futuro ABQM foi reservado pela AQHA, ocupou a quinta colocação no Potro do Futuro da ANLI e em 2018 conquistou a terceira colocação no 41º Campeonato Nacional e foi campeão pela AQHA. Ainda na 12º Copa dos Campeões ficou com a terceira colocação, todas na sela de Kenny Cunha.
O primeiro animal com a nossa marca em pista, Ralf Dun´it, em 2018 no 41º Campeonato Nacional, sagrou-se campeão na Cavalo Iniciante, conquistou o tão almejado título do Potro do Futuro e ainda ficou com a segunda colocação pela AQHA. E correndo pela ANLI foi reservado campeão na categoria Aberta Júnior, tudo isso na sela de Jeferson Cunha.
Sem sombra de dúvidas uma das maiores emoções que sentimos foi em 2017, no 10º Congresso Nacional de Laço Comprido, onde pudemos ver nosso filho sagrar-se campeão na sela de Beautiful Del Cielo e também reservado campeão na sela de Linux Doctari na categoria Jovem.
Há quantos anos estão nesse meio?
Marcelo: Efetivamente se deu a partir da aquisição de meu primeiro animal puro, King Tari Fly, em 2012. Ainda somos novos na área, mais com bastante vontade e o melhor, uma união familiar que faz a diferença.
Qual sua opinião sobre os esportes equestres? O que deve ser melhorado?
Marcelo: Com toda a certeza posso lhe garantir que o esporte traz para junto de si seus familiares e amigos em especial seus filhos, pois além de saudável conseguimos formar grandes amigos no meio. Para mim é simplesmente fantástico, pois além de ver meus animais em pista, posso estar sempre ao lado de minha esposa e filho, pois são os meus verdadeiros alicerce para o sucesso.
Falando em melhorias, depende de cada situação, hoje no momento acredito que o que mais atrapalha são essas leis que tentam impedir as competições, colocando em risco o crescimento dos criadores de equinos e todo o pessoal envolvido do meio, como: treinadores, tratadores, núcleos, competidores entre outros.
Para encerrar, quais os projetos da Estância Mime?
Marcelo: Além de toda essa alegria de estarmos sempre juntos, família e amigos, temos como objetivo formar e oferecer ao mercado um animal com qualidade e pronto para as competições. Seja aqui em casa, como em qualquer outro lugar, sempre saia um verdadeiro campeão, levando alegria para seu novo proprietário. E que possamos construir com nossos novos parceiros grandes e verdadeiras amizades. Para ver mais conteúdo como esse clique aqui.
Por Verônica Formigoni
Foto: Arquivo Pessoal

Laço Comprido
Laço Comprido foi a estrela do Quarto de Milha em Campo Grande
As provas do Potro do Futuro e do Campeonato Nacional do Quarto de Milha na modalidade Laço Comprido cresceram em 2020, segundo o Departamento de Esportes

A ABQM segue a temporada de eventos oficiais. De 3 a 6 de novembro foi a vez do 15º Potro do Futuro & Campeonato Nacional de Laço Comprido do Quarto de Milha. Desse modo, as provas aconteceram no Parque do Peão/CLC, em Campo Grande/MS.
De acordo com Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha, os eventos apresentaram um crescimento de 5% no número de inscrições, em comparação com o ano passado.
Segundo o Departamento de Esportes da ABQM, 477 conjuntos disputaram os títulos em duas modalidades. A saber, Laço Comprido Técnico e Cronometro. Ademais, os laçadores competiram em 15 categorias. Os prêmios totalizam R$ 211 mil em dinheiro, além de dois carros ‘zero’ km e troféus.

Entre 84 conjuntos, o título do Potro do Futuro Aberta ficou para um dos treinadores mais vencedores da modalidade. Montando Spark N Gun, Adilson Vitorino dos Santos carimbou mais um troféu importante no Laço Comprido. Da mesma forma em que foi o ganhador de um dos carros ‘zero’ prometidos na premiação.
O outro carro ‘zero’ ficou para o conjunto vencedor do Potro do Futuro Amador. Lucas Barbosa Franco montou Martha Liz Moonstone para levar a fivela de campeão e o carro. No Laço Comprido Técnico, os conjuntos recebem notas dos juízes logo após realizar a laçada dentro das normas e regulamento da modalidade.
O Potro do Futuro de Laço Comprido também foi disputado na Profissional Light. Os campeões foram Antonio Carlos Ribeiro Silva com Yasmin Boa HF.

Outros resultados do Laço Comprido ABQM
Edemar Luiz Colman com Leolita Wimpys foi o campeão do Campeonato Nacional de Laço Comprido Técnico Aberta Junior. Enquanto na Aberta Senior vitória para Roziel Ozório e Winnin Whiz EJB. Pela Amador, quem venceu o Campeonato Nacional ABQM 2020 foi o conjunto Josias Maffissoni Guimarães e Anita On The Way.
Outros dois destaques do evento foram os campeões no Laço Comprido Cronômetro. Assim, pela Aberta Livre o título ficou para Kesley Gomes Lima com Sandy Doc Tari. Por ou lado, na Amador, vitória de Paulo Henriques de Lima e Ellen’s Jay Gamay. Entre as mulheres, fivela para Cristiane Bruna e Bet Flawer IV.
Na região Centro-Oeste, o Mato Grosso do Sul lidera na criação do cavalo Quarto de Milha. Portanto, com 31 mil animais registrados no Stud Book da ABQM, possui o quarto maior plantel nacional da raça. Segundo levantamento do MSQM, cerca de 80% do plantel de cavalos do Estado é QM.
Resultados completos: www.seqm.com.br.
Fonte: ABQM
Crédito das fotos: Divulgação/Malu Cáceres
Veja mais notícias da modalidade Laço Comprido no portal Cavalus
Laço Comprido
ABQM realiza 13º Congresso Brasileiro de Laço Comprido

Debaixo de chuva, em Esteio/RS, provas de Laço Comprido da ABQM foram transmitidas ao vivo pelo Youtube para seguir protocolo de distanciamento social sem público presente
Os quartistas podem comemorar. Mesmo sem poder acompanhar ao vivo as provas em diversas modalidades, o leque de opções online é imenso. Entre os eventos que estão acontecendo desde a semana passada, o 13º Congresso Brasileiro de Laço Comprido do cavalo Quarto de Milha. As provas da ABQM foram realizadas no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, de 1° a 4 de outubro.
Sem a presença de público, a fim de cumprir as exigências do protocolo sanitário de combate a Covid-19, o evento contou ainda com a organização do Núcleo Sul do Cavalo Quarto de Milha – NSQM. De acordo com Henrique Campana, gerente de Esportes da ABQM, foram distribuídos mais de R$ 120 mil em prêmios. “O Laço Comprido é o Esporte Equestre mais praticado pelos gaúchos, que aprenderam a admirar a conformação e toda a funcionalidade do Quarto de Milha, raça que se mostra soberana nessa modalidade”, destaca.
As competições ocorreram, portanto, apenas com a presença de competidores e equipe técnica. Além disso, foram cumpridas todas as medidas de segurança, como já mencionado. Não só distanciamento, mas também o uso obrigatório de máscara e totens de álcool em gel espalhados pelo recinto da Expointer Digital. Só para ilustrar, toda a programação da famosa feira foi seguida nesses moldes.

Destaques
As provas de Laço Comprido foram realizadas em dois modelos. Em primeiro lugar o Laço Técnico, onde os conjuntos (cavalo e cavaleiro) são avaliados por juízes e recebem notas. E o Boi Laçado ou Armada, que não tem seus resultados definidos por nota técnica dos juízes. A conclusão da prova se dá quando resta apenas um laçador com acerto. Ou seja, a prova se desenvolve até que um conjunto apenas faça a laçada correta.
Entre os destaques no Laço Técnico, a maior nota do evento foi marcada por Filly Highlight Boon. Sob a sela de Alvadir Francisco Scapini Junior ganhou a Aberta Senior com 225 pontos. Outros dois conjuntos marcaram 224 pontos. Os campeões da Aberta Junior, Clementine Cast BCM e Edson Vanderlei Martins. Em seguida os campeões da categoria Cavalo Iniciante, Jayzabel Poco Jay e Gilson Alves dos Santos.
Enquanto que no Boi Laçado o destaque foi Eduarda Lima. Com diversos títulos conquistados, especialmente nesse evento em anos anteriores, ela levou todas as premiações da categoria Feminino. Isso mesmo, Eduarda foi primeiro, segundo e terceiro lugares. E ela montou Karin San Bell, Shining Dual, Pepto Shiners, os vencedores nessa ordem.
Resultados completos: www.seqm.com.br.
Inscrições abertas
Os próximos eventos oficiais da modalidade no Quarto de Milha, 15º Potro do Futuro e Campeonato Nacional de Laço Comprido da ABQM, estão com inscrições abertas. As provas serão realizadas de 3 a 6 de novembro, no Parque do Peão/CLC, em Campo Grande/MS. Laçadores de todo o país poderão se inscrever até o dia 27 de outubro de 2020, pelo Sistema de Esportes (SEQM). Estão previstos R$ 211 mil em prêmios e troféus.
Fonte: ABQM
Crédito da foto de chamada: Divulgação/Jacson Castro
Veja mais notícias da modalidade Laço Comprido no portal Cavalus
Laço Comprido
Com restrições, 3ª Etapa de Laço Comprido é confirmada para este mês

Circuito de Laço Comprido conseguiu autorizações e adequará estrutura para seguir determinações de prevenção ao Covid-19
Com restrições em virtude da pandemia da Covid-19, a 3ª Etapa de Laço Comprido será realizada nos dias 22, 23 e 24 de maio, em Campo Grande/MS.
O anúncio foi feito pelo Circuito Laço Comprido (CLC) após autorização do prefeito da capital, Marquinhos Trad, e do secretário de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luiz Eduardo Costa.
Além deles, o Iagro, órgão estadual fiscalizador da sanidade animal, expediu Carta de Viabilidade autorizando a competição.
“Faremos a competição seguindo as normas do Decreto Municipal nº 12.256/20, bem como todas as normas da Organização Mundial de Saúde”, frisaram os organizadores em nota.
Confira a nota na íntegra:
“O Circuito de Laço Comprido (CLC) sempre cumpriu as normas e procedimentos exigidos pelos órgãos fiscalizadores. Assim, tem agido com seriedade e comprometimento.
Bem como fomentando este esporte que representa cultura no Estado e tradição de nossas famílias. O que tornou o CLC uma referência Nacional no esporte Laço Comprido.
Devido ao Excelente histórico do CLC e todos os participantes, buscou junto a Prefeitura Municipal de Campo Grande, autorização e adequação para prática do esporte Laço Comprido no contexto atual.
Ciente de que esta entidade movimenta um setor expressivo da economia local e que serão cumpridas fielmente todas as determinações de prevenção ao Covid 19 em vigência.
Dessa forma, o CLC recebeu autorização da Prefeitura Municipal de Campo Grande para a realização da 3ª Etapa de Laço Comprido. Isso nos dias 22, 23 e 24 de maio de 2020.
Bem como o IAGRO, órgão Estadual fiscalizador da sanidade animal que sempre prestou um serviço excepcional. Auxiliando ao bom funcionamento da prova, já expediu a Carta de Viabilidade autorizando assim a competição.
Diante da situação apresentada faremos a competição de Laço Comprido seguindo as normas do Decreto Municipal nº 12.256/20, bem como todas as normas da Organização Mundial de Saúde (OMS), nos dias 22, 23 e 24 de maio de 2020, no Parque do Peão CLC.”
Fonte: Gavinha
Crédito da foto:
You must be logged in to post a comment Login