Polo tem como destaque a sintonia de um jogo por equipes a cavalo

Referências de historiadores levam a crer que a origem desse esporte foi no ano 600 antes de Cristo, com os cavaleiros da Ásia Central e China

O Polo é um jogo por equipes a cavalo. Cada time tem quatro jogadores que se enfrenta golpeando uma pequena bola de plástico ou madeira. Além dos animais, a outra ferramenta principal característica é um taco longo para cada jogador. O objetivo do esporte é o de marcar gols contra a equipe adversária.

De acordo com historiadores, o Polo tem suas primeiras impressões no ano 600 antes de Cristo, com os cavaleiros da Ásia Central e China. Bem mais rudimentares do que pratica-se hoje nesse jogo por equipes a cavalo. As versões para o nascimento do Polo variam ao sabor de poemas, lendas e algumas gravuras.

Por exemplo, mostram o Tibete e seus caçadores a cavalo, com bastões, atrás de um rato almiscarado. Outros registros apontam para a singular importância da prática na China. Por lá acrescentaram um taco ao brasão da dinastia Tsang. Diz-se ainda que da China passou para o Japão, desenvolvido em um tipo diferente de atividades entre famílias reais.

Como os relatos não são precisos, há outra vertente que indica a posse e o desenvolvimento do jogo por parte dos persas, introduzindo-o no Egito, Grécia e Norte da Índia. O Polo aparecia como passatempo nobre, jogado por sultões, xás, imperadores e califas. E, ao mesmo tempo, diferenciava os bravos guerreiros e os caçadores habilidosos.

De volta aos tibetanos e indianos, a partir do Século 17, eles mudaram algumas regras chamando o jogo por equipes a cavalo de Pulu. Usavam uma bola feita de raiz que levava o mesmo nome. Daí a denominação atual de Polo. Na Índia, todos jogavam e cada aldeia tinha seu campo. Às vezes era jogado na rua central da vila.

O Polo é um jogo por equipes a cavalo. Referências de historiadores levam a crer que a origem desse esporte foi no ano 600 antes de Cristo
Origens: jogadores ingleses e indianos por volta do ano 1900

Polo Moderno

Na configuração que conhecemos hoje, o Polo é originário do estado de Manipur, na Índia. Foi lá que militares britânicos fundaram o primeiro time, The Silchar Polo Club, em 1859. Seu criador, o capitão Robert Stewart, ainda tem a alcunha de ‘o pai do Polo moderno’.  Rapidamente o esporte conquistou territórios e adeptos: Malta (1868), Inglaterra (1869), Irlanda (1870), Argentina (1872). E ainda Austrália (1874) e Estados Unidos-Nova York (1876). Em solo brasileiro, os primeiros relatos da modalidade datam da década de 1920. Influencia inglesa no RS, PR, RJ e SP.

O primeiro jogo oficial da modalidade aconteceu na Inglaterra (1873). Terra de Reis e Rainhas. Talvez fosse o destino que se tornasse um esporte envolto ao glamour. No passado, passatempo entre nobres, califas, sultões e imperadores. E no presente, considerado um jogo de ricos. Em primeiro lugar, o jogador precisa de mais de um bom cavalo por partida, elevando o custo.

Todos os jogadores do Brasil, por exemplo, são milionários. Em filmes, principalmente, quem já não viu cenas de pessoas bem vestidas; mulheres de vestidos pomposos, homens de terno, acompanhado jogos em clubes finos?

Jogo por equipes a cavalo

Os jogos são disputados em tempos de 7min30, denominados chukkers. Ganha quem faz o maior número de gols no adversário. A bola tem oito centímetros de diâmetro, enquanto o taco tem três metros de comprimento. Montados a cavalo, então, e munidos do taco, os jogadores precisam acertar a bola em uma baliza com 7,3 metros de largura.

A medida do campo tem 275x180m e os cavalos utilizados caracterizam-se por ter uma altura que varia entre 1,52 metros e 1,60 metros. As raças que predominam na prática do Polo são o Puro Sangue Inglês ou suas cruzas com raças como Quarto de Milha, Crioulo, Mangalarga, entre outros.

Cada equipe de quatro jogadores tem uma divisão, de acordo com as posições que ocupam no campo de jogo. Os números um e dois são os atacantes; enquanto o número três atua no meio de campo; e por fim o número quatro, defensor. Uma partida tem de quatro a seis tempos.

Trocam os cavalos a cada chukka e só utilizam cada um somente duas vezes por jogo. Os cavalos ficam supervisionados por veterinários e não entram novamente em campo caso a condição física deles não seja favorável. É comum cada equipe ter até 24 cavalos à disposição por jogo.

O fator campo é importante também. Entre os principais itens a serem observados: qualidade do piso (grama); maciez; manutenção (adubo, areia e água). A grama tem que estar seca para o cavalo não escorregar nas curvas, o que exige o cuidado constante. Uma particularidade que o diferencia dos outros esportes é o fato de as equipes terem de mudar de campo, e consequentemente de baliza, a cada gol que marcam. Isto acontece para que ninguém seja beneficiado pelo estado do campo e condições atmosféricas.

O Polo é um jogo por equipes a cavalo. Referências de historiadores levam a crer que a origem desse esporte foi no ano 600 antes de Cristo

Destaques

A Argentina é o país mais importante no cenário do Polo mundial. Na capital, Buenos Aires, acontece o principal campeonato da modalidade, o Open de Palermo. Campeonato que concentra anualmente a elite dos times do mundo. Todas as partidas acontecem no Campo Argentino de Polo, no bairro de Palermo. Aliás, um dos melhores do mundo para a prática.

No Brasil, portanto, a prática do esporte de forma intensa se concentra na região de Indaiatuba/SP. Destaque para o campo do Helvetia Polo Country Club. Além dos 11 campos do clube, há cerca de 20 campos particulares nos arredores.

Outros campos famosos por aqui: Fazenda Boa Vista, em Porto Feliz/SP; Itanhangá Golf Club, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Há um campeonato brasileiro e um campeonato paulista de Polo, que reúnem os melhores em atividade. Atualmente o Polo é praticado com regularidade em mais de 50 países.

Assim, entre as celebridades que praticam o Polo, Ricardo Mansur Filho, conhecido na comunidade pelo apelido de Rico; Fábio Diniz, filho de Arnaldo Diniz, um dos irmãos do controlador do Grupo Pão de Açúcar, Abílio Diniz; William e Harry, filhos do Príncipe Charlles da Inglaterra; o ator Sylvester Stallone; entre outros.

Regida internacionalmente pela Federação Internacional de Polo, no Brasil a modalidade tem a representatividade da Confederação Brasileira de Polo.

Fonte: Forbes, PortalSãoFrancisco, CBPolo, Culturamix
Crédito das fotos: Karina Mc Mullan, Itanhangá Golf Clube, Argentine Polo Association

Veja mais notícias do Esporte Equestre no portal Cavalus