Próxima de encerrar temporada, a RSNC Brazil se prepara para levar os competidores brasileiros classificados para os Estados Unidos
A terceira etapa da 2ª Copa West Wind de Ranch Sorting foi realizada no final de abril com sucesso. A copa é patrocinada pelo Haras West Wind e Casa da Sela, organizada nesta oportunidade pelo Haras WS, de Torrinha/SP.
“Uma estrutura invejável e gado de muita qualidade para quem gosta de um Ranch Sorting com exigência de trabalho no uso de gado extremamente ligeiro e sadio, dando muito trabalho aos competidores em mostrar suas habilidades e de seus animais”, comentou o diretor de RSNC Brazil, Alex Saleta.
Segundo ele, foram obtidos números significativos de inscrições, ultrapassando 200 inscritos. “Todos os custos foram cobertos pelo valor arrecadado com as inscrições. E ainda, o resultado positivo para o organizador local, assunto este de inscrições que é muito de nosso interesse”.
Alex reforça: “temos zelado e respeitado para que este número não seja muito elevado, a fim de preservarmos a qualidade do evento como um todo, quer seja com boiada, manejo, juízes, apoio, desgaste dos animais, competidores participantes e público em geral”.
Está na filosofia da RSNC Brazil estar atenta a esse quesito, “permitindo a todos partirem para seus destinos em horários adequados e sem stress”. De fato, o cuidado de organizações de provas equestres em garantir o bem-estar de todos os envolvidos na prova, passa por não deixar que o evento entre madrugada a dentro.
A Copa West Wind tem prazo de encerramento já marcado. A quarta e última etapa, final desse regional, será dia 25 de maio, no próximo sábado. O Rancho Doma é quem irá receber os competidores, familiares e seus cavalos, com a entrega de premiações especiais.
Quem tiver mais pontos somados, até handicap #4, terá de prêmio um potro de criação do West Wind. Quem lidera o ranking geral é Douglas Pults, com maior pontuação acumulada em três etapas, 163 pontos. Fivelas serão dadas aos campeões e reservados campeões em todas as categorias. E, ainda, será ofertada uma sela para o competidor melhor colocado entre os handicaps #5 a #9.
Como em todos os anos, desde a sua criação, a RSNC Brazil leva competidores fidelizados através das copas para competir na final mundial da RSNC em Fort Worth, Texas. Esse não será diferente. Além dos que irão competir, a comitiva é sempre composta por amantes do Ranch Sorting e do cavalo, que vivem de perto a maior prova do mundo na modalidade. A final da RSNC US acontece de 9 a 16 de junho.
O menor tempo do evento, valendo pela RSNC, foi marcado por Evandro Luis Soldi e Felipe Ribeiro dos Santos, 37s126 com dez bois, campeões da Divisão #15. Evandro Luis Soldi ao lado de Murilo José Ferreira de Santana, foram os campeões do handicap #12 ao marcarem o segundo menor tempo do dia, 39s495 com dez bois.
Entre as categorias oficializadas pela ABQM, para animais da raça Quarto de Milha, o destaque foi na categoria Aberta, Alex Saleta e Evandro Luis Soldi, que marcaram 49s850 e ficaram com a vitória.
Após a próxima etapa, os melhores em cada categoria serão conhecidos, assim como os fidelizados para o mundial da RSNC US. A temporada 2018/2019 da RSNC Brazil também conta com a 3ª Copa Paraná, que está se preparando para realizar sua quarta etapa em junho. Clique aqui para os resultados completos.
Por Equipe Cavalus
Fotos: Cedidas