Cinco vezes Marcelinho Almeida no Potro do Futuro ANCR de Rédeas

Com mais de R$ 300.000,00 em prêmios, o maior evento do ano da modalidade aconteceu de 13 a 17 de agosto, em Avaré

Fechando o ano hípico 2018/2019, a Associação Nacional do Cavalo de Rédeas realizou seu 30° Potro do Futuro de Rédeas e ainda o 28° Campeonato Nacional e 10ª Copa Internúcleos. Com um incremento especial na programação, a ANCR conseguiu premiar os campeões com mais de trezentos mil reais. Na programação, ainda Prova Livre ANCR – International Cup, Nova Geração, Leilão e uma estrutura de dar inveja.

A movimentação no Parque de Exposições Dr. Fernando Cruz Pimentel começou dias antes de o primeiro cavalo entrar em pista oficialmente. Foram 70 conjuntos disputando o título mais aguardado da semana, o ANCR Potro do Futuro na categoria Aberta. Após uma classificatória e uma repescagem, mais de 25 conjuntos disputaram a grande final, no sábado dia 17, encerramento o evento com maestria.

E, por mais um ano, a história foi feita! Marcelo Almeida, paulista que hoje trabalha e mora em Portão/RS, chegou ao seu quinto título. Se junta agora à lenda Gilson Vieira Diniz. Os dois são os únicos a alcançar esse feito. “Acho que todos nós temos um carinho enorme pelo Gilson, eu tenho um carinho enorme por ele, é uma lenda vida no cavalo e sempre me espelhei nele”, contou o campeão após a vitória.

 +Potro +Futuro +ANCR +Rédeas
Uma visão aérea de um evento lindo. Foto: Adilson Silva/Foto Perigo

Marcelo apresentou dois cavalos – dos três que tinha na competição – na final, levando o anel de ouro cravejado com diamantes, avaliado em R$ 50 mil, ofertado pelo Haras Retiro Velho, com Just In Hollygun QR e a nota 225 pontos. O macho baio é filho de Hollywood Gotta Gun x Dont Mif Me, propriedade de Márcio Miranda Oliveira, de Goiânia/GO – seu primeiro cavalo de Rédeas e seu primeiro Potro do Futuro -, e criação de Abelardo Mendes, de Avaré/SP.

“Uma vez, perguntei ao Gilson o segredo dele ter tantos títulos de Potro do Futuro e ele me disse que é a dedicação. Então, pensei que sempre ficamos envolvidos com cavalos mais velhos já prontos e menos com os potros. A partir dai comecei a me dedicar ainda mais aos potros”, revelou Marcelinho, campeão PF de Rédeas Aberta em 2011, 2014-2019. E ele quase não conseguiu apresentar Just In Hollygun QR.

Seu dono, Marcio Miranda, teve ofertas para venda antes do Futurity Haras Dan em maio. “Ele me ligava sempre para perguntar sobre o cavalo. Eu gostava muito de treiná-lo, sabia do potencial desse cavalo e estava apostando nele. Era isso que eu respondia, pois não temos como prometer que vamos ganhar a prova. Graças a Deus ele não vendeu!”. Marcelinho faz outro agradecimento, a Jovenil Dias. “Estou com Just há um ano e meio e ainda foi Jovenil que o domou. Obrigado pelo ótimo trabalho e um abraço”.

 +Potro +Futuro +ANCR +Rédeas
Marcelinho e Gilsão. Foto: Instagram do Rancho Diniz

Segundo e terceiro lugares foram para João Felipe Lacerda. Com My Lucky Gun marcou 222,5 pontos e com Shinning Tag, 222. Os dois animais de propriedade do Tripol Ranch/André Tripoloni. Blue Eyes For Wanda apresentado por Marcus Antonio Pereira Junior ‘Kinzin’ foi o campeão do Nível 3 e quarto lugar Nivel 4 com a nota 220,5 pontos. Com Gunnernic, Douglas Noveti de Oliveira levou o título do PF Aberta Nível 2 ao marcar 220 pontos.

O Potro do Futuro Amador não teve classificatória, com a disputa direto na sexta a noite, 16 de agosto. A emoção tomou conta de todos já que o campeão foi um cara que faz todo mundo sorrir ao sair da pista após uma boa prova. Comemora bastante e é sempre muito aplaudido. Dessa vez não foi diferente e prova disso foram todos os abraços que recebeu na área de aquecimento após sua passada com Whiz A Machine Gun.

Teve que aguardar até que todos os conjuntos se apresentassem, mas o título ficou mesmo com ele. Estamos Falando de Fernando Cervelati Botteon, que marcou 217,5 pontos para levar seu terceiro título de N4 nessa prova. Whiz A Machine Gun, de sua propriedade, é uma égua baia filha de Gunner Dun It Again x Whiz Mania. Sua primeira fivela ele levou em 2012, voltou a subir no pódio em 2014 e agora de novo em 2019. Os últimos dois, ele também ganhou o Nível 3.

 +Potro +Futuro +ANCR +Rédeas
Gilson Vendrame com Gunner Starlite campeão Nacional Aberta N4. Foto: Adilson Silva/Foto Perigo

A premiação para o campeão Nível 4 Fernando Botteon foi um trailer com capacidade para dois cavalos ofertado pelo Cardinal Ranch. José Henrique do Amaral com Deam Whiz Buck, nota 216; e Karoline Kazue Rodrigues com Top Tag Chex, nota 214,5, foram segundo e terceiro lugares também nos níveis 3 e 4. O campeão do Nível 2 foi Davi Herrera Delgado com Perfume Whiz Dunit e a nota 213. Com essa nota ele foi quinto lugar Nível 3 e sexto no Nível 4.

Quem esteve na pista principal da EMAPA competindo foi o cantor Sorocaba. Se você procurar na planilha achará Fernando Fakri de Assis com California Truck. Quando jovem, começando a despertar para a música, ele competia nas provas de Rédeas. De volta com o Centro de Treinamento do Rancho das Américas em Jaguariúna/SP, ele vem montando há alguns anos, mas não tinha conseguido voltar à competir.

“Estou muito feliz por estar aqui”, contou ele ai IGTV da ANCR com reportagem de Valéria Maciel. “A prova foi muito bem organizada, está tudo muito bonito. Sou adepto da Rédeas há muitos anos, com ligação ao cavalo pelo meu avô. Uma herança positiva do meu avô, que me trouxe muita coisa boa. Eu amo o cavalo, amo o cavalo de Rédeas e já vinha treinando em off em casa. Finalmente consegui conciliar a agenda para poder competir. Quando estou montando, me sinto bem e em completa conexão com meus cavalos”.

 +Potro +Futuro +ANCR +Rédeas
Sorocaba em Avaré com a namorada e seus cavalos. Entrou em pista resgatando a tradição passada por seu avô e suas raízes quando mais novo. Foto: Reprodução/Instagram

Outros resultados

Gilson Vendrame levou primeiro e segundo no Campeonato Nacional categoria Aberta, Níveis 3 e 4. Com Gunner Starlite marcou 216 pontos e com Shiners Best Dream a nota foi 215,5. O segundo lugar N4 ele dividiu com Gilsinho Diniz que apresentou Snippin On Sunshine. Cristiano de Pina marcou 211,5 pontos com Red Dunit Song RHR para ficar com o título do Nível 2. Pela Copa Internúcleos o campeão da Aberta foi o Núcleo Triângulo Mineiro.

O título de campeão Nacional ANCR de Rédeas Amador Nível 3 e 4 de 2019 ficou para Bruno Rodrigues Moitinho e Question Cielo, com a nota 210. O melhor cavalo Crioulo da competição, Craque Marca dos Santos, foi campeão Nacional Amador Nível 2 com o jovem Gabriel Cordeiro Martins, ao marcar 210 pontos. Eles também foram segundo ligar N3 e terceiro lugar N4. Na Copa Internúcleos Amador, as taças de 2019 ficaram para Núcleo Castelo Branco e Paranaense (N1).

Pelo Principiante Aberta Nível 1, na categoria Aberta, Craque Marca dos Santos e Gabriel Cordeiro Martins voltaram ao pódio. O conjunto marcou nota 215 para vencer a prova. Resultado que ajudou a Núcleo Paranaense a ficar com o título da Copa Internúcleos nessa categoria também. Tornando-se um dos destaques do evento, Gabriel Cordeiro levou também o título de campeão Nacional Amador Nível 1. Dessa vez montou Helluva Whiz BK e marcou 216,5 pontos.

 +Potro +Futuro +ANCR +Rédeas
Gabriel Cordeio Martins foi um dos destaques dessa edição. Foto: Adilson Silva/Foto Perigo

Seguraram suas fivelas também: Jovem – Justin Boy – Pedro Faleiros Abbud – 71 pontos; Jovem 10 – Silkbay Doc – Bernardo Cardoso – 72 pontos; Prova Livre Aberta N4 – Country Hit – Jone Carlos da Silva | Flap Cielo Melodys – Gilson Vieira Diniz Filho – 221 pontos; Prova Livre Aberta N3 – Wimpy Chex Whiz – Gilson Vendrame – 217,5 pontos; Prova Livre Aberta N2 – Maverick Dunit – Federico Oggero – 213 pontos; Prova Livre Amador N4 – Queen Cielo Doc – Giovanna Diniz – 217 pontos; Prova Livre Amador N3 e N2- Gold Red Dunit – Luiz Marques – 214 pontos; Prova Livre Amador Master N4 e N3 – Crackerwhiztruck – Paulo Afonso Leite – 207 pontos.

As provas foram julgadas por cinco juízes internacionais NRHA: Fillipo Masi – que ministrou curso de juízes depois do evento -, Dean Latimer, Jarvis Anderson, Denis Schults e Mike McEntire. Quem esteve por lá pode contar ainda com uma megaestrutura. Praça de alimentação com food trucks variados, restaurante Tia Lúcia, Café Cowboy, Café Manacá, estandes de lojas de roupas e produtos equestres, grife ANCR, camarotes e arquibancadas.

A ANCR comemorou no evento seus 30 anos de fundação. Para fechar a festa com chave de ouro, todos os presentes se divertiram ao som da country music de Rodrigo Haddad e sua Pure Country Band. As provas foram transmitidas pelo site da ANCR e as finais do Potro do Futuro tiveram comentários de Jango Salgado. Na Amador, ele teve a companhia de Eduardo Christians, e na final da Aberta, ninguém menos que Gilson Diniz.

 +Potro +Futuro +ANCR +Rédeas
Entrada da pista com lounge receptivo, estandes, camarotes e arquibancadas. Foto: Adilson Silva/Foto Perigo

No domingo, 18, aconteceu o já tradicional Open House dos haras e centros de treinamentos da região. Para o presidente da ANCR, Francisco Moura, recorde de público e inscrições. “Tudo isso deixa a gente muito feliz. O evento foi muito legal e o pessoal elogiando bastante. Pista tecnicamente muito boa, o que proporciona o show para quem assiste e acompanha a nossa modalidade”.

Para ver mais conteúdos como esse clique aqui .

Por Luciana Omena
Na chamada, Marcelo Almeida e Just In Hollygun QR. Foto: Adilson Silva/Foto Perigo

Deixe um comentário