Jango Salgado de volta os treinos e às pistas de Rédeas para competir

Da primeira turma do ANCR Hall da Fama, treinador é pioneiro na modalidade, ganhador de títulos e tem experiência internacional

Foi no Potro do Futuro da ANCR em agosto de 2012 que João Antônio ‘Jango’ Salgado Filho se despediu das pistas. “Foi uma decisão que fui amadurecendo aos poucos, onde o objetivo principal era poder compartilhar minha experiência com todos que tivessem interesse. Passei a me dedicar integralmente a ministrar cursos, assessorias e palestras, por todo Brasil e vários países da América do Sul”, conta.

Sua história no cavalo começou quando ele tinha sete anos de idade, fez Hipismo Rural, cursos de doma racional, gostava de passar tempo na lida, até que conheceu a Rédeas. Como treinador e competidor, Jango trabalhou por 21 anos até 2012, tendo conquistado diversos títulos, entre ANCR, ABQM, AQHA, ABCCC, FEI. Entre eles: dez vezes campeão Nacional , dez vezes campeão Potro do Futuro, sete vezes campeão Congresso ABQM, sete vezes campeão Prova AQHA, cinco vezes campeão Super Stakes ANCR, quatro vezes campeão Derby ANCR, duas vezes vice-campeão Mundial.

+Jango +Salgado +redeas
Foto: Cesar Duarte

Foram 61 títulos de campeão e 40 títulos de vice-campeão. De 2012 até maio desse ano, Jango acredita que fez uma média de dois a três eventos por mês. Uma agenda cheia. “Viajei bastante, tive a oportunidade de trabalhar com vários tipos de alunos, raças de cavalos e modalidades. Até que decidimos voltar para a Fazenda Gávea, em Lupércio/SP”. Era á que Jango tinha seu CT montado antes de parar.

Ele conta que, a princípio, a ideia era ter um centro de cursos estabelecido e receber os alunos ao invés de seguir viajando. “Ao reativar o meu antigo CT para transformar em centro de cursos, acabei me motivando a voltar a treinar e competir”. Já são seis animais em treinamento. Como ficou muito perto da data, ele não se inscreveu para o Potro do Futuro do final de semana passado e nem estava classificado para o Campeonato Nacional.

+Jango +Salgado +redeas
Foto: Cedida

A ideia inicial de receber os alunos, no entanto, ainda está mantida. “Vou receber alunos para cursos variados e pretendo treinar um grupo seleto de animais, onde vou manter em treinamento os animais que sinto que tenham potencial. Não quero perder tempo, nem quero que o meu cliente gaste com cavalos que não valem a pena”, reforça. No time o Benjamin, tratador que trabalhou anos com Jango e que agora voltou.

Quem gosta de Rédeas e de cavalos vai poder ver de volta às pistas o cara que treinou e montou, entre outros, Farrapo do Infinito. O único cavalo, até hoje na história da modalidade no Brasil a marcar 77 pontos em duas oportunidades; o primeiro garanhão no Brasil a produzir um campeão Potro do Futuro ANCR Aberto na sua primeira geração; e o único ganhador de Seletiva de Mundial a produzir um campeão de Seletiva de Mundial. Para ver mais conteúdo como esse clique aqui.

Bem-vindo de volta, amigo!

Por Luciana Omena

Deixe um comentário