Estabelecida em Itapira/SP, a Apolo Equitação Western & Rédeas é a responsável por essas aulas grátis nas provas oficiais

Ministradas por Apolônio Hipólito Alves, da Apolo Equitação Western & Rédeas, aulas de iniciação a Rédeas são ministradas para crianças durante as provas oficiais da ANCR. Em um redondel montando ao lado da pista, estão sendo formado, quem sabe, o futuro da modalidade. 

O projeto para dar aulas para crianças nas provas de Rédeas foi criado por Apolônio e a esposa Priscila. “Dar aula de equitação para uma criança não é apenas ensinar a montar. É passar valores importantes para um cidadão de bem”, começa falando o treinador sobre sua filosofia de trabalho.

Crianças têm aula grátis de Rédeas em eventos da ANCR 4
As aulas ensinam respeito e amor pelos cavalos acima de tudo

Ele já atua, portanto, no dia a dia com as crianças. E afirma: “Um cavalo não é uma máquina que se usa e depois fica guardada até a próxima vez. Um cavalo precisa de um cavaleiro responsável e que seja capaz de cuidar de outra vida”. Dessa forma, Apolônio transportou para as provas um pouco dessa sua vivência.

“Queremos levar as crianças que nunca tiveram contato o prazer de conhecer o cavalo. Para quem já teve conato, a oportunidade de conhecer a Rédeas, conhecer mais sobre cavalo. Incutir no íntimo deles a vontade de participar e entrar para esse mundo”, reforça.

Não é apenas ensinar a montar, mas ter responsabilidade. “A gente ensina a cuidar e conhecer o cavalo de uma forma diferente, conhecer o cavalo para conhecer o esporte”.

Crianças têm aula grátis de Rédeas em eventos da ANCR 3
Qualquer criança pode participar

Aulas grátis

As aulas são grátis e qualquer criança pode participar. Não só os filhos de quem já é envolvido com a Rédeas, mas também a criançada da cidade. E eles adoram os momentos que passam com os cavalos!

“Do primeiro evento até hoje, só vimos coisas positivas. A aula teve um crescimento muito bom. No primeiro evento todo mundo aprovou de cara. As crianças participaram também fizeram a prova Nova Geração. É uma festa”.

Conforme a aceitação foi crescendo, aumentou também o número de cavalos que Apolônio precisa levar para ministrar as aulas. “São vários alunos e um cavalo só não dá conta, então a gente leva vários. Cresceu bastante o nosso público”.

Crianças têm aula grátis de Rédeas em eventos da ANCR 2
Há os que participam da Nova Geração, uma apresentação dentro da pista

A programação para a criançada fica completa com a apresentação da categoria Nova Geração. Não vale pontos e nem premiação em dinheiro, mas coloca os pequenos dentro da pista oficial.

“É uma prova, estilo apresentação, para as crianças que estão começando a montar dentro da pista oficial de provas. Elas acabam vivendo essa experiência também, de entrar com todo mundo assistindo”, finaliza.

Colaboração: Verônica Formigoni e Analucia Araújo
Fotos: Adilson Silva/Foto Perigo e Cedidas