Evento contou com palestras sobre assuntos variados feitas por especialistas
Treinar, treinar, treinar e treinar! Aquele ditado de que a prática leva à perfeição é bastante correto. Porém, se não tiver uma base sólida, o trabalho de anos pode ir por água abaixo. Portanto, saber como fazer tudo da forma correta, sem pular etapas, não esquecendo também em manejo e nutrição, e tudo que engloba o trabalho, é essencial.
Pensando nisso que Apolônio Hipólito, treinador e instrutor, formato no curso de Gestão em Equinocultura pela Uniso/UC, e a esposa Priscila Consorti, lançaram o For Riders. “Lendo sobre escolas de Rédeas e outros centros equestres no exterior, nós vimos que eles, além de ensinar a montar, passam muito conhecimento equestre para os alunos”, conta Apolônio.
O evento aconteceu nos dias 16 e 17 de fevereiro, no Apolo Equitação Western & Rédeas, que fica na Chácara Paiol, em Itapira/SP. Uma ajuda para que eles formatassem tudo veio da inspiração do tempo em que trabalhou com Aluísio Marins, na Universidade do Cavalo. “A UC organiza todos os anos o Encontro Internacional de Horsemanship e me inspirei nesse conceito para criar o For Riders”.
Foram dois dias intensos com alunos de Itapira/SP, Mogi-Mirim/SP, Serra Negra/SP e Santa Cruz de La Sierra/Bolívia. A ideia era que eles absorvessem um pouco da experiência dos convidados, cada um em suas áreas, e aprendessem mais sobre o universo equestre.
“Desde que eu vi os tópicos a serem discutidos no For Riders achei muito interessante, porque foram direcionados para aqueles que gostam ou trabalham com cavalos, independentemente da modalidade. Minha ideia é tentar fazer algo semelhante aqui na Bolívia. Fiquei muito satisfeita com o conteúdo dos dois dias e agora é trabalhar para chegar aqui algo tão instrutivo”, comentou a boliviana Eliana Saavedra M., do Haras San Marcos.
Rafael Pereira Fernandes também aprovou a ideia: “sou de Itapira, proprietário da RF Doma, trabalho hoje com doma racional em diversas raças, e tive o privilégio de participar do primeiro For Riders. Essa clínica me ajudou ainda mais a enxergar o universo equestre de forma mais técnica e profissional. E em cada palestra, pude aprender um pouco e conhecer coisas que não tinha aprofundamento. Excelente evento! Parabéns, Apolônio e toda equipe! Aguardo a próxima”.
Quatro palestrantes abordaram diferentes temas: Dra Cláudia Ceola falou sobre nutrição e manejo alimentar do cavalo atleta; Dra Maria Júlia Giuntini explicou sobre a importância do uso de equipamentos de proteção e também terapias complementares para prevenção de lesões; Gilson Vieira Diniz falou sobre a importância de uma equitação técnica para obter bons resultados, tanto nos treinamentos como nas competições; e o próprio Apolônio Hipólito também passou sua experiência sobre técnicas de equitação.
Em um esquema roda de conversa, com o palestrante bem próximo dos alunos, o sábado foi bastante produtivo. No dia seguinte, domingo, o juiz e treinador Fernando Oliveira falou sobre as regras da modalidade Rédeas e como é feito o julgamento.
“Após o almoço, tivemos um show com o cantor Otávio Henrique para encerrar o curso. Nós dois dias, o almoço ficou na responsabilidade do Rodrigo Casale fazendo um autêntico American Barbecue. Uma experiência completa para os alunos que nos prestigiaram”, disse o treinador.
A ideia dele e de Priscila é repetir nos próximos anos e, a cada edição, formar um time diferente de palestrantes, abordando outros temas relacionados ao cavalo. “Por fim, só tenho a agradecer a todos e também aos nossos apoiadores Armazém da Terra, Guabi, VZE, Tack4Horse, Candido’s Ranch, Toyota Nippokar, Micropack, Flashpan, Marca Champ, Fazenda Marcedina, Equus Metal e Apec Alvorada.’
Por Luciana Omena
Fotos: Amanda Finazzi