Rédeas

A história de Hollywood Dun It

Publicado

⠀em

Quando você escuta o nome desse cavalo, certamente só vem memórias interessantes e de vitórias, não é mesmo?

E assim foi a vida de Hollywood Dun It, cheia de histórias para contar e muitos sucessos. Desaparecido em 2005, o garanhão é ganhador de mais de US$ 65.800,00 como competidor, NRHA Hall Of Fame e NRHA Six Million Dollar Sire, ou seja, produtor de mais de seis milhões de dólares em ganhos de seus filhos.

Hollywood Dun It é filho do grande Hollywood Jac 86 em Blossom Berry, filha de Dun Berry. Linhagem clássica para cavalos de Trabalho, em especial de Rédeas. Durante sua vida nas pistas, Hollywood Dun It foi, entre outros, reservado campeão do NRHA Futurity, campeão do NRHA Derby Champion e do Superstakes.

Seus filhos são famosos por sua conformação e beleza, as pelagens bukskin e palomino que tanto chamam atenção, mas também pela capacidade técnica e atlética. Entre os títulos de sua progênie, múltiplos campeões de provas importantes como NRHA Futurity, Derby e Superstakes, NRBC, All American Quarter Horse Congress Futurity, Southwest Reining Horse Association Futurity, Tradition Futurity, AQHA World Championship, National Half-Arab Championship, NRHA World Championship, e inúmeras outras por todo o mundo. Durante sua vida, ele foi líder de estatísticas como o All-Time Sire (o melhor garanhão de todos os tempos) de cavalos de Rédeas.

Nascido em 1983, nas mãos do casal Cliff e Gwendy Steif, Hollywood Dun It imprime em seus descendentes agilidade, paradas incríveis, e são sucesso em todos os níveis de competidores, desde os profissionais até amadores e jovens. Além disso, esse grande pai também transmite sua natureza afetuosas. Hollywood Dun It foi introduzido no Hall da Fama da NRHA em 2000. Em 2003, ele se tornou o único cavalo com ganhos de seus filhos ultrapassando a marca de três milhões de dólares. No ano seguinte novamente fez história quando seus filhos atingiram ganhos de quatro milhões de dólares. Em 2010, ele foi o segundo cavalo a atingir a marca de seis milhões de dólares em ganhos de seus filhos.

Por duas décadas, Hollywood Dun It tocou as pessoas. Diariamente, fãs de todo o mundo iam até o McQuay Stables, em Tioga, Texas, para visitá-lo. Parte de seu apelo se dava por seu êxito nas pistas e as vitórias de seus filhos também, mas parte desse sucesso se deu por sua personalidade. Ele era um cavalo de ‘pessoas’, que adorava se mostrar para uma multidão. Durante seus anos de competição, seu carisma resultou em vitórias. Muito tem a ver com seu semblante inesquecível, o olhar gentil. Para entender completamente porque tantas pessoas o amavam, é importante saber que ele foi, e ainda é, um cavalo que os fez acreditar! Sua magia deixou para quem possui seus descendentes carreiras e fortunas.

Em 2005, faleceu aos 22 anos de idade, após ser diagnosticado com câncer testicular. Naquela época, Tim McQuay, que o recebeu aos três anos de idade já domado para treiná-lo, disse que a decisão de o colocar para dormir foi difícil. “Ele já fazia parte de nossa família e parte de nossas vidas por muitos anos. Mas sua memória ainda está viva nos corações de seus fãs e no legado de seus filhos”.

Foram 20 anos trabalhando e convivendo com Hollywood Dun It. Mandy, uma exímia competidora de Rédeas, cresceu com ele. “Na verdade, todos nós crescemos com ele! Ele mudou nossas vidas e afetou a de muitos outras pessoas. Por tudo o que ele fez por nós, sempre seremos gratos, foram muitos amigos que conhecemos ao longo dos anos, que compartilhavam o amor por um cavalo. Valorizamos todas as visitas, todas as fotos e todos os desenhos enviados”.

Tim, Colleen e Mandy

Sua imagem foi pintada, fotografada, esculpida e para sempre será lembrada como modelo em inúmeras ocasiões. Tim McQuay, Three Million Dollar Rider, um dos nomes mais importantes da indústria do cavalo no mundo, estava em começo de carreira quando recebeu Hollywood Dun It para treinar. “Tudo o que fazíamos com ele era fácil e divertido. Ele tinha muita habilidade e sempre queria fazer o melhor, a coisa certa”. Eles competiram juntos por dois a três anos, e como os prêmios naquela época, por volta de 1985, não eram tão substanciais para cavalos mais velhos, dedicaram a carreira dele para a reprodução.

Tim e Colleen, sua esposa, que também era apaixonada por Hollywood Dun It e enxergava todo seu potencial como pai, fizeram uma oferta de compra e passaram a ser os proprietários do garanhão que se tornaria um dos mais famosos e requisitados do mercado. Seus filhos começaram a nascer e o primeiro animal a se destacar foi Melodys Dun It, em 1992, cavalo que depois veio ao Brasil e ajudou o Haras Sacramento a se desenvolver na modalidade Rédeas. Outro filho de notoriedade mundial e que faz parte do plantel brasileiro, nas mãos do Haras Dan, é Reminic N Dunit, um líder de estatísticas e exímio produtor.

Legado, tradição, carisma, destinado a brilhar. Esse foi, e ainda é, Hollywood Dun It.

Por Equipe Cavalus
Fotos: McQuay Stables

WordPress Ads
WordPress Ads