Uma das marcas batidas de 14 a 16 de junho foi a 30ª etapa da PBR Brasil no evento

Um dos maiores e mais importantes espetáculos do segmento western no Brasil, a edição 2019 da Festa do Peão de Americana, começou. Ela só termina dia 23 de junho, mas a cidade do interior paulista, que vira a capital do rodeio nesses dias, recebeu público de todo o país para ver o que há de melhor na programação esportiva, musical e cultural.

Desde 2006, contando os dois finais de semana da Festa, a PBR Brasil realiza etapas no rodeio de Americana. E comemorou a 30ª com um encontro de oito títulos mundiais na arena na primeira semana. Nessa reunião, dois deles ainda estão na ativa. Silvano Alves, três vezes campeão mundial da PBR, e Kaique Pacheco, atual dono do título mais importante do mundo.

Foto: Adilson Silva

Nos bastidores, estava o embaixador da PBR Brasil e também da Festa do Peão de Americana, Guilherme Marchi, campeão mundial em 2008, e ainda Adriano Moraes, também três vezes melhor do mundo na modalidade montaria em touros, como diretor de competições da filial brasileira.

O público acompanhou uma disputa de alto nível, que também envolveu Fernando Henrique Novais, atual campeão brasileiro pela PBR Brasil; e Edimundo Gomes, que também detém o título de campeão nacional. A etapa contou com outros atletas que estão nos Estados Unidos, mas aproveitam a parada da PBR de lá para passar um tempo no Brasil.

rodeio de americana
Sr. João Frizzo (diretor de rodeio), Beto Lahr (presidente da Festa), Marcos Meneses e Guilherme Marchi. Foto: Adilson Silva

Depois de uma alternância entre os melhores de cada noite, incluindo Silvano Alves, que fez a maior nota no segundo round, o campeão de montaria em touros dessa primeira semana de Americana 2019 foi Marcos Meneses. Somou 334,75 pontos para ser consagrado em uma das arenas mais importantes do rodeio brasileiro.

Marcha Lenta, como é conhecido Marcos, chegou cedo ao fundo dos bretes para se preparar para as montarias finais. Ajudou, inclusive, o fotografo oficial da PBR Brasil a segurar a fivela de campeão para que esse fizesse algumas fotos. Algumas horas mais tarde, Marcos realmente a segurava como campeão. A consolidação do título Meneses foi no touro Agenda (Cia André de Mogi), no round final, marcando 88,50 pontos.

marcos meneses
Marcos Meneses. Foto: Adilson Silva

Caic Carvalho, com 332,75 pontos, ficou com o segundo lugar. Seguido por Leandro Machado, 321,5 pontos; Adriano Salgado, 320,75 pontos; e Fabio Eleutério, 316,5 pontos. Silvano foi o sexto e Alan de Souza o sétimo. De 20 a 23 de junho, a PBR Brasil volta à arena de Americana com o PBR Iron Cowboy, disputa que promete muito na segunda semana da Festa.

Na programação esportiva, provas de três tambores e team penning também agitaram o público. Nos três tambores, organizada por Graziella Agnes e Camila Frizzo, com a presença de 75 meninas, a campeã foi Ana Laura Savini Gomes. Montando B2B Noa Carat Rolls, somou 52s535. Segundo lugar para a tual campeã brasileira da modalidade pela ANTT, Ana Carolina Laurini Cardozo. Montando seu Cromo Down Jet WA, somou 53s537.

premiação rodeio de americana
Camila Tavares Frizzo, Julia izoldi (Organnact), Sr. João Frizzo, Ana Laura Savini e Vitor (Speed Horse). Foto: Adilson Silva

O pódio da Feminina ficou completo com Pamella Pinheiro, 53s561; Gabriela Ferro, 53s616; e Juliana Cristofoleti, 53s705. O melhor tempo da competição foi 17s221, da campeã Ana Laura, marcados na classificatória de sábado. Para chegar a ser uma das 12 finalistas, as competidoras passaram por duas eliminatórias e duas semifinais. Resultados completos no SGP Sistema. Nessa segunda semana, a modalidade volta à arena prometendo outra competição de alto nível!

Com uma estrutura gigantesca, o Parque de Eventos CCA, onde ocorre a Festa do Peão de Americana, possui um milhão de metros quadrados, sendo 40 mil cobertos. São dez mil vagas de estacionamento e mais de 50 pontos de venda de comidas e bebidas. Para a realização desse evento, são necessários muitos profissionais de diversas áreas, que começam a trabalhar antes de tudo começar. A Festa gera seis mil empregos diretos e mais de 15 mil indiretos. Toda a região onde Americana está inserida também se beneficia com os impactos econômicos gerados.

tres tambores rodeio de americana
Nos três tambores ainda aconteceu uma apresentação da categoria Kids, com crianças até nove anos. Foto: Adilson Silva

No team penning, com organização do Haras 3 Amigos, pelo quinto ano consecutivo, foram registrados na Mirim 125 inscritos e no HC5, 722 inscritos. As classificatórias foram feitas no Haras 3 Amigos, em Cosmópolis/sP, pertinho de Americana. Nos três dias, classificaram dez trios para correr as semifinais, a noite no rodeio. De cada semi, cinco trios foram para a final. Os 15 classificados disputaram o título no domingo na arena.

Mirim foram campeões Renan Ferro, Nickolas Gigliori, João Vitor Archanjo, com 14s105. Já no HC 5, ganhou o trio formado por Velber Winston, Junior Ferreira e Mauricio Garcia, somatória de tempos de 45s613. Esse final de semana tem mais! 

Outras informações: festadopeaodeamericana.com.br.

Por Luciana Omena
Colaboração: PBR Brasil e Assessoria de Imprensa
Foto de chamada: Silvano Alves. Crédito: Alberto Gonzaga

Escreva um comentário